Zoë Saldaña vence Critics Choice Awards por ‘Emilia Pérez’, mas ignora Karla Sofía Gascón

Atriz agradece elenco e produção do musical francês, mas evita mencionar polêmica com protagonista do longa

PUBLICIDADE

Por Daniel Vila Nova
Atualização:

A atriz Zoë Saldaña venceu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Critics Choice Awards de 2025 por seu papel em Emilia Pérez. Em seu discurso de agradecimento, no entanto, a artista não mencionou a atriz espanhola Karla Sofía Gascón, que protagoniza o longa de Jacques Audiard, e se limitou a agradecer o “elenco e a produção” do musical francês.

A vitória de Saldaña era dada como certa por boa parte da crítica especializada, mas polêmicas recentes envolvendo Sofía Gascón ofuscaram todo o noticiário sobre o filme. Na última semana, publicações preconceituosas da protagonista do musical foram resgatadas na internet e causaram um extenso dano na reputação dela e do longa.

Apesar das polêmicas em "Emilia Pérez", Zoe Saldana vence o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Critics Choice Awards. Foto: Chris Pizzello/Invision/AP

PUBLICIDADE

“Quando a gente recebe uma crítica negativa por um papel ou um filme, todo mundo diz: ‘Não leia as críticas’, mas quando a gente recebe feedback positivo, todo mundo pergunta: ‘Você leu as críticas?’”, brincou Zoë. “Mas eu entendo o trabalho de um crítico.”

“Pensar que Emilia Pérez é um pequeno filme que ressoou com tantas pessoas tem sido uma experiência que vale a pena. A todo o elenco e equipe, aos talentosos artistas, designers e músicos, eu compartilho isso com vocês”, finalizou. Apesar de grandes expectativas por parte do público, Zoë evitou mencionar as polêmicas envolvendo Sofía Gascón.

Em uma entrevista ao Variety Awards Circuit Podcast nesta quinta-feira, 6, Saldaña expressou sua tristeza pela situação, destacando que o filme foi criado com a intenção de promover inclusão e amor. “Estou triste. Essa é a palavra porque esse é o sentimento que vive no meu peito desde que tudo aconteceu”, disse Saldaña.

“Também estou decepcionada. Não posso falar pelas ações de outras pessoas. Tudo o que posso atestar é minha experiência, e nunca em um milhão de anos acreditei que estaríamos aqui”, completou a atriz. As falas de Gascón, no entanto, não impactaram os resultados do Critics Choice Awards.

A votação final da premiação se encerrou no dia 10 de janeiro, semanas antes da polêmica se tornar conhecida pelos votantes. A Netflix, estúdio responsável pela distribuição do filme nos Estados Unidos, afastou Gascón do circuito de divulgação do longa e agora tenta conter os danos para a campanha do Oscar.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.