Quem procura qualidade e eficiência na preparação de bebidas e receitas pastosas, como massas de tortas e bolos, encontrará nos liquidificadores potentes grandes aliados. Mas, aí é que está: o que define um liquidificador potente? Para ser chamado assim, o dispositivo deve conseguir triturar e misturar alimentos, desde os mais leves até os mais densos, sem esforço.

Existem alguns aspectos-chave que assinalam a potência de um liquidificador. O principal deles está ligado ao número de watts do motor. Watts é justamente uma unidade de medida de potência, representando a taxa na qual a energia é transferida, convertida ou usada. Aqui, refere-se à força do aparelho. Quanto maior a potência em watts, mais energia no processamento.

Se você pesquisar por aí, vai encontrar produtos que começam na faixa de 300 a 500 watts, ideais para misturas leves, sucos e vitaminas; entre 500 e 1000 watts, para ingredientes um pouco mais sólidos; e acima de 1000 watts, estes, sim, adequados para uso intenso, sendo capazes de triturar gelo, itens sólidos, frutas congeladas e massas mais pesadas.

Com o objetivo de apresentar os liquidificadores mais potentes e melhores avaliados nas plataformas de vendas, definimos como regra de apuração dispositivos acima de 1200W.

No recorte, tomamos como base o desempenho do motor associado a fatores que incluem velocidades e funções (a exemplo da função pulsar, que permite um controle mais preciso sobre o processo de mistura e trituração), afiação e resistência das lâminas de corte, essenciais para um liquidificador potente, capacidade e material do copo.

Jarras feitas de materiais duráveis e resistentes, como o tritan, um tipo de copoliéster, ou acrílico, são características importantes, para evitar risco de quebra ou danos.