Aeroporto corrigiu falhas apontadas por piloto em 2006


Por Redação

Há três anos, relatório produzido pelo piloto Márcio Aparecido Martins, da Pássaro Azul Táxi Aéreo, apontava problemas com a altura das árvores, pouca iluminação e acúmulo de água na pista do Aeroporto Terravista, em Trancoso. O documento dizia que o potencial de risco em pousos noturnos era alto por não haver sistema de orientação de aterrissagem (o chamado Papi), além da turbulência causada por rajadas de vento e pelas árvores altas nas laterais da pista. O relatório de nove páginas, com fotos, foi encaminhado à época à administração do aeroporto. O Terravista acatou todas as sugestões - comprou equipamentos e reformou o entorno da pista. Assim, o documento nunca foi enviado ao Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Após o acidente, militares de um grupo especial ligado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) refizeram o trajeto do King Air. Não foi verificada nenhuma desconformidade, como obstáculo ou deficiência no sistema de iluminação da pista.

Há três anos, relatório produzido pelo piloto Márcio Aparecido Martins, da Pássaro Azul Táxi Aéreo, apontava problemas com a altura das árvores, pouca iluminação e acúmulo de água na pista do Aeroporto Terravista, em Trancoso. O documento dizia que o potencial de risco em pousos noturnos era alto por não haver sistema de orientação de aterrissagem (o chamado Papi), além da turbulência causada por rajadas de vento e pelas árvores altas nas laterais da pista. O relatório de nove páginas, com fotos, foi encaminhado à época à administração do aeroporto. O Terravista acatou todas as sugestões - comprou equipamentos e reformou o entorno da pista. Assim, o documento nunca foi enviado ao Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Após o acidente, militares de um grupo especial ligado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) refizeram o trajeto do King Air. Não foi verificada nenhuma desconformidade, como obstáculo ou deficiência no sistema de iluminação da pista.

Há três anos, relatório produzido pelo piloto Márcio Aparecido Martins, da Pássaro Azul Táxi Aéreo, apontava problemas com a altura das árvores, pouca iluminação e acúmulo de água na pista do Aeroporto Terravista, em Trancoso. O documento dizia que o potencial de risco em pousos noturnos era alto por não haver sistema de orientação de aterrissagem (o chamado Papi), além da turbulência causada por rajadas de vento e pelas árvores altas nas laterais da pista. O relatório de nove páginas, com fotos, foi encaminhado à época à administração do aeroporto. O Terravista acatou todas as sugestões - comprou equipamentos e reformou o entorno da pista. Assim, o documento nunca foi enviado ao Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Após o acidente, militares de um grupo especial ligado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) refizeram o trajeto do King Air. Não foi verificada nenhuma desconformidade, como obstáculo ou deficiência no sistema de iluminação da pista.

Há três anos, relatório produzido pelo piloto Márcio Aparecido Martins, da Pássaro Azul Táxi Aéreo, apontava problemas com a altura das árvores, pouca iluminação e acúmulo de água na pista do Aeroporto Terravista, em Trancoso. O documento dizia que o potencial de risco em pousos noturnos era alto por não haver sistema de orientação de aterrissagem (o chamado Papi), além da turbulência causada por rajadas de vento e pelas árvores altas nas laterais da pista. O relatório de nove páginas, com fotos, foi encaminhado à época à administração do aeroporto. O Terravista acatou todas as sugestões - comprou equipamentos e reformou o entorno da pista. Assim, o documento nunca foi enviado ao Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Após o acidente, militares de um grupo especial ligado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) refizeram o trajeto do King Air. Não foi verificada nenhuma desconformidade, como obstáculo ou deficiência no sistema de iluminação da pista.

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