CONTEÚDO PATROCINADO

EaD do Senac oferece mais de 400 opções

A combinação entre flexibilidade de horários, custos reduzidos e qualidade compatível com o presencial atrai um número cada vez maior de alunos

PUBLICIDADE

Por Senac SP e Estadão Blue Studio
3 min de leitura

O sucesso que o Ensino a Distância (EaD) do Senac vem obtendo é resultado da fusão equilibrada entre os quase 80 anos de experiência da instituição e a aplicação das melhores ferramentas tecnológicas. Já são mais de 400 opções em cursos livres, técnicos, graduações, pós-graduações e extensões universitárias realizadas na modalidade EaD, com alto nível de empregabilidade obtido pelos egressos.

A flexibilidade de horários para avançar nos estudos é o grande atrativo do EaD. Isso faz com que a modalidade se torne uma excelente opção para quem já está no mercado de trabalho – tanto jovens no início da trajetória profissional quanto pessoas mais experientes em busca de uma segunda carreira. Outra vantagem são os custos menores em comparação aos equivalentes realizados na modalidade presencial, uma vez que a necessidade de estrutura física e de deslocamento é reduzida.

Os cursos superiores a distância do Senac são ministrados por professores que combinam a qualificação acadêmica com a vivência prática e atualizada no mercado. “Em geral, são profissionais que atuam na respectiva área de especialidade e se dedicam também ao ensino”, conta o diretor de EaD do Ensino Superior da instituição, Ozeas Vieira Santana Filho. Essa característica contribui para a proximidade entre docentes e alunos, impulsionada pela existência de múltiplos canais de contato, a exemplo das videoconferências semanais para reforço de conteúdo e esclarecimento de dúvidas.

Continua após a publicidade

Atualmente, o Senac oferece 27 cursos de graduação, 52 de pós-graduação e 72 de extensão na modalidade EaD Foto: Divulgação/Senac SP

Para os cursos de Graduação, a legislação atual exige que parte do curso de EaD seja ministrada presencialmente. No caso do Senac, essa cota é cumprida com a realização das provas nos mais de 340 polos próprios credenciados da instituição, distribuídos por todos os Estados do País. Assim, mesmo alunos que moram em lugares mais isolados sabem que poderão cumprir a parte presencial em alguma cidade não muito distante, o que contribui para a democratização do ensino e o amplo acesso aos cursos, objetivos cruciais do Senac ao investir na ampliação do Ensino a Distância.


Continua após a publicidade

Pioneirismo histórico

A Rede de Educação a distância do Senac foi iniciada há onze anos – isso quando se leva em conta o modelo mais recente, baseado nas novas ferramentas tecnológicas, já que o pioneirismo da instituição nesse tema é muito mais antigo. Remonta ao início da década de 1940, quando o Senac criou o Universidade do Ar, programa transmitido pela Rádio Nacional com o objetivo de contribuir para o aprimoramento dos professores do antigo ensino secundário.

O Ensino Superior do Senac tem sempre recebido nota máxima como instituição nas avaliações e reavaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC). O EaD segue os mesmos padrões de qualidade, com vários dos seus cursos obtendo a avaliação mais alta. “O aluno pode escolher entre educação a distância e presencial com plena convicção de que a qualidade será equivalente”, diz Santana Filho.

Continua após a publicidade

A participação do EaD é cada vez mais significativa no Senac. Em 2023, a modalidade foi escolhida por aproximadamente 65% dos 26.178 alunos do Ensino Superior da instituição (composto por graduação, pós-graduação e extensão), enquanto quase 35% fizeram cursos presenciais. Já são 27 cursos de graduação, 52 de pós-graduação e 72 de extensão na modalidade EaD.

Na graduação a distância, o curso mais procurado do Senac é o de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Destacam-se, também, Pedagogia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial, Design de Interiores e Bacharelado em Administração. Novos cursos estão se juntando ao portfólio e também prometem atrair muitos interessados: Tecnologia em Gastronomia, Engenharia de Produção e Bacharelado em Ciências Econômicas. Na pós-graduação, alguns dos destaques são os cursos de Controladoria e Finanças, Design Instrucional, Gerenciamento de Projetos, Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado, Gestão de Pessoas, Gestão Escolar, Psicopedagogia, Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e Docência no Ensino Superior. Alguns novos cursos da pós-graduação, lançados no processo seletivo atual, já estão entre os mais procurados pelo público: ESG: Governança Ambiental, Social e Corporativa, UX Design e Inteligência Artificial na Estratégia dos Negócios.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.