Conteúdo Patrocinado

Samsung apresenta a nova era das TVs, com a inteligência artificial no centro da experiência

AI age em tempo real para entregar melhor experiência de imagem, som e conectividade

PUBLICIDADE

Por Samsung e Estadão Blue Studio
Atualização:
7 min de leitura
Na nova era de altíssima qualidade das imagens, é a inteligência artificial que pulsa no coração dos novos televisores da Samsung Foto: Divulgação Samsung

A diferença está bem na sua frente, ao alcance dos seus olhos: cenas deslumbrantes, perfeitamente detalhadas e nítidas, com cores vibrantes e movimentos suaves e naturais, em definição 8K e a 120 fps (quadros por segundo), seja uma transmissão ao vivo, streaming, games, cenários mais luminosos, de alto ou baixo contraste ou mesmo nas sequências mais escuras. Nessa nova era de altíssima qualidade das imagens, é a inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) que pulsa no coração dos novos televisores da Samsung, das linhas Neo QLED 8K, Neo QLED [MdAPP/PE1] e Samsung OLED, com destaque para o modelo Neo QLED 8K QN900D, topo da gama da marca no Brasil.

A AI atua em cinco das principais características dos novos aparelhos, dando fim à era das Smart TVs e abrindo um novo tempo - o das AIs TVs. Em primeiro lugar, a AI possibilita à TV analisar o tipo de conteúdo a que você está assistindo ou jogando e entregar, sempre, a resolução de imagem em até 8K. Mesmo se a definição do que está sendo exibido for menor, a inteligência artificial age em tempo real e é capaz de realizar o chamado upscaling, convertendo, de forma automática e sem intervenção alguma do usuário, seu filme, sua série, TV ao vivo ou seu game para uma qualidade perto de 8K. Você terá sempre a qualidade máxima disponível no mercado, não importando que o conteúdo tenha sido produzido em padrões mais baixos (por exemplo, SD, HD, FHD ou 4K).

Continua após a publicidade

“Para termos uma ideia, em conteúdos FHD, a TV aprimora a resolução para 6K, muito acima do 4K a que estamos acostumados. Já para filmes e séries em 4K, a TV tem a incrível capacidade de fazer o upscaling para 90% de 8K, chegando muito próximo à máxima resolução. Tudo isso deixa claro que não é necessário mais buscar por conteúdos nativos em 8K, já que a AI TV faz esse trabalho de melhoria”, afirma Alexandre Gleb, gerente de Produto de TV da Samsung Brasil.

Samsung embarcou o processador NQ8 AI Gen3, nada menos do que 512 redes neurais de inteligência artificial na Neo QLED 8K QN900D Foto: Divulgação Samsung

O recurso que faz essa mudança é chamado de 8K AI Upscaling Pro. E, para que não haja a sensação de preenchimento da imagem com pixels extras – o que ficaria evidente nas cenas mais rápidas, deixando partes borradas ou sequências menos claras, resultando em perda de detalhes e nitidez –, a Samsung embarcou o processador NQ8 AI Gen3, nada menos do que 512 redes neurais de inteligência artificial na Neo QLED 8K QN900D.

Continua após a publicidade

Cada uma dessas redes reúne milhares de referências de imagens que já vêm programadas, com base na expertise da fabricante e padrões predefinidos. Com esses dados, a AI verifica a imagem a que você está assistindo e cuida de atuar da maneira certa, buscando referências em milhares de conteúdos que ela já reproduziu, dando prioridade aos detalhes corretos. O resultado é sempre uma imagem imersiva e fascinante.

Mesmo se a definição do que está sendo exibido for menor, o chamado upscaling converte as imagens para uma qualidade perto de 8K Foto: Divulgação Samsung

AI age na precisão e nitidez dos movimentos

Continua após a publicidade

Em mais um recurso inovador de aplicação da inteligência artificial, está o chamado AI Motion Enhancer Pro, presente na Neo QLED 8K QN900D. Nesse ponto, a AI age para analisar o conteúdo da tela e assegurar sua fluidez, estabilidade de movimentos, por exemplo, numa transmissão esportiva ou cenas dinâmicas ou de ação rápida.

Segundo Gleb, a funcionalidade de última geração é capaz de elevar de forma totalmente natural a taxa de transmissão de quadros da tela de 30 fps (frames por segundo) para 120 fps, o que elimina rastros, borrões ou fantasmas. Além disso, apresentando o quádruplo de quadros no mesmo espaço de tempo, aumentam muito as sensações de suavidade e naturalidade nos movimentos. Outro diferencial desse produto é a possibilidade de reproduzir conteúdos em até 240fps, já que o seu painel traz essa frequência nativa.

A Samsung também embarcou um recurso especial para os fãs de games, o AI Auto Game Mode. A TV também é capaz de se adaptar ao tipo de jogo e exibir, com enorme clareza, os mínimos detalhes – tornando as novas Samsung companheiras ideais para os consoles de última geração, que são capazes de entregar a taxa máxima de 120 fps e alta definição de imagem.

Continua após a publicidade

Som não ficou de fora: experiência 360 graus com a AI no controle

Outra companhia ideal para a Neo QLED 8K QN900D é uma soundbar Samsung, já que a inteligência artificial que vem embarcada nessa TV também atua em tempo real para proporcionar sensação de som altamente imersiva, por meio da tecnologia Dolby Atmos, complementada pelos sistemas de Som em Movimento Pro e Sincronia Sonora.

Conectada a uma soundbar da marca, a AI analisa e cuida dos detalhes sonoros da TV, aumentando ainda mais a percepção do deslocamento do som dos objetos em cena com o Som em Movimento Pro. São 90W RMS de potência e 6.2.4 canais de áudio com woofer integrados na TV, que podem se somar aos alto-falantes de uma soundbar Samsung conectada. Nesse caso, o televisor e o equipamento sonoro trabalharão em conjunto, conferindo ainda mais qualidade e potência.

Continua após a publicidade

“Tudo isso ocorre de forma dinâmica e simulando um ambiente 360 graus. Em uma cena em que um carro se desloca de um lado para o outro, por exemplo, é exatamente a reprodução desse movimento que a TV vai entregar, já que aciona os alto-falantes de acordo com o movimento”, destaca Gleb.

A TV funciona como o grande hub de entretenimento de um ecossistema de coisas e equipamentos conectados Foto: Divulgação Samsung

TV como hub da casa inteligente e conectada

Continua após a publicidade

Peça de destaque em uma smart home, a TV, sem dúvida nenhuma, funciona como o grande hub de entretenimento de um ecossistema de coisas e equipamentos conectados: eletrodomésticos como a geladeira, a máquina de lavar roupas, o ar-condicionado, além de dispositivos como interruptores, tomadas, lâmpadas, portão automático, e tudo o que mais componha a sua rede doméstica.

Em uma TV de última geração como a Samsung Neo QLED 8K QN900D, a inteligência artificial contribui para, por meio do aplicativo SmartThings, que já vem embarcado, tornar o aparelho uma central de automação para o controle e monitoramento de seus dispositivos, direto na tela. A fabricante, inclusive, se preocupou em assegurar a compatibilidade com mais de 1.500 produtos, de diversas outras marcas e modelos, que podem ser integrados perfeitamente à sua TV Samsung já que outra grande novidade aqui é o Hub Zigbee integrado à TV.

Um recurso bastante interessante, que também já vem na TV, é o chamado 3D Map View. Por meio dele, é possível criar um mapa em 3D dos ambientes de sua residência, verificando o status de cada aparelho conectado em tempo real, bem como emitir comandos de ligar, desligar, aumentar ou diminuir a temperatura, realizar diversas programações conforme sua rotina e ainda acompanhar, por meio de um sistema de gráficos, o consumo de energia individual de cada dispositivo, já que a AI se integra com a provedora de energia local e sabe o custo em reais da tarifa de energia local, realizando o cálculo de valores gastos, além da possibilidade de estabelecer metas de economia de energia, caso deseje.

Uma preocupação bastante recorrente – o vazamento de dados pessoais e senhas por meio de tantos objetos conectados – é endereçada por meio do sistema Knox Security, presente também em outros produtos Samsung. “O Knox aplica uma camada extra de proteção e segurança, de forma a proteger todos os seus aparelhos de acessos externos e assegurando sua privacidade e a de sua família”, aponta Gleb.

Inteligência artificial que economiza energia

No quesito economia de energia, a AI embarcada na Neo QLED 8K QN900D e nas novas AI TVs Samsung também dita o ritmo da sustentabilidade.

A inteligência artificial age para detectar automaticamente o padrão e o nível de iluminação de seu ambiente, ajustando de forma sutil o brilho da tela da TV. Importante, aqui, o destaque para essa palavra – sutil. Nada de variações bruscas, que acabam irritando mais do que ajudando, como naquelas situações em que você é obrigado a ficar variando o brilho o tempo todo, porque o recurso acaba sendo invasivo demais. A TV Samsung é capaz de aprender tais parâmetros com base em seus próprios padrões de uso, horários e sua rotina e realizar a adaptação para um consumo mais sustentável.

Além disso, a AI da TV também analisa cada cena em tempo real para priorizar o aspecto do brilho, variando sutilmente a iluminação da tela, o que resulta em uma diminuição do gasto de energia da TV.

A pré-venda dos televisores é feita diretamente no site da Samsung.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.