Bem, esse vídeo é para você!

Sabemos que escolher entre Xbox e PlayStation é difícil; inclusive já fizemos um vídeo aqui no canal com esse comparativo. E se considerarmos também o Nintendo Switch, pode ser uma escolha ainda mais complicada

E hoje, no Estadão Recomenda, vamos te ajudar a acabar com essa dúvida.

Geralmente, a escolha de um novo videogame é baseada em alguns critérios. Os mais importantes costumam ser a biblioteca de jogos, acessórios e retrocompatibilidade, mas também levamos em consideração especificações técnicas como capacidade de memória e poder de processamento.

E neste caso, com o Nintendo Switch, é importante considerar se você prefere um portátil para jogar em qualquer lugar.

Sony

Imagem do produto Playstation 5

Playstation 5

O console PS5 oferece novas possibilidades de jogabilidade que você nunca imaginou. Reproduza jogos para PS5 e PS4 em Blu-ray Disc. Além disso, você também pode baixar jogos digitais para PS5 e PS4 pela PlayStation Store.

Vamos começar com o PlayStation 5, que entre os pontos positivos possui o catálogo de games, já que ele consegue rodar jogos de PlayStation 4 e traz continuações de franquias consagradas, como God of War e Gran Turismo.

O controle do aparelho também traz inovações, como o sistema de feedback tátil, capaz de mudar a intensidade de vibrações e o funcionamento dos botões, além de ter alto falantes que reproduzem alguns sons dos jogos.

O serviço online PlayStation Plus recebeu uma atualização e agora existe a possibilidade de acessar um catálogo com mais de 700 jogos via streaming, incluindo clássicos como The Last of Us.

Como ponto negativo temos uma quantidade de jogos exclusivos um pouco mais restrita.

O armazenamento interno também não é dos melhores, já que o SSD oferece apenas 825 GB úteis.

Outro ponto a se considerar é o tamanho do aparelho. Com 38 centímetros de comprimento e 26 cm de largura, ele exige um espaço considerável para ser acomodado.

O Playstation 5 tem uma CPU AMD com 8 núcleos, SSD de 1 tera, 16GB de RAM GDDR6. A GPU tem um poder gráfico de 10.3 teraflops, e com isso ele roda jogos em 4K, mas também pode chegar na resolução 8k.

A versão digital é mais barata, mas não tem o leitor de discos BluRay.

Microsoft

Imagem do produto Xbox Series X

Xbox Series X

Apresentamos o xbox series x, nosso console mais rápido e poderoso de todos os tempos; jogue milhares de títulos de quatro gerações de consoles- todos os jogos têm melhor aparência e são melhor executados no xbox series x.

Já a linha atual de videogames da Microsoft é dividida entre Xbox Series S e Xbox Series X.

Começando pelo modelo mais em conta, o Series S é um console mais compacto, mas que não lê discos, tem espaço interno de armazenamento menor e desempenho inferior ao do Series X.

Ele vem equipado com chip AMD Zen 2 de 8 núcleos que roda a 3.6GHz com 10GB de memória GDDR6 e SSD de 1 tera. A GPU tem uma capacidade de processamento de 4 teraflops. Com isso, ele é pensado para rodar jogos em 1440p.

Já o modelo mais potente,, o Series X, possui mais capacidade de processamento e armazenamento maior. Ele também é muito maior fisicamente, sendo um aparelho com formato de bloco vertical, com 30,1 cm de altura e 15,1 cm de cada lado.

O maior atrativo de ambos segue sendo o Game Pass, serviço de assinatura de jogos por stream onde os assinantes pagam um valor mensal para ter acesso a uma biblioteca de centenas de jogos, muitos deles sendo lançados assim que ficam disponíveis no mercado.

O controle do Xbox, diferente da Sony, não tem grandes inovações. É uma versão melhorada do controle do Xbox One. O único ponto negativo é que a alimentação continua sendo por pilhas, e não uma bateria recarregável como os outros consoles.

Fora isso, os pontos negativos são praticamente os mesmos do PlayStation. Mas é preciso fazer uma ressalva em relação ao preço: Series X e PS5 têm valores equivalentes, mas o Series S tem um custo-benefício mais interessante e é a forma mais barata de se entrar na “nova geração”.

Já a biblioteca de jogos novos da Microsoft é ainda mais restrita do que a do PS5.

Assim como o Series S, esse modelo também tem uma CPU AMD de oito núcleos, mas rodando a 3.8GHz e com 16GB de memória GDDR6, além do SSD de 1 tera. Mas a GPU é muito mais potente, com 12 teraflops de poder de processamento gráfico, pronto para rodar jogos em 4K e até mesmo 8K.

Nintendo

Imagem do produto Nintendo Switch

Nintendo Switch

Adquira o console de videogames que lhe possibilita jogar seus jogos favoritos, onde você quiser e da maneira que preferir; inclui o console Nintendo switch e a base do Nintendo switch pretos e os controles joy‑con esquerdo e direito em cinza; também inclui tudo o que você precisa para começar.

O Nintendo Switch, por outro lado, pode ser considerado o aparelho mais diferenciado. Ele é inclusive considerado uma segunda opção para muitas pessoas que já têm um Playstation ou Xbox.

A principal diferença é o fato dele ser híbrido, funcionando tanto como um modelo portátil, quanto um console conectado à televisão.

Outra característica única são os JoyCons, controles destacáveis que podem ser usados de formas diferentes como controle de movimento, dependendo do jogo.

Agora, quando falamos em exclusividade de jogos, a Nintendo é a principal concorrente, já que possui uma biblioteca exclusiva de jogos muito populares, como as franquias Mario, Zelda e Metroid.

Destacando agora pontos negativos, o console não tem o mesmo poderio gráfico dos concorrentes, passando muito longe da entrega da Sony e Microsoft.

O hardware do portátil já é bem datado. Ele é baseado no chip Tegra X1 da nVidia, com poder de processamento gráfico de 400 Gigaflops, não chegando nem em 1 teraflop. Com isso, os jogos rodam em 720p no modo portátil e 1080p quando o console está conectado a TV.

Com isso, a Nintendo aposta mais no entretenimento e na diversão dos títulos, deixando de lado o foco nos gráficos dos jogos.

E a bateria também é um problema quando o Switch se depara com jogos que exigem mais processamento, chegando a durar pouco mais do que três horas.

A assinatura Nintendo Switch Online permite que você jogue online e dá acesso a uma biblioteca considerável de games de consoles clássicos, como o Super Nintendo.

Vale pontuar aqui também que o Switch possui uma versão ainda mais em conta, o Nintendo Switch Lite, com uma com uma tela menor e funciona apenas no “modo portátil”. Há também um modelo com uma tela OLED um pouco maior, que entrega uma qualidade de imagem bem superior.

Com esses dados pontuados, fica mais fácil entender qual dos consoles vai suprir suas necessidades.

A proposta dos videogames da Sony e Microsoft acabam sendo muito parecidas, e ambas oferecem um console mais clássico e potente. Eles também possuem preços muito próximos e, no final das contas, o maior diferencial entre os consoles são a biblioteca de jogos e os acessórios.

E nessa categoria, o Xbox Series S é sem dúvidas o melhor custo benefício.

Já a Nintendo apresenta um conceito de videogame com a possibilidade de ser portátil, que não foca tanto em potência e resolução, mas sim em uma experiência diferente e nas franquias clássicas que a empresa oferece.