O chá verde é um dos grandes destaque no segmento de chás. Feito a partir das folhas da planta camellia sinensis, é a bebida mais consumida no Japão, tanto pelo sabor, como também pela tradição e benefícios à saúde.
Em sua composição, o chá verde apresenta antioxidades e cafeína, que ajudam a proteger regiões do cérebro associadas a memorização e aprendizado. Ainda há estudos que associam o consumo de chá verde à redução do colesterol.
Teste às cegas

O chá verde pode ser feito direto das folhas da planta, mas é muito comum encontrá-lo pronto nos supermercados em caixinhas que trazem a quantidade ideal para uma xícara em saquinhos.
Em busca de descobrir o melhor chá verde de saquinho, o Paladar convidou especialistas para participarem de um teste às cegas com 10 marcas encontradas no mercado.
A avaliação foi bastante criteriosa e os jurados tiveram tempo para degustar calmamente cada um dos chás, sentindo os aromas das folhas antes e depois da infusão em água quente e também observando com cuidado critérios como cor, amargor, dulçor, umami e complexidade de sabores da bebida.
2º melhor chá verde

Ao final da degustação, eles ranquearam os melhores produtos. A marca Amaya conquistou o segundo lugar por apresentar corpo interessante, aroma intenso e bem equilibrado. No quesito sabor, mostrou notas que remetem a milho e aspargo, além de um amargor agradável. Perfeito para quem está começando a se encantar com o sabor do chá verde. Para conferir o ranking completo, leia a matéria de Chris Campos.
Com o que chá verde combina?
A bebida tem variações de cor e de sabor. Por ser tão múltipla, pode ser harmonizada com diversos tipos de comidas, entre sabores salgados e doces. Muito popular no Japão, o chá verde costuma ser combinado com sushi e com doces tradicionais do país.