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Lançamento 100% elétrico da Volkswagen é ágil, fácil de dirigir e silencioso

Caminhão e-Delivery descomplica a vida do motorista e surpreende pelo conjunto 

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Por Volkswagen Caminhões e Ônibus
4 min de leitura

Como nos veículos automáticos, você olha para baixo do painel e só vê dois pedais: acelerador e freio. Em vez de uma alavanca de mudança de marcha, há apenas um botão com três posições: D, de drive, para seguir em frente; N, de neutro; e R, para ré. Muito fácil, não? Assim começa a experiência com o caminhão e-Delivery, à venda desde julho nas concessionárias Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Olhando ao redor, o motorista também encontra a alavanca do freio de mão, volante (ajustável em altura e profundidade) e vidros e espelhos com acionamento elétrico. Barulho? Não, nada. O zunido aparece só quando o veículo embala e o som dos pneus rola sobre o asfalto. O fato de ser silencioso é um dos grandes destaques do novo caminhão, pela possibilidade de operações noturnas.

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Bruno Schonhorst, gerente de marketing de produto da Volkswagen. Foto: Rogério Cassimiro/ Estadão Blue Studio

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Andando em linha reta, ele ganha velocidade rapidamente usando só metade do acelerador. Mas, em uma situação de emergência, os freios param até pensamento. E o e-Delivery copia as curvas com agilidade semelhante à de utilitários menores do que ele. 

Os comandos ficam todos ao alcance das mãos do motorista. Um test drive feito com os modelos de 11 e 14 toneladas revelou um caminhão urbano rápido, graças aos seus 300 quilowatts de potência, equivalentes a 408 cavalos. 

Para controlar essa força toda, o e-Delivery utiliza eficiente inversor de tração, componente que regula o fluxo de energia que chega até o motor elétrico, analisando constantemente a posição do acelerador.

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Em vez de uma alavanca de mudanças de marcha, há apenas um botão com três posições: D, de drive, para seguir em frente, N de neutro e R, para Ré. Foto: Marco Ankosqui/ Estadão Blue Studio

À prova d'água

Essas boas impressões ao dirigir o e-Delivery não são por acaso. O primeiro caminhão 100% elétrico nacional passou por mais de cem diferentes testes, que equivalem a percorrer mais de 400 mil quilômetros, tudo isso acompanhado por uma equipe de 150 engenheiros e técnicos brasileiros.

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"Um dos testes incluiu a simulação de trechos alagados, com mais de 1 metro de profundidade de água, para comprovar o isolamento das baterias e sua proteção contra descargas elétricas", recorda o gerente de Marketing de Produto, Bruno Schonhorst, já que esses caminhões operam com uma tensão nominal de 650 volts. Tanto o e-Delivery de 11 como o de 14 toneladas podem ser equipados com seis ou três pacotes de baterias, que fornecem autonomia de 250 e 110 quilômetros, respectivamente. É possível restabelecer 80% da carga em 45 minutos. As baterias contam com sistema de controle térmico para garantir a máxima eficiência. A montadora empregou sua experiência nas aplicações em países emergentes, utilizando um sistema eficiente de resfriamento a água com controle de temperatura. Também há aquecimento para operação em temperaturas mais baixas.

Conforto e qualidade

Além de ágil e silencioso, o e-Delivery também é confortável. A cabine acomoda bem três pessoas por usar como base o consagrado Volkswagen Delivery, caminhão mais vendido em seu segmento. "Ele foi desenvolvido de para-choque a para-choque em 2017 e se mostrou o modelo ideal [para a eletrificação] por sua modularidade", afirma Schonhorst. Além de um chassi reforçado para evitar torções, o e-Delivery recebeu suspensão traseira a ar, com dois bolsões de cada lado por eixo. "Essa escolha foi orientada para o transporte de cargas mais sensíveis, como eletrônicos, e também como forma de preservar as baterias. A suspensão dianteira é metálica", diz o gerente de Marketing de Produto, referindo-se à utilização de feixes de molas parabólicas.

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Painel do novo caminhão da Volkswagen e-Delivery. Foto: Marco Ankosqui/ Estadão Blue Studio

Os veículos contam ainda com sistema de regeneração. O recurso não só é capaz de recuperar até 40% da energia durante a frenagem e enviá-la para as baterias, como ajuda a poupar o material de atrito dos freios, aumentando a vida útil de todo o sistema.

A lista de equipamentos de série do e-Delivery também inclui direção com assistência eletro-hidráulica, ajuste de altura para a suspensão traseira, ar-condicionado, retrovisores externos com regulagem elétrica, rádio com conexão Bluetooth, banco do motorista com suspensão pneumática, além de revestimento exclusivo em todas as posições. E os modelos de 14 toneladas vêm sempre equipados com suspensor para o terceiro eixo.

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 "Esse recurso aumenta a autonomia, reduz o consumo de pneus e as cobranças de pedágio", explica o gerente de Marketing de Produto. 

O e-Delivery conta ainda com recursos de segurança, como auxílio de partida em rampas e controles de tração e estabilidade.