PUBLICIDADE

Radar

Especialistas testam e elegem o melhor chá verde de saquinho de 2024

As três melhores marcas avaliadas são brasileiras; entenda como foi a avaliação e aprenda uma receita especial com matcha

CASA CHÁ VERDE MARCA TESTE. Foto: Tiago Queiroz / ESTADÃOFoto: Tiago Queiroz / ESTADÃO

O chá é uma das bebidas mais antigas do mundo, com origem asiática. Ele apresenta diferentes variações podendo ser encontrado como chá verde, preto, branco, oolong e pu-erh.

O chá verde, por exemplo, é uma bebida rica em antioxidantes, conhecida por seus benefícios à saúde, como o fortalecimento do sistema imunológico e a aceleração do metabolismo. Estudos afirmam também que ele pode ajudar na diminuição do colesterol.

Ademais, é amplamente consumido em todo o mundo, tanto quente quanto frio. Seu sabor suave e levemente amargo é apreciado por muitos, tornando-o uma escolha popular entre os amantes de chá.

Existem muitos os tipos de chá verde. Dependendo do tempo de colheita e dos processos de produção, a bebida tem variações de cor e de sabor, para se ter uma ideia ele pode/deve ser harmonizado com diversos tipos de comidas, entre sabores salgados e doces.

Segundo a especialista, Paty Akemi, proprietária de uma casa especializada na bebida, a Mori Chazeria, existem chás tostados, outros mais frescos, com notas florais, mais frutados. “Tudo isso faz com que essa complexidade de sabores torne o chá verde uma bebida muito interessante quando harmonizada com a comida”, afirmou ao Paladar.

PUBLICIDADE

Dentre esses motivos, o Paladar resolveu selecionar 14 marcas para o teste. Dessas, quatro marcas foram desclassificadas pelo júri durante a avaliação por apresentarem algum tipo de contaminação por sabor, geralmente de outras ervas, como hortelã, carqueja, camomila.

A avaliação

TQ SÃO PAULO 05.08.2024 PALADAR CADERNO2 Teste de chá verde realizado na casa de chás Mori Chazeria, na Rua Coronel Oscar Porto, bairro do Paraíso. Foto Tiago Queiroz/Estadão  Foto: Tiago Queiroz / ESTADÃO

Durante o teste, realizado às cegas em uma tarde quente na Mori Chazeria, no bairro dos Jardins, em São Paulo, uma coisa chamou atenção: o fato de as três marcas melhor avaliadas serem brasileiras. Isso porque durante o teste, eles avaliaram a infusão em água quente e também observaram com cuidado critérios como cor, amargor, dulçor, umami e complexidade de sabores da bebida. Veja o teste completo nesta matéria da repórter do Paladar, Chris Campos.

O melhor chá verde de saquinho

PUBLICIDADE

  1. YAMAMOTOYAMA
  2. AMAYA
  3. YAMAMOTOYAMA Orgânico

Mil crepes de matcha

  Foto: Felipe Rau|Estadão

O matcha é o chá verde japonês que vem conquistando o público brasileiro. Além de ser uma alternativa de bebida ele se tornou um item essencial para se fazer comidas diferentes, como esse crepe de matcha. Sem segredo, essa receita da confeiteria Vivi Wakuda, que nada mais é que um bolo feito de panquecas empilhadas, intercaladas com chantilly. Veja mais neste link.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE