Uma coisa chamada Wi-Fi vem proporcionando o avanço da integração de novas tecnologias em nossa rotina. Sem a limitação de cabos, podemos levar a conexão para diferentes partes. Daí que ter um roteador em casa se tornou essencial para essa mobilidade e também ligar vários dispositivos à internet ao mesmo tempo.

Com ele, você pode conectar smartphones, tablets, laptops, smart TVs, consoles de videogame, aparelhos inteligentes (como lâmpadas, fechaduras e alto-falantes) e muito mais à sua rede doméstica sem a necessidade de se embaraçar com fios. Os roteadores atuais também são bastante seguros: vêm com uma série de recursos protetivos, incluindo criptografia, firewalls e configuração de acesso de convidados separada. E eles normalmente oferecem controle parental.

Tanto os de banda dupla (dual-band) como os do tipo mesh servem para uso residencial, mas a escolha entre um e outro depende de suas necessidades. Os de banda dupla operam em duas frequências: 2,4 GHz e 5 GHz. A frequência de 2,4 GHz é mais lenta, mas tem um alcance maior, enquanto a frequência de 5 GHz é mais rápida, com um alcance menor.

os modelos mesh são perfeitos para imóveis amplos ou com vários andares. É que este sistema usa um roteador principal combinado a outros para replicar o sinal, formando assim uma “malha” de cobertura. Por isso, costumam ser vendidos em pacotes de dois ou três.

Separamos alternativas de ambas as categorias para você escolher. Confira abaixo.

 

__

Imagem em destaque: Mercusys/Divulgação