1. Usuário
Geral
Assine o Estadão
assine

Fundação BB entrega 80 mil cisternas em 9 Estados

MURILO RODRIGUES ALVES - Agência Estado

10 Junho 2014 | 11h 40

A Fundação Banco do Brasil oficializa nesta terça-feira, 10, a entrega de 80 mil cisternas de placas em 9 Estados no semiárido brasileiro. O investimento total foi de R$ 180 milhões para a reaplicação da tecnologia pré-moldada que permite armazenar a água da chuva. A alternativa para a convivência com a seca tornou-se política pública por meio do programa Água para Todos, do governo federal.

As 80 mil cisternas permitem o armazenamento de 1,28 bilhão de litros d''água. A tecnologia vai melhorar a vida de 300 mil pessoas em 133 municípios de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Cada família foi capacitada para o gerenciamento dos recursos hídricos, o que inclui a manutenção da cisterna e o consumo racional da água. Segundo a Fundação Banco do Brasil, é possível que uma família de cinco pessoas possa conviver com a seca por até oito meses. O processo de construção das cisternas de placa tem base em ações de desenvolvimento local e de inclusão socioprodutiva.

"A seca passa a ser compreendida pela população como uma situação com a qual se pode conviver, cuja solução não virá unilateralmente do Estado, mas por meio da articulação de grupos locais e do empoderamento de atores historicamente marginalizados no processo de tomada de decisões", afirmou, em nota, a fundação.