Seu fundo imobiliário despencou após a eleição? Veja o que especialistas recomendam

Após a maior queda diária do IFIX desde março de 2020, analistas da XP e da Suno orientam avaliar os fundamentos dos fundos e manter os aportes dentro dos limites da carteira

PUBLICIDADE

Foto do autor Daniel Rocha

Fundos imobiliários pagam dividendos acima do resultado; oportunidade ou sinal de risco?

Fundos de shopping distribuem rendimentos 13% acima do resultado recorrente, enquanto cotas negociam com desconto médio de 19,9%.

Confira o resumo que a LE.IA, a IA do Estadão, fez pra você

Gerando resumo

Quem tem fundos imobiliários na carteira vivenciou horas de tensão ao ver parte do seu patrimônio “evaporar” em um único pregão. Na segunda-feira (26), o IFIX recuou 5,68%, em meio à reação dos mercados à reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foi a maior queda diária do índice desde março de 2020, segundo dados da Elos Ayta Consultoria.

PUBLICIDADE

Entre os fundos que compõem o índice de referência para os fundos imobiliários (FIIs), as perdas chegaram a 17,04%. Foi o caso do TG Ativo Real (TGAR11), que registrou a maior queda entre os FIIs que compõem o IFIX. Na sequência, apareceram o VBI Prime Properties (PVBI11) e o JS Real Estate (JSRE11), com recuos de 16,24% e 13,46%, respectivamente.

Na terça-feira (27), a aversão ao risco persistiu, mas perdeu força. O IFIX recuou 1,19% e encerrou o pregão aos 3.719,05 pontos.

Publicidade

Até a última semana, parte dos investidores apostava na vitória do senador Flávio Bolsonaro (PL), que terminou o primeiro turno à frente de Lula. A expectativa era de que um eventual governo do candidato do PL promovesse um ajuste fiscal capaz de estabilizar a dívida pública e abrir espaço para cortes mais expressivos dos juros.

O resultado das urnas, porém, contrariou essa expectativa. No domingo (25), Lula foi reeleito com 51,8% dos votos válidos, contra 48,21% de Flávio Bolsonaro.

“A reeleição do Lula fez os juros futuros longos dispararem para perto de 15% ao ano, e o valor de um imóvel depende muito da taxa usada para descontar os aluguéis futuros. Com o juro mais alto, automaticamente o preço estimado do ativo cai”, diz Gabriel Pinheiro, especialista em investimentos e sócio da GT Capital.

Publicidade

A queda eliminou os ganhos acumulados pelo IFIX em outubro. Até a semana passada, o índice havia renovado sua máxima histórica cinco vezes e acumulava alta de pouco mais de 6% no mês. O avanço acompanhava o rali do mercado, sustentado pelas apostas em uma alternância de poder.

Agora, a retomada do índice vai depender dos sinais do governo Lula sobre a condução da política fiscal e o compromisso com o controle da dívida pública, segundo Lucas Xavier, head da mesa de renda variável e sócio da AW Capital.

“Quando temos possibilidade de queda de juros, os imóveis físicos tendem a ver uma precificação melhor, além do fato dos dividendos pagos por estes fundos ficarem mais atrativos perto de uma renda fixa pagando menos, atraindo ainda mais atenção”, afirma o especialista.

Publicidade

É possível investir em imóveis de maneira diversificada, por meio dos Fundos de Investimento Imobiliário. (Foto: Envato Elements) 

O custo de ficar fora do IFIX

A volatilidade recente do IFIX ilustra os desafios de investir em renda variável no Brasil. Em períodos eleitorais, sobretudo, as incertezas sobre os rumos da economia aumentam a oscilação dos ativos, enquanto investidores tentam antecipar os próximos movimentos do mercado. Nesse cenário, buscar o momento ideal para comprar ou vender cotas nem sempre garante os melhores retornos.

Um estudo divulgado pela XP, no fim de setembro, mostrou o custo de ficar fora desse mercado, sobretudo em períodos adversos. A corretora analisou o desempenho do IFIX nos últimos dez anos e simulou cenários em que o investidor não participou dos pregões com as maiores altas diárias. Os resultados mostram como a tentativa de acertar os momentos de entrada e saída (market timing) pode comprometer a rentabilidade no longo prazo.

Segundo o levantamento, ficar de fora das três maiores altas diárias do IFIX no horizonte analisado teria reduzido em 20,1% o retorno total acumulado no período. Esse impacto subiria para 68,8% caso o investidor ficasse de fora das 30 maiores altas.

Publicidade

PUBLICIDADE

“Em outras palavras, não estar posicionado em fundos imobiliários durante apenas 0,12% a 1,21% dos pregões analisados teria comprometido substancialmente o retorno acumulado pelo investidor ao longo de uma década”, destacou a corretora.

Outro ponto observado pela casa é que os melhores pregões são difíceis de antecipar e, em alguns casos, acontecem quando o ambiente ainda parece adverso. Por isso, a corretora ressalta a importância de manter uma alocação compatível com os objetivos financeiros, a tolerância ao risco e as necessidades de liquidez do investidor.

Segundo Marx Gonçalves, head de fundos listados da XP e um dos responsáveis pelo relatório, a premissa ajuda o investidor a diferenciar os movimentos de especulação de mercado com os de fundamento da carteira, que exigem ajustes na carteira.

Publicidade

No caso da queda recente dos fundos imobiliários, ele argumenta que, embora a reeleição de Lula tenha sido negativa para o setor por não trazer previsibilidade no campo fiscal do País, a reação do mercado não indicou, necessariamente, uma deterioração dos fundos imobiliários.

“Os galpões logísticos registram vacância nas mínimas históricas e alta nos preços dos aluguéis, em alguns casos acima da inflação. As lajes corporativas também apresentam redução da vacância, ao menos em São Paulo, mercado que concentra a principal exposição dos FIIs, além de uma recomposição dos aluguéis em linha com a inflação”, destacou.

O segredo está na constância

Nesse cenário, os aportes regulares ajudam a construir patrimônio mesmo em períodos de turbulência no mercado. Um estudo da Suno Research, também divulgado em setembro, mostra que tentar acertar o melhor momento para investir tem impacto limitado.

Segundo a análise, o investidor que comprasse cotas no pregão mais barato de cada mês ao longo de cinco anos acumularia, em média, um patrimônio 5,3% superior ao daquele que investiu apenas nos pregões mais caros. Ainda assim, a diferença representaria menos de 1% ao ano durante o todo o período analisado.

A análise considerou o período de janeiro de 2021 a agosto de 2026, com aportes mensais fixos de R$ 2 mil em uma carteira diversificada de fundos imobiliários, com reinvestimento dos dividendos recebidos.

“Se a pessoa começa a mudar sua estratégia em função de cada movimento que acontece ao longo do tempo, pode perder de vista seu principal objetivo, que é a formação e a manutenção de uma carteira para o longo prazo”, diz Marcos Baroni, especialista em fundos imobiliários da Suno Research e responsável pelo estudo.

Publicidade

Baroni também avalia que quedas acentuadas nas cotas podem abrir oportunidades para aportes adicionais, especialmente quando a desvalorização não é acompanhada por uma piora nos fundamentos dos fundos. Nesses momentos, o investidor pode utilizar parte de suas reservas financeiras para aproveitar os preços mais baixos.

Segundo ele, a estratégia, porém, exige atenção em dois aspectos: os aportes devem respeitar o limite de exposição definido para os FIIs definido na carteira e comprometer uma parcela pequena da reserva financeira, sem comprometer todos os recursos disponíveis.

“Imagine um investidor cuja estratégia original seja manter entre 30% e 40% do patrimônio em fundos imobiliários. Atualmente, ele tem 32% da carteira nessa classe. Na renda fixa, a estratégia prevê uma participação entre 10% e 20%, e ele está com 18%”, explica Baroni. “Nesse caso, o investidor poderia avaliar a transferência de oito pontos percentuais da renda fixa para os fundos imobiliários”, acrescenta.

Publicidade

Ofertas