Ucrânia anuncia abertura de 7 corredores humanitários neste sábado

Civis serão retirados de cidades nas regiões de Donetsk e Lugansk, no leste do país

PUBLICIDADE

Por Redação
Atualização:
1 min de leitura

KIEV - O governo da Ucrânia anunciou neste sábado, 2, que ativará sete corredores humanitários para a retirada de civis de cidades nas regiões de Donetsk e Lugansk, no leste do país.

Segundo anunciou a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuck, por meio de um comunicado no Telegram, um dos corredores tem como objetivo permitir o transporte de civis, em carros particulares, da cidade de Mariupol, no sul, para Zaporizhzhia, que está sob o controle de Kiev.

Foi aberto outro corredor partindo de Berdyansk, que está ocupada por tropas russas, também para Zaporizhzhia, em ônibus e veículos particulares.

Também há intenção de retirar civis de Rubizhne, Nishnye, Severodonetsk, Popasna e Lysychansk, sempre com destino a Bakhmut, também na região de Donetsk.

Nesta sexta-feira, milhares de habitantes da cidade portuária de Mariupol conseguiram sair em carros particulares, segundo anunciou durante a noite o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski.

Já a missão de retirada que a Cruz Vermelha francesa pretendia realizar fracassou por motivos de segurança. A organização afirmou que faria uma nova tentativa neste sábado. /EFE