PUBLICIDADE

O patrão é chef? Cacilda não tem medo

Cozinheira de Chef, receitas que passam de casa para casa

O patrão é chef? Cacilda não tem medoFoto:

Cozinhar em casa de chef é um desafio e tanto. Mas Cacilda Rosa Martins tem tirado de letra. Faz nove meses que a paulista de Presidente Prudente comanda o fogão na casa de Benny Novak, dono do Ici, do Tappo e do 210 Diner.

E se você pensa que ela hesitou em aceitar o emprego quando soube que o patrão era chef e dono de restaurante, está enganado. "Só tem medo quem não enfrenta a cozinha", diz ela, que cresceu em um sítio, ajudando a mãe a preparar carneiro e porco criados lá.

Por gostar muito de carne de porco, um dia Cacilda fez costelinhas para ela e as outras empregadas da casa. Atraído pelo cheiro que saía do forno, Novak foi xeretar e não resistiu: "Estava uma delícia", contou o chef. "O tempero da Cacilda é ótimo."

Para acompanhar a costelinha de carne macia que desmancha na boca, a cozinheira sugere salada de rúcula e batatas ao murro com molho de mostarda, que aprendeu a fazer com o patrão (veja a receita abaixo).

Mas o verdadeiro crítico de Cacilda não é Novak. São os quatro filhos dele: Sofia, de 8 anos, Fernando, de 6, e os gêmeos André e Gabriel, de 2. É para eles que a mestre-cuca cozinha diariamente. Novak mal come em casa e também cozinha pouco. "Às vezes, faço um macarrão para a família no domingo à noite, para fugir da pizza", diz o chef. "O rango de casa é simples, sem frescura. Comida caseira mesmo."

PUBLICIDADE

Por isso, Cacilda capricha nos clássicos frango assado, bife à milanesa, salada de ovos e macarrão com molho de tomate fresco. Também não faltam feijão, verduras e legumes, que as crianças adoram. Tem dias em que Cacilda conta com uma ajudinha extra: a pequena Sofia, que quer ser chef como o pai. Ela adora picar legumes, misturar ingredientes e fazer o próprio suco de tomate.

Costelinha com batatas, por Cacilda Rosa Martins

4 porções10h Marinada3h PreparoFácil

IngredientesPara a costelinha: 1 kg de costelinha de porco; 5 dentes de alho; suco de 4 limões; alecrim; sal grosso e pimenta-do-reino a gosto

PUBLICIDADE

Para o molho: 200 ml de vinho branco; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon; 1 pitada de sal

4 batatas grandes

PreparoCostelinha: Numa vasilha, ponha a costelinha e os temperos. Misture e deixe marinar na geladeira por 8 a 10 horas. Tire a carne da marinada, coloque na assadeira e cubra com papel alumínio. Asse em forno preaquecido a 160°C, por até 2 horas. Enquanto estiver no forno, regue a costelinha aos poucos com o caldo da marinada e retire sempre o excesso de gordura. Tire o papel alumínio, aumente a temperatura e deixe por mais 10 a 15 min.

Molho: Na assadeira em que escorreu o caldo e gordura, espalhe a farinha e o vinho e leve ao fogo alto. Vá raspando o fundo da assadeira até soltar tudo. Deixe ferver e engrossar um pouco. Coe e reserve. Numa panela, derreta a manteiga, adicione a mostarda e o sal e misture. Junte ao molho da carne e mexa bem.

Batata: Cozinhe-as e deixe esfriar. Dê um murro em todas para amassar e estourar a casca. Leve ao forno alto por até 15 min. Regue com molho quente a batata e a costelinha e sirva.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE