O mamão é uma das frutas mais populares e consumidas no Brasil, sempre presente no café da manhã ou em receitas doces. Na maioria das vezes, as sementes de mamão são descartadas, mas isso é um grande erro, pois elas também podem ser usadas na cozinha de diversas formas
Não jogue fora a semente do mamão
Quando secas, essas semente têm aspecto muito semelhante ao da pimenta-do-reino, com uma leve picância. Elas podem ser usadas para dar sabor às receitas na finalização.
Ao Paladar, o chef Victor Dimitrow, do Petí Gastronomia, contou como faz para selecionar as sementes. Segundo ele, é só separar as sementinhas do mamão e desidratá-las, sem lavar, para manter um pouquinho da polpa.
Como secar sementes?

No restaurante, o chef seca as semente em um desidratador. Em casa, a dica é espalhá-las em uma assadeira e levar ao forno bem baixo, deixando a porta semiaberta para não torrarem. As sementes, ficam crocantes e depois de esfriarem é só colocar no moedor, criando um pozinho picante e saboroso para finalizar suas receitas
Mais opções sustentáveis e comestíveis
Além das sementes de mamão, fazem parte do grupo de alimentos descartados os talos, as cascas e as folhas, que multiplicam as possibilidades de combinação de sabores e textura na cozinha, mas raramente são aproveitados.
As cascas podem se tornar picles ou doces, enquanto as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) podem trazer um sabor diferenciado aos pratos.