Xaud promete gestão descentralizada ao assumir CBF, garante Ancelotti e considera calendário europeu

Presidente da FRF será aclamado como novo mandatário da entidade máxima do futebol brasileiro por contar com apoio da grande maioria de federações

PUBLICIDADE

Foto do autor Redação
Por Redação
Atualização:

Samir Xaud será aclamado como novo presidente da CBF em 25 de maio, data da eleição ao cargo máximo da confederação, por ter o apoio de 25 federações e 10 clubes, inviabilizando a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos. E o novo mandatário já fez suas promessas, três delas são: descentralização da gestão, manutenção de Carlo Ancelotti como novo técnico da seleção brasileira e ‘calendário europeu’.

A primeira surge de uma das grandes críticas de torcedores, dirigentes e clubes, que era o poder que o antigo chefe, Ednaldo Rodrigues, possuía. A falta de autonomia causava confusão nas funções de cada setor da entidade e, para o atual presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), as pessoas que trabalham na CBF devem ter o “devido poder” em seus cargos.

Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de futebol, será o novo mandatário da CBF. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

PUBLICIDADE

“Isso é um dos pontos da minha futura gestão”, disse Xaud em entrevista à CNN. “Em todos os locais que eu passei, eu fiz essa estratégia. A gente tem que dar o poder devido às pessoas. Autonomia para trabalhar. A gente quer fazer um modelo de gestão descentralizado sim”, continuou, afirmando que não quer um acúmulo de poder.

Questionado se Ancelotti segue confirmado como o novo treinador da seleção brasileira, visto que ele foi contratado na gestão de Ednaldo, o dirigente garantiu que ele estará à frente da equipe amarelinha no ciclo até a Copa do Mundo de 2026. “Risco nenhum (de não acontecer mais). Será o nosso técnico”, ressaltou.

Xaud revelou, ainda, que conversou com o italiano para “tranquilizá-lo” a respeito da instabilidade jurídica na CBF. “Tivemos alguns contatos prévios nos bastidores para passar segurança para ele, por tudo que a CBF estava vivendo”, disse.

Xaud recebeu amplo apoio de federações após afastamento de Ednaldo Rodrigues por suposta falsificação de assinaturas.  Foto: Thiago Ribeiro/CBF

A outra promessa é de que Ancelotti terá todo o respaldo para comandar o time. “Ele vai ter a autonomia necessária para trabalhar, sem interferência externa. A gente só tá aguardando ele vir, fazer o trabalho para a gente buscar esse hexa”, projetou.

Publicidade

Futebol brasileiro com calendário europeu

A criação de uma liga de clubes para gerir o futebol brasileiro e, consequentemente, mudanças no calendário, muito criticado pelo excesso de jogos, também foi tema de perguntas para Xaud. O dirigente afirmou ser a favor da liga e “prometeu” uma reformulação de datas, adequando-as ao modelo europeu.

Dirigente prometeu gestão descentralizada e projeta um 'calendário europeu' para o futebol brasileiro. Foto: FRF

“Com o projeto da liga, vai acontecer consequentemente”, disse Xaud sobre a possibilidade de temporadas começando e terminando no meio do ano. “A gente precisa ter essa adequação. Nosso calendário é muito apertado. Clubes, jogadores reclamando. Eu que sou um médico sei bem o que é recuperação muscular”, acrescentou.

“A gente vai fazer um grupo gestor onde a gente vai poder discutir isso em relação ao nosso calendário. A gente tá focado para que isso aconteça”, concluiu o novo presidente da CBF, que citou a Europa também como um modelo de liga de clubes.

Vale ler também
Mauro Beting
Flamengo ainda é o grande e merecido líder do Brasileirão
Paulo Caravina
Regra que expulsou Neymar é uma das mais estúpidas do futebol
Mauro Beting
Palmeiras preferiu ganhar mais dinheiro há 58 anos contra o Estudiantes e perdeu um título

Publicidade