25 cidades já anunciaram aumentos de 8% a 13% na tarifa


Levantamento da associação de empresas diz que, se não houvesse reajuste, qualidade do serviço poderia piorar

Por Eduardo Rodrigues

BRASÍLIA - Enquanto as maiores cidades do País têm protestos, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) alega que a qualidade dos serviços poderia piorar muito se os preços das passagens não fossem corrigidos. De acordo com levantamento da NTU, 25 cidades já anunciaram aumentos nas tarifas de ônibus e metrôs para este ano, com índices médios que variam de 8% a 13%, dependendo da praça.

Para a entidade, a escalada da inflação, a alta do preços dos combustíveis e o represamento tarifário dos anos anteriores justificariam os reajustes. “Muitos municípios não deram reajuste em 2015 e isso causou uma pressão nas empresas que até comprometeu a renovação das frotas. Além disso, o aumento da inflação e dos combustíveis ao longo do ano passado elevou muito o custo da operação”, alega o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha.

Confira o preço da passagem de ônibus nas capitais do País

1 | 28

Passagens de ônibus nas capitais do País

Foto: José Patrício/Estadão
2 | 28

São Paulo (SP)

Foto: Sérgio Castro/Estadão
3 | 28

Belo Horizonte (MG)

Foto: Divulgação
4 | 28

Florianópolis (SC)

Foto: Divulgação
5 | 28

Belém (PA)

Foto: Divulgação
6 | 28

Boa Vista (RR)

Foto: Divulgação
7 | 28

Maceió (AL)

Foto: Divulgação
8 | 28

Natal (RN)

Foto: Divulgação
9 | 28

Vitória (ES)

Foto: Romero Mendonça/Secom-ES/Divulgação
10 | 28

Porto Velho (RO)

Foto: Divulgação
11 | 28

Brasília (DF)

Foto: Divulgação
12 | 28

Cuiabá (MT)

Foto: Divulgação
13 | 28

Campo Grande (MS)

Foto: Divulgadação
14 | 28

São Luís (MA)

Foto: Divulgação
15 | 28

João Pessoa (PB)

Foto: Divulgação
16 | 28

Aracaju (SE)

Foto: Divulgação
17 | 28

Teresina (PI)

Foto: Divulgação
18 | 28

Salvador (BA)

Foto: Divulgação
19 | 28

Rio de Janeiro (RJ)

Foto: Marcos de Paula/Estadão
20 | 28

Curitiba (PR)

Foto: Divulgação
21 | 28

Porto Alegre (RS)

Foto: Paulo Magalhães/Prefeitura de Porto Alegre/Divulgação
22 | 28

Macapá (AP)

Foto: Alex Silveira/Prefeitura de Macapá/Divulgação
23 | 28

Manaus (AM)

Foto: Divulgação
24 | 28

Palmas (TO)

Foto: Valério Zelaya/Prefeitura de Palmas/Divulgação
25 | 28

Rio Branco (AC)

Foto: Adonay Melo/Divulgação
26 | 28

Goiânia (GO)

Foto: Divulgação
27 | 28

Recife (PE)

Foto: Divulgação
28 | 28

Fortaleza (CE)

Foto: Divulgação
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Economia. Segundo o executivo, os reajustes serão suficientes para cobrir a defasagem dos preços na maioria das cidades onde os aumentos já foram anunciados. De acordo com ele, a alta nas tarifas só não precisou ser maior porque muitos municípios aumentaram a concessão de subsídios e descontos tributários para o setor desde os protestos de junho de 2013.

“Além disso, escapamos da reoneração da folha de pagamento pelo governo federal. Isso significou uma economia de R$ 300 milhões por ano, que significaria em média 1,3% a mais nas tarifas”, acrescentou o presidente executivo.

BRASÍLIA - Enquanto as maiores cidades do País têm protestos, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) alega que a qualidade dos serviços poderia piorar muito se os preços das passagens não fossem corrigidos. De acordo com levantamento da NTU, 25 cidades já anunciaram aumentos nas tarifas de ônibus e metrôs para este ano, com índices médios que variam de 8% a 13%, dependendo da praça.

Para a entidade, a escalada da inflação, a alta do preços dos combustíveis e o represamento tarifário dos anos anteriores justificariam os reajustes. “Muitos municípios não deram reajuste em 2015 e isso causou uma pressão nas empresas que até comprometeu a renovação das frotas. Além disso, o aumento da inflação e dos combustíveis ao longo do ano passado elevou muito o custo da operação”, alega o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha.

Confira o preço da passagem de ônibus nas capitais do País

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Passagens de ônibus nas capitais do País

Foto: José Patrício/Estadão
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São Paulo (SP)

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Fortaleza (CE)

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Economia. Segundo o executivo, os reajustes serão suficientes para cobrir a defasagem dos preços na maioria das cidades onde os aumentos já foram anunciados. De acordo com ele, a alta nas tarifas só não precisou ser maior porque muitos municípios aumentaram a concessão de subsídios e descontos tributários para o setor desde os protestos de junho de 2013.

“Além disso, escapamos da reoneração da folha de pagamento pelo governo federal. Isso significou uma economia de R$ 300 milhões por ano, que significaria em média 1,3% a mais nas tarifas”, acrescentou o presidente executivo.

BRASÍLIA - Enquanto as maiores cidades do País têm protestos, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) alega que a qualidade dos serviços poderia piorar muito se os preços das passagens não fossem corrigidos. De acordo com levantamento da NTU, 25 cidades já anunciaram aumentos nas tarifas de ônibus e metrôs para este ano, com índices médios que variam de 8% a 13%, dependendo da praça.

Para a entidade, a escalada da inflação, a alta do preços dos combustíveis e o represamento tarifário dos anos anteriores justificariam os reajustes. “Muitos municípios não deram reajuste em 2015 e isso causou uma pressão nas empresas que até comprometeu a renovação das frotas. Além disso, o aumento da inflação e dos combustíveis ao longo do ano passado elevou muito o custo da operação”, alega o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha.

Confira o preço da passagem de ônibus nas capitais do País

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Palmas (TO)

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Goiânia (GO)

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Recife (PE)

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Fortaleza (CE)

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Economia. Segundo o executivo, os reajustes serão suficientes para cobrir a defasagem dos preços na maioria das cidades onde os aumentos já foram anunciados. De acordo com ele, a alta nas tarifas só não precisou ser maior porque muitos municípios aumentaram a concessão de subsídios e descontos tributários para o setor desde os protestos de junho de 2013.

“Além disso, escapamos da reoneração da folha de pagamento pelo governo federal. Isso significou uma economia de R$ 300 milhões por ano, que significaria em média 1,3% a mais nas tarifas”, acrescentou o presidente executivo.

BRASÍLIA - Enquanto as maiores cidades do País têm protestos, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) alega que a qualidade dos serviços poderia piorar muito se os preços das passagens não fossem corrigidos. De acordo com levantamento da NTU, 25 cidades já anunciaram aumentos nas tarifas de ônibus e metrôs para este ano, com índices médios que variam de 8% a 13%, dependendo da praça.

Para a entidade, a escalada da inflação, a alta do preços dos combustíveis e o represamento tarifário dos anos anteriores justificariam os reajustes. “Muitos municípios não deram reajuste em 2015 e isso causou uma pressão nas empresas que até comprometeu a renovação das frotas. Além disso, o aumento da inflação e dos combustíveis ao longo do ano passado elevou muito o custo da operação”, alega o presidente executivo da NTU, Otávio Cunha.

Confira o preço da passagem de ônibus nas capitais do País

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Curitiba (PR)

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Porto Alegre (RS)

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Macapá (AP)

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Manaus (AM)

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Palmas (TO)

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Economia. Segundo o executivo, os reajustes serão suficientes para cobrir a defasagem dos preços na maioria das cidades onde os aumentos já foram anunciados. De acordo com ele, a alta nas tarifas só não precisou ser maior porque muitos municípios aumentaram a concessão de subsídios e descontos tributários para o setor desde os protestos de junho de 2013.

“Além disso, escapamos da reoneração da folha de pagamento pelo governo federal. Isso significou uma economia de R$ 300 milhões por ano, que significaria em média 1,3% a mais nas tarifas”, acrescentou o presidente executivo.

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