Se você já sentiu um frio na barriga após pronunciar uma palavra relacionada ao vinho e, imediatamente, teve a impressão de que fez mau uso dela, fique tranquilo. Vamos tentar resolver esse problema. Começa aqui uma série que tem como objetivo formar um pequeno glossário bem simples e direto sobre o que os termos mais usados. Eis o primeiro capítulo, que se dedica a algumas funções deste universo para você não trocar mais alhos por bugalhos, nem cortes por varietais.
? Enólogo. É o profissional responsável pela vinificação, o cara que transforma uvas em vinho e que atua na vinícola, no laboratório, na adega. Ultimamente também tem tido mais influência no manejo de vinhedos, seguindo a ideia de que o vinho se faz mais no campo que no laboratório.
? Enófilo. Aquele que ama vinhos; estuda, coleciona e degusta com dedicação genuína.
? Sommelier. É o profissional responsável pelo serviço de vinho em um restaurante. Ele monta e cuida da organização da adega, assina a carta de vinhos e atende no salão. Também pode trabalhar em lojas e importadoras, selecionando que vinhos devem ser comprados e vendidos e organizando provas, entre outras atividades; além de vinícolas, atendendo clientes e outros profissionais do mundo do vinho. Para entender um pouco mais da profissão (e os incríveis concursos que giram em torno dela) assista ao filme Somm. Em Portugal é chamado "escanção".
? Tanoeiro. É quem faz as barricas de madeira (majoritariamente de carvalho) usadas para o envelhecimento do vinho.
? Vinhateiro. Sinônimo de produtor de vinhos. É o dono da vinícola -- geralmente pequena.
LEIA MAIS: + Pequeno glossário do vinho #2 - Vinho, vinícola, vinhedo e palavras com v
Se você tiver outras dúvidas, sugestões de termos são bem-vindas na caixa de comentários.