Se sua mãe vive pedindo desculpas por ter esquecido compromissos, talvez seja a hora de ajudá-la com uma nova assistente. Mas não precisa sair correndo para contratar uma funcionária: as alternativas virtuais, como a Alexa, já podem facilitar muito o dia a dia.

Como funciona um dispositivo inteligente desse tipo? Caixas e telas com a assistente da Amazon são capazes de ativar comandos através da voz, economizando tempo e auxiliando em tarefas da casa. Apesar de ser mais conhecida pela automação residencial – ligar luzes, trocar o canal da TV ou mesmo monitorar a temperatura de um ambiente – elas também podem fornecer lembretes, acionar despertadores e até mesmo elaborar listas de compras.

Por exemplo: com a mais básica das caixas, a Echo Pop, dá para ir avisando à assistente quais itens deseja incluir na lista de compras, até a próxima ida ao mercado – mesmo que aconteça muitos dias depois. Antes de sair de casa, basta pedir acesso à relação de produtos que a Alexa relata quais são os produtos anotados. Chegou o momento de finalizar e está em dúvida se pegou tudo? Dá para acessar pelo app do smartphone.

Bateu saudade dos filhos? É possível mandar mensagem de voz para a Alexa daquele que mora mais longe, fazer uma ligação ou mesmo uma chamada de vídeo – nesse caso, é preciso adquirir uma Echo Show, a versão com tela.

Esse modelo também é bem útil para mães atarefadas. Elas podem enviar bilhetes para os filhos antes mesmo de sair do trabalho – adeus louças sujas – ou ainda compartilhar a agenda familiar, listando os eventos do dia.

E para a mãe que ama cozinhar, a Echo Show promete ser a melhor companhia junto ao fogão. Isso porque ela é capaz de exibir receitas e pausá-las no momento desejado, apenas com um comando de voz, para acompanhamento passo a passo.

Selecionamos abaixo quatro modelos de caixas e telas da linha Echo, os dispositivos inteligentes da Amazon que já vem com Alexa equipada.