Em 2024, o mercado de televisões é dominado pelas Smart TVs, mas ainda existem aparelhos que não têm acesso à internet à venda. Contudo, realmente vale a pena comprar uma dessas? 

Esse tipo de televisão veio para substituir as antigas analógicas e se tornou conhecido apenas como TV Digital. Em 2016, o Brasil começou a desligar o sinal analógico, com o objetivo de liberar o espectro para a conexão 4G de telefonia e internet. A previsão do Ministério das Comunicações é que o sinal seja cortado completamente em todo o país em junho de 2025 – mas boa parte das grandes cidades já estão .

Com a popularização dos serviços de streaming, o reinado das TVs Digitais sem internet durou pouco: ao longo dos anos 2010 as televisões conectadas conquistaram o público, que começou a transitar entre as emissoras tradicionais e novidades como Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video.

Atualmente, as Smart TVs mais baratas têm preços bem parecidos com as TVs Digitais convencionais sem conexão. Selecionamos alguns modelos sem conexão que valem a pena de alguma forma, mas também apresentamos logo em seguida alternativas de Smart TVs com preços acessíveis.