‘Não há inclinação real’ para ‘clube da paz’ proposto por Lula, diz ex-embaixador dos EUA

Diplomata que atuou no Brasil afirma que relação dos dois países pode ser mais ativa com Lula e Biden do que era com Bolsonaro

PUBLICIDADE

Foto do author Beatriz Bulla
Por Beatriz Bulla
Entrevista comMelvyn LevitskyProfessor de Relações Internacionais na Universidade de Michigan, foi embaixador dos EUA no Brasil

A reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o americano Joe Biden, nesta sexta-feira, 10, em Washington, é uma forma de mostrar o apoio dos Estados Unidos à eleição e à democracia brasileira, mas também de dar o pontapé em uma relação bilateral mais ativa. A avaliação é de Melvyn Levitsky, que foi embaixador dos EUA no Brasil entre 1994 e 1998, diplomata americano durante 35 anos e é atualmente professor de Relações Internacionais na Universidade de Michigan.

“Acho que a relação vai ser mais positiva agora. Em termos de convite, é um gesto simbólico grande chamá-lo à Casa Branca”, afirmou o ex-embaixador, em entrevista ao Estadão. Levitsky, que conheceu Biden e Lula, imagina que a conexão entre os dois será positiva.

Ele disse não acreditar, no entanto, que os EUA apoiarão a ideia de Lula de intermediar o que chama de “clube da paz”, para negociar uma saída para a guerra da Ucrânia, com outros países que não estão envolvidos no conflito. “Os americanos não vão criticar o movimento do Brasil, mas não vejo interesse em ter o país envolvido em negociações ou atividades diplomáticas”, afirmou o ex-embaixador.

A defesa da democracia contra autoritarismos é apontada pelos dois países como pauta do encontro. O que podemos esperar que saia desta reunião, além do simbólico?

O Brasil passou por um processo eleitoral com muitas questões muito parecidas com o que aconteceu nos EUA. Os apoiadores do (Jair) Bolsonaro invadiram o Congresso, o que também aconteceu aqui. Mas o Brasil é, em todo caso, um país importante internacionalmente. A relação entre Brasil e EUA é importante e há inúmeras coisas para discutir entre os dois países. Convidar o presidente para a Casa Branca mostra nosso apoio pela eleição e pela democracia brasileira. É um encontro importante, tanto do ponto de vista simbólico como prático em uma série de outras questões.

Na comparação com a relação que estava estabelecida com o ex-presidente Jair Bolsonaro, como definiria o novo momento dos dois países?

Às vezes acho que Bolsonaro era o (Donald) Trump do Brasil. Às vezes, que Trump era o Bolsonaro dos EUA. Eles tinham as mesmas inclinações e faziam intervenções pessoais em questões econômicas e políticas. Acho que a relação vai ser mais positiva agora. Em termos de convite, é um gesto simbólico grande chamá-lo à Casa Branca. Não era ruim a relação dos Estados Unidos com Bolsonaro, mas pode ser muito mais ativa do que era.

O ex-embaixador dos EUA no Brasil Melvyn Levitsky em evento da Universidade de Michigan, em 2014  Foto: Gerald R. Ford School/University of Michigan

A questão climática também deve ser central no encontro. Quais oportunidades podem surgir, nos dois países, com o alinhamento sobre meio ambiente?

Quando eu estava no Brasil (como embaixador), ouvia muito o discurso “a Amazônia é nossa”. Desta vez, acredito que o tema ambiental não será contencioso, porque os EUA não estão tentando impor uma posição, não vejo relutância por parte do governo Lula e vejo muito espaço para cooperação, incluindo financiamento da União Europeia e dos Estados Unidos para a região.

Há espaço para Lula emplacar o que ele chama de “clube da paz” e se colocar como um negociador de uma solução para a guerra na Ucrânia?

Não. Na ONU, o Brasil é uma voz importante, mas não estamos neste estágio. Não há inclinação real de buscar outros países, de fora da área, envolvidos em qualquer tipo de negociação. É natural a ambição, para um país grande como o Brasil, mas não acredito que haverá resposta dos EUA. Os americanos não vão criticar o movimento do Brasil, mas não vejo interesse em ter o país envolvido em negociações ou atividades diplomáticas.

Publicidade

Lula teve boa conexão com George W. Bush. Bolsonaro, com Trump. Como imagina que se dará a relação pessoal entre Biden e Lula?

Biden provavelmente é o presidente que, ao chegar ao cargo, tinha maior experiência acumulada em relações exteriores. Lembro quando fui indicado embaixador no Brasil e Biden, senador, foi muito ativo no processo de sabatina. Ele é um presidente que está envolvido com assuntos internacionais há muito tempo, como senador e vice-presidente, e acho que os dois vão se dar muito bem. São dois presidentes que veem a relação internacional como algo importante. Nas eleições que levaram FHC à Presidência, eu tentei me encontrar, no Brasil, com alguns candidatos para entender quem eles eram. Conheci Fernando Henrique, mas com Lula não consegui um encontro. Depois da eleição, com Lula derrotado, eu o convidei para um almoço na embaixada. Ele foi, com Aloizio Mercadante e alguns conselheiros. Ali tive uma impressão muito diferente do Lula, na comparação com a que tive na campanha. Lembro de enviar um relato para o governo (americano) em tom muito positivo. Nós (governo americano) estávamos mudando nossa visão sobre Lula e acredito que Lula também estava mudando a visão sobre os Estados Unidos, vendo o país como um parceiro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.