PUBLICIDADE

Cinema na Mesa fará jantar inspirado em ‘Carlota Joaquina’ na Cinemateca Brasileira

Em 27 de fevereiro, Cinemateca irá exibir o longa-metragem e, depois, servirá um menu degustação inspirado no filme criado pela chef Cacá Vicente

Cerca de seis anos antes de darem vida ao casal Lineu e Nenê, em 'A Grande Família', Marco contracenou com Marieta Severa no filme 'Carlota Joaquina'. Foto: Arquivo / EstadãoFoto: Arquivo / Estadão

Tem mais jantar inspirado em filmes chegando! O projeto Cinema na Mesa e a Cinemateca Brasileira apresentam a primeira edição do evento em 27 de fevereiro, às 20h, com o longa-metragem Carlota Joaquina: Princesa do Brazil, de Carla Camurati.

Esta será a estreia do projeto, que também organizará sessões em março e abril, com filmes que resgatam personagens históricos e importantes para a história do Brasil. A proposta é criar um espaço de troca, pensamento crítico e experiência sensorial, a partir das reflexões sobre os filmes exibidos durante a programação e de menus exclusivos e temáticos.

O projeto tem como objetivo integrar sessão de cinema ao ar livre, na área externa da Cinemateca Brasileira, seguida de debate com os espectadores e degustação de um menu harmonizado, em diálogo com o filme exibido, criado e elaborado por chefs de cozinha apaixonados por cinema.

Cinemateca será o ambiente do jantar inspirado no filme 'Carlota Joaquina' Foto: SERGIO CASTRO/ESTADÃO

O ingresso, vendido pelo site Sympla, sai a R$ 220 por pessoa. O combo, com os três filmes, pode ser adquirido com 15% de desconto (R$ 561).

PUBLICIDADE

O Cinema na Mesa reúne pessoas interessadas em compartilhar ideias, pontos de vista, sensações e conhecimentos a partir de um filme e de um menu inspirado na obra, criado com exclusividade pela chef Cacá Vicente.

Os filmes pensados para a primeira trilogia de exibição (fevereiro, março e abril de 2024) resgatam obras relevantes e fundamentais na construção do cinema brasileiro e da nossa história. A partir dessa premissa, foram selecionadas três obras de grande importância na promoção da cultura cinematográfica e audiovisual, e que retratam figuras históricas e de força única:

  • Carlota Joaquina: Princesa do Brazil (Carla Camurati, 1995), em 27 de fevereiro;
  • Eternamente Pagu (Norma Bengell, 1988), em 20 de março;
  • Xica da Silva (Cacá Diegues, 1976), em 17 de abril;

Para a primeira exibição, Carlota Joaquina foi escolhido pela importância da obra na retomada do cinema brasileiro. É uma comédia histórica, leve e popular, que lançou Carla Camurati como diretora e roteirista de longas-metragens. Carlota Joaquina ficou em cartaz por um ano e se tornou o grande sucesso de público da retomada do cinema brasileiro, com mais de 1,5 milhão de espectadores. O filme, do acervo da Cinemateca Brasileira, será exibido em 35mm.

Menu terá entrada, prato principal e sobremesa, composto, respectivamente, por coxa creme, consome de feijão preto, posta de bacalhau e folhas de ouro, e crumble de abacaxi com creme inglês.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE