Carnaval pode combinar com vinho. Acredite! Para isso, esqueça as garrafas de vidro, as taças de cristal, o abridor e qualquer outro ritual desta bebida. O convite é provar o branco ou o rosé (principalmente eles) e até o tinto bem geladinho e direto da lata.
O bloco do vinho em lata foca em um público jovem, aberto a novas experiências, e atento às tendências mundiais. Em lata, o vinho é moda nos Estados Unidos e, segundo a consultoria inglesa Wine Intelligence, deve movimentar US$ 4,5 bilhões até 2025 apenas nos EUA.
:quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/6P6KWGQXT5NPJK2TCM6UCGJ26I.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/Fp8nsYBbBQz92ck71mzoLol-X00=/768x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/6P6KWGQXT5NPJK2TCM6UCGJ26I.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/LRVJtGcK_6vTUyzBxhB774bgQmo=/936x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/6P6KWGQXT5NPJK2TCM6UCGJ26I.jpg 1322w)
Por aqui, a oferta ainda é pequena, mas crescente. A Bueno Wines, que tem o narrador Galvão Bueno como principal acionista, é a mais recente a entrar nesse segmento com a marca Let’s Wine. Os primeiros testes para medir a aceitação do público foram realizados nas festas pré-carnaval de Carlinhos Brown. Grandes produtores do Chile e da Argentina também estão fazendo experiências para colocar a lata no Brasil.
Assim como as demais bebidas oferecidas em lata, não são os melhores líquidos que são envasados, como mostra a degustação de quatro marcas disponíveis no mercado paulistano. São bebidas simples, despretensiosas. O que manda, aqui, é a ocasião de consumo (e também a oportunidade de trazer novos consumidores para o vinho). É um vinho para beber sem preconceito, em momentos descontraídos.
Só uma observação: provei os vinhos em uma taça de cristal e na própria latinha. Ele é melhor na latinha.
Bliss
É o projeto de duas amigas que selecionaram a vinícola Santa Bárbara, de Garibaldi (RS), para fornecer as uvas. O branco é um chardonnay, com notas de frutas mais maduras; o rosé é feito com a pinot noir e tem um toque de morango. São simples e têm a refrescância como destaque. Custa R$ 19,90, no site encontrevinhos.com.br.
:quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/53RBP3LJN5OH5JXJN2JYYA7SKA.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/V2f7_ZcUDlepQYjoRr8gq32NQ3o=/768x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/53RBP3LJN5OH5JXJN2JYYA7SKA.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/hmOq1K_297cKDg0JHZuP_IPl2FU=/936x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/53RBP3LJN5OH5JXJN2JYYA7SKA.jpg 1322w)
Let's Wine
A Bueno Wines optou por lançar apenas as versões branco e rosé. O branco tem apenas chardonnay, e o rosé tem 95% de chardonnay e 5% de cabernet sauvignon. Os dois são leves, com aromas sutis de frutas, simples e frescos. Custa R$ 125 (caixa com 6), na Bueno Wines.
:quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/MN2TC4LB35IXFCDMHDEN7A3WMU.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/rtJ_uTLQiMojxq-OrnEBfPzHXlw=/768x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/MN2TC4LB35IXFCDMHDEN7A3WMU.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/i3P8JlXtYDo7iG7x2X0AA1i1joo=/936x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/MN2TC4LB35IXFCDMHDEN7A3WMU.jpg 1322w)
Vivant
A pioneira em engarrafar um vinho nacional em lata, com uvas da Quinta Don Bonifácio. O branco, feito com chardonnay, e o rosé, com syrah e pinot noir, são levemente frisantes e frutados. O tinto (cabernet sauvignon e merlot) lembra um vinho da categoria reservado, com alguma fruta, pouco corpo, simples. O branco é o mais refrescante dos três. Custa R$ 16,50, na Portus Cale.
:quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/DGJCL6T3EZIBBAMT5PZJSCGDE4.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/6anjLuRhz7ajGOcDa5Op3jDq7t8=/768x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/DGJCL6T3EZIBBAMT5PZJSCGDE4.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/hz-nQw9UL5NBVHbPe5oeLd26k04=/936x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/DGJCL6T3EZIBBAMT5PZJSCGDE4.jpg 1322w)
Baroke's
As latinhas vêm da Austrália, em três versões. A Bubbly Wines, feita com a uva moscato, é docinha, com borbulhas e um toque floral; o Bin 241 (corte de chardonnay e sémillon) é levemente frisante e com um toque de frutas brancas; o tinto Bin 121 (cabernet, shiraz e merlot) é o mais aromático, com notas vibrantes de frutas vermelhas. Custa R$ 21,60, na Bacco’s.
:quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/NFL7RCITUNPJJOGLR554XNQTAQ.jpg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/zIrKzB7m1f2xIwwKoSpL8rd4WNU=/768x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/NFL7RCITUNPJJOGLR554XNQTAQ.jpg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/W3lLFCcwavD9XjcQPl6xvTErD2U=/936x0/filters:format(jpg):quality(80):focal(-5x-5:5x5)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/NFL7RCITUNPJJOGLR554XNQTAQ.jpg 1322w)