PUBLICIDADE

Blogs

S.O.S. Cozinha

Blog da Patrícia

Blog da Patrícia

Tudo o que você queria saber sobre facas #1 - De quantas facas você precisa?

No primeiro capítulo de uma série sobre facas, aprenda que você não precisa de todos os tamanhos de facas disponíveis no mercado para cozinhar tudo o que quiser

A faca é o instrumento de cozinha mais antigo e o mais venerado. Pode perguntar para qualquer chef qual seu instrumento de cozinha preferido e a resposta - quase sempre - será: a faca. É que ela vira uma extensão da mão do cozinheiro e facilita a vida. Mas quem cozinha tem sempre alguma questão relativa à faca. Qual a faca mais indicada para carne? Preciso ter faca de fruta? Faca de filetar peixe é frescura? Na prática, qual a diferença entre faca forjada e não forjada?

Foi pensando nessas questões que resolvi fazer esta série de vídeos. São cinco capítulos, cada um dedicado a um tema: 1. Quantas facas você realmente precisa; 2. Como afiar as facas e outros utensílios de cozinha cortantes; 3. Como escolher uma faca e o instrumento certo para afiá-la; 4. Como usar cada faca; e, para finalizar, 5. Como estragar sua faca em seis lições - é que fazendo esta série eu descobri que estragar uma faca é muito mais fácil do que parece.

Vou postar um capítulo por dia, a partir de hoje. Espero que você aproveite. E se quiser aprender mais sobre outros instrumentos, escreva para mim. Se a ideia for boa, vou atrás!

 

DE QUANTAS FACAS VOCÊ PRECISA?

PUBLICIDADE

Quando a gente vê aqueles cepos repletos de facas de todos os tamanhos na vitrine, fica imaginando que precisa ter todas elas para poder cozinhar tudo o que quiser. Não é bem assim, como admite Fábio Barbeiro, gerente de vendas da Zwilling, loja especializada nos Jardins.

 

 

A série continua, fique de olho aqui no blog:  - Terça, 23: Como afiar suas facas - Quarta, 24: Como escolher uma faca e os instrumentos de afiar - Quinta, 25: Como usar cada faca - Sexta, 26: Como estragar sua faca em seis lições

PUBLICIDADE

FOTO: Karsten Moran/NYT 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE