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Amazon investe em iniciativas para negócios ainda mais sustentáveis no Brasil

Empresa está no caminho de suprir 100% das Operações com energia renovável até 2025

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Por Amazon e Estadão Blue Studio
Atualização:
5 min de leitura

Diante do panorama global e da necessidade urgente de ações preventivas perante as perspectivas de que os eventos climáticos extremos vão aumentar em frequência e intensidade no mundo todo, a Amazon reconhece sua responsabilidade de contribuir para um futuro melhor do planeta, fomentando iniciativas que promovam ações imediatas e maior consciência ambiental. Presente no Brasil desde 2011, a empresa está no caminho de usar energia renovável em 100% das suas Operações globais até 2025 e realizar a descarbonização de suas Operações até 2040, 10 anos antes do Acordo de Paris, em linha com a meta estabelecida quando cofundou o The Climate Pledge.

Entre as medidas de descarbonização, está ainda a incorporação de práticas sustentáveis em suas instalações. A inovação tecnológica, combinada com a gestão inteligente, otimiza resfriamentos, aquecimentos, iluminação e ventilação, de maneira a evitar desperdícios. “Os aparelhos são controlados por sistemas de gerenciamento que garantem ambiente de trabalho confortável e ao mesmo tempo otimizam o consumo de energia. O estilo racional foi adotado também na iluminação com lâmpadas de LED, que se adaptam à disponibilidade de luz natural e à ocupação”, explica Saori Yano, líder de Sustentabilidade das Operações da Amazon no Brasil.


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Saori Yano, da Amazon no Brasil: “temos consciência do nosso impacto e nos preocupamos com o futuro do planeta” Foto: Divulgação Amazon Foto: Divulgação Amazon

Com Operações no País nas principais regiões e cidades estratégicas (Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul; Cajamar, em São Paulo; Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco; Itaitinga, no Ceará; São João do Meriti, no Rio de Janeiro; Santa Maria, no Distrito Federal; Betim, em Minas Gerais, entre outras), a área de transportes conta ainda com a inteligência artificial (IA) para auxiliar motoristas e prestadores de serviço na definição de rotas. A tecnologia ajuda a traçar a logística entre os dez Centros de Distribuição e as 64 Estações de Entrega até os destinos dos clientes, de maneira a obter o trajeto mais eficiente e rápido possível, considerando distância e tempo de deslocamento, reduzindo, por consequência, a emissão de carbono.

“Temos consciência do nosso impacto e nos preocupamos com o futuro do planeta. Por isso, tomamos ações para criar um mundo mais consciente e sustentável. Com a contratação da To Do Green, empresa de transporte sustentável, já realizamos entregas com veículos elétricos em sete cidades no interior do Estado de São Paulo: Sorocaba/Votorantim, Mogi das Cruzes, Taubaté, Ribeirão Preto, Bauru, São Carlos e São José do Rio Preto”, explica Saori Yano, líder de Sustentabilidade das Operações da Amazon no Brasil.

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Com o objetivo de construir um futuro sustentável para e com a sociedade, a Amazon investirá US$ 10 milhões em parceria com a C40 Cities e no The Climate Pledge, iniciativas que visam combater as emissões de carbono por meio de fretes com emissão zero. O investimento é destinado ao desenvolvimento da infraestrutura e à implantação de veículos elétricos em cidades da América Latina, como Curitiba e Rio de Janeiro, no Brasil.

Reduzir, reciclar e reutilizar

A Amazon tem avançado na eliminação dos materiais de uso único, aumento na taxa de reciclagem e combate ao desperdício nos dez Centros de Distribuição no Brasil. “Com milhões de pedidos enviados globalmente todos os dias, temos como objetivo entregar pacotes com segurança e rapidez aos nossos clientes, em embalagens otimizadas em termos de sustentabilidade e desempenho, ou mesmo sem adicionar uma segunda embalagem, aproveitando a embalagem original do fabricante”, explica Saori.

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Imagem interna de um dos Centros de Distribuição Foto: Divulgação Amazon Foto: Divulgação Amazon

As ferramentas de IA levaram a empresa a adotar, em grande número de entregas, embalagens flexíveis, que são até 90% mais leves do que caixas de papelão ondulado rígidas de tamanho semelhante. E 8% dos itens vendidos no Brasil já são entregues no pacote original do fabricante, sem adição de embalagens. Essas e outras soluções levaram à eliminação de mais de dois milhões de toneladas de materiais de embalagens em todo o mundo.

Na Amazon.com.br, há ainda o Amazon Quase Novo, que oferece produtos usados, reembalados ou de caixa aberta, que são disponibilizados para compra depois de passarem por avaliação de qualidade. Livros usados já são vendidos nos sites da Amazon do País e do México. Por ser conhecida internacionalmente pela venda de livros, esse é um esforço da empresa no sentido de democratizar o acesso à leitura, e assim contribuir para a redução do desperdício e promoção de práticas mais sustentáveis na indústria editorial.

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Práticas de boa vizinhança

A Amazon, sendo uma empresa com grande diversidade de clientes, possui uma cultura inclusiva, impulsionando ações sustentáveis, com funcionárias e funcionários encorajados a pensar de forma consciente, atuando dentro de equipes diversas, em um ambiente livre de discriminações, e com oportunidades iguais em todas as equipes, na contratação, no desenvolvimento profissional e na oferta de remunerações e benefícios.

Daniel Mazini: “acreditamos que a construção de uma cultura acolhedora e inclusiva é essencial” Divulgação Amazon  Foto: Divulgação Amazon

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“Na Amazon, um dos nossos Princípios de Liderança é que ‘sucesso e crescimento trazem grandes responsabilidades’. Acreditamos que a construção de uma cultura acolhedora e inclusiva é essencial para nos tornarmos uma empresa que é procurada por diversos talentos profissionais”, explica Daniel Mazini, Country Manager da Amazon no Brasil.

Ainda em linha com as preocupações mundiais em relação ao aquecimento global e suas consequências, a Amazon mantém o programa Amazon Disaster Relief, que aproveita a capacidade logística da empresa para fazer chegar ajuda aos locais atingidos, incluindo suporte por meio de horas voluntárias das equipes. Desde 2017, a Amazon forneceu mais de 23 milhões de itens de socorro, ajudando pessoas afetadas em mais de 108 desastres em todo o mundo.