ÁGUA E MULHERES
A intensidade dos confrontos nos debates na TV, marcados por trocas de ofensas entre ambos, também pode ter respingado mais em Aécio. Apesar de uma ala tucana considerar que ele foi firme para se defender e contra-atacar Dilma, o eleitorado feminino pode ter considerado o candidato do PSDB ofensivo.
Os estrategistas das duas campanhas acreditam que isso pode ter influenciado fortemente o desempenho de Dilma entre esse eleitorado. O Datafolha mostrou que na largada do segundo turno Aécio tinha 46 por cento das intenções de votos entre as mulheres, enquanto Dilma aparecia com 42 por cento.
No levantamento divulgado na segunda-feira, Dilma aparecia com 46 por cento das intenções de voto entre as mulheres, e Aécio tinha 41 por cento.
Do lado dos tucanos, há ainda outro fator que consideram que pode ter influenciado o desempenho de Dilma: a exploração da crise de abastecimento de água em São Paulo.
A fonte do comitê do PSDB argumentou que, na semana passada, São Paulo amargou, além da escassez de água, uma forte onda de calor. No domingo, quando Dilma explorou a falta d'água no programa eleitoral conseguiu atrair a atenção desse eleitorado psicologicamente revoltado com a crise de abastecimento de água e o calor exagerado.
"O eleitor pode estar se vingando do (Geraldo) Alckmin (governador reeleito de São Paulo no primeiro turno) tirando votos do Aécio", argumentou o estrategista.
Isso explica em parte, na avaliação da fonte petista, a leve melhora de desempenho de Dilma no Estado nos últimos dias.
"Nós vamos perder em São Paulo, mas a diferença que eles esperavam fazer, de 7 milhões de votos, isso não ocorrerá de jeito nenhum. A mídia poupou muito o Alckmin durante o primeiro turno", disse a fonte do comitê de Dilma, lembrando ainda que a petista está com bom desempenho no Rio de Janeiro.
PROPOSTAS E DEBATE FINAL
Nos últimos dias de propaganda na TV, Aécio deve apostar em três frentes para recuperar a dianteira: apresentar propostas mais detalhadas de seus projetos; apontar falhas da gestão Dilma, como obras em atraso; e jogar com a emoção do eleitorado que quer mudança, apresentando imagens de mobilizações de rua e depoimentos favoráveis ao candidato do PSDB.
A fonte da campanha tucana explicou que as pesquisas qualitativas dos debates mostraram que os eleitores se ressentiram da falta de propostas dos dois candidatos.
No debate da Record, quando os ataques pessoais ficaram em segundo plano, Aécio teria conquistado, na avaliação dos tucanos, muito mais eleitores do que Dilma com suas propostas.
"No grupo de 24 indecisos que monitoramos, 14 decidiram o voto pelo Aécio, três optaram pela Dilma e os outros sete permaneceram indecisos", disse o estrategista de Aécio.
Do lado petista, a reta final será usada para reforçar a desconstrução de Aécio e demarcar o terreno entre os que se beneficiaram e ainda podem tirar proveito das políticas públicas e, portanto, não devem escolher o PSDB.
O debate final na TV Globo, na sexta-feira, é encarado como importante, mas não tão decisivo pelos dois lados. Na avaliação dos estrategistas, o formato com dois blocos com perguntas de eleitores pode servir para definir o voto de parte dos indecisos, mas não permitirá confrontos diretos decisivos entre os candidatos.