Bom, primeiro você precisa considerar que é uma refeição longa, com duração de até seis horas e isso muda as coisas, porque os convidados matam a fome e, umas horas depois, podem querer recomeçar. Outra coisa importante é que tem sempre a linguicinha, o pão com alho, o queijo, a farofa, tudo isso precisa entrar no cálculo total, que é de 600g por pessoa, incluindo carne, aperitivos e acompanhamentos. Mas a quantidade para homens e mulheres é diferente – e não se trata de sexismo, é só a constatação de que homens costumam comer mais que mulheres.
Comece o churrasco pelas carnes mais leves e com menos gordura, a gordura deixa gosto residual na boca que ofusca os sabores mais suaves. E não economize na qualidade da carne: 90% do sucesso de seu churrasco depende da carne, os outros 10%, da habilidade do churrasqueiro.
Ilustração: Carlinhos Müller/Estadão
CARNES:
Homem: 400g de carne por pessoa Mulher: 300g carne por pessoa Guarnições: 200g por pessoa (distribuídos entre as diferentes opções)
CARVÃO: 1 saco de 5 kg para 6 kg de carne. A maneira de armazenar o saco de carvão depois de aberto é muito importante, principalmente na praia, pois não pode pegar umidade. A dica é embalá-lo em saco plástico.
Mais da calculadora do Paladar:+Comida+Sobremesa+Bebida+Gelo+Manual dá dicas de como fazer uma festa em casa