Morreu na manhã desta terça-feira (26), o chef italiano Gualtiero Marchesi. Ele comandava o restaurante “Il Marchesino”, no célebre Teatro alla Scala, na capital da Lombardia.
O milanês, de 87 anos, ficou conhecido por ser o pai da cozinha moderna, ou a nouvelle cuisine italiana. Nos anos 70 e 80 quando só havia as trattorias tradicionas, ele foi responsável por introduzir a alta gastronomia no país, inspirando chefs mais importantes da Itália da atualidade, como Massimo Bottura.
Em 1985, Marchesi foi o primeiro chef italiano a conquistar três estrelas do aclamado Guia Michelin (sendo que recebeu a sua primeira apenas um ano após a inauguração do restaurante). Ele também foi o primeiro a dispensá-las, quando em 2008 renunciou as duas estrelas que tinha na época, afirmando que bastavam comentários sobre sua comida, não os pontos.
Depois de abrir vários restaurantes, em 2004 fundou a escola de formação gastronômica considerada a mais importante no país, a Scuola Internazionale di Cucina Italiana (Alma), com sede em Colorno, na província de Parma. Ele permaneceu na diretoria da instituição até outubro passado.
Marchesi nasceu em Milão, em 19 de março de 1930, em uma família proprietária de um hotel na capital da Lombardia. Impulsionado pela paixão familiar estudou gastronomia em Lucerna, na Suíça, e em seguida na França. Após comandar o restaurante do hotel da família, abriu sua primeira casa em 1977, em Milão.