Com o verão chegando ao fim, as chuvas intensas se tornam frequentes, e a jaqueta corta-vento surge como uma ótima opção para se proteger, além de ser versátil e estilosa. Leve, prática e repelente à água, segundo a figurinista e estilista Daniela Furtado ela é ideal para os dias chuvosos desta época, mas também para o clima frio e looks casuais.

Nesta entrevista ao Estadão Recomenda, a especialista conta que o item de moda foi criado para atender às necessidades dos operários, e que se popularizou na década de 1970 com a Nike. Hoje, outras marcas, como Adidas e Tommy Jeans, oferecem diversas alternativas para todos os gostos.

Para quem está começando a incluir a jaqueta corta-vento no guarda-roupas, a dica da estilista é escolher cores neutras como preto, branco e cinza. Combine com jeans, bikers e saias cargo para uma composição básica e esportiva.

Os mais fashionistas, indica Daniela, podem apostar em xadrez, florais liberty, tons pastéis e vermelho cereja. A corta-vento pode ser usada com roupas mais clássicas, como saias midi e calças de alfaiataria.

No calor, combine-a com peças leves e frescas. No frio, com um suéter de lã ou moletom. A profissional sugere misturar duas tendências: camisetas de time com corta-vento, por exemplo. Confira, abaixo, alguns modelos.