Apple deve fazer mais para resolver questão de compras em aplicativos, diz UE


Google propôs medidas como a proibição da palavra "grátis" em game que contiver aplicativos de compras

Por JULIA FIORETTI
A man looks at his Apple iPad in front an Apple logo outside an Apple store in downtown Shanghai in this file photo from March 16, 2012. Apple Inc has agreed to pay $450 million to resolve U.S. state and consumer claims the iPad manufacturer conspired with five major publishers to fix e-book prices, according to court records filed July 16, 2014. REUTERS/Aly Song/Files (CHINA - Tags: BUSINESS) Foto: Reuters

A Apple não forneceu soluções concretas e imediatas para resolver o problema de adultos e crianças que fazem dívidas no cartão de crédito ao fazerem compras usando aplicativos de tablets e telefones celulares, disse a Comissão Europeia nesta sexta-feira.

Na sequência de preocupações levantadas por grupos de consumidores em alguns países europeus, o executivo da União Europeia chamou membros da indústria, políticos e autoridades de proteção ao consumidor para discutir diretrizes mais claras em fevereiro.

continua após a publicidade

Desde então, o Google, dono do sistema operacional para smartphones Android, propôs medidas que estão sendo implementadas. As medidas incluem a proibição de usar a palavra "grátis" quando jogos contiverem aplicativos para compras e mudar as configurações padrão para que os pagamentos tenham que ser autorizados antes de cada compra.

Mas a Comissão disse que a Apple não fez quaisquer compromissos firmes para resolver o problema de aprovação de pagamentos.

"Não foram vistas soluções concretas e imediatas pela Apple até o momento para tratar das preocupações ligadas particularmente com a autorização de pagamentos", disse a Comissão em comunicado.

continua após a publicidade

A Apple disse que vai abordar as preocupações levantadas pela Comissão, embora não tenha dado nenhum prazo sobre quando irá fazer as mudanças, disse o executivo da UE.

"Durante o ano passado nós asseguramos que qualquer aplicativo que permita a clientes fazer compras sejam claramente identificados", disse um porta-voz da Apple. "Vamos continuar a trabalhar com os países membros da Comissão Europeia para dar respostas às suas preocupações".

A man looks at his Apple iPad in front an Apple logo outside an Apple store in downtown Shanghai in this file photo from March 16, 2012. Apple Inc has agreed to pay $450 million to resolve U.S. state and consumer claims the iPad manufacturer conspired with five major publishers to fix e-book prices, according to court records filed July 16, 2014. REUTERS/Aly Song/Files (CHINA - Tags: BUSINESS) Foto: Reuters

A Apple não forneceu soluções concretas e imediatas para resolver o problema de adultos e crianças que fazem dívidas no cartão de crédito ao fazerem compras usando aplicativos de tablets e telefones celulares, disse a Comissão Europeia nesta sexta-feira.

Na sequência de preocupações levantadas por grupos de consumidores em alguns países europeus, o executivo da União Europeia chamou membros da indústria, políticos e autoridades de proteção ao consumidor para discutir diretrizes mais claras em fevereiro.

Desde então, o Google, dono do sistema operacional para smartphones Android, propôs medidas que estão sendo implementadas. As medidas incluem a proibição de usar a palavra "grátis" quando jogos contiverem aplicativos para compras e mudar as configurações padrão para que os pagamentos tenham que ser autorizados antes de cada compra.

Mas a Comissão disse que a Apple não fez quaisquer compromissos firmes para resolver o problema de aprovação de pagamentos.

"Não foram vistas soluções concretas e imediatas pela Apple até o momento para tratar das preocupações ligadas particularmente com a autorização de pagamentos", disse a Comissão em comunicado.

A Apple disse que vai abordar as preocupações levantadas pela Comissão, embora não tenha dado nenhum prazo sobre quando irá fazer as mudanças, disse o executivo da UE.

"Durante o ano passado nós asseguramos que qualquer aplicativo que permita a clientes fazer compras sejam claramente identificados", disse um porta-voz da Apple. "Vamos continuar a trabalhar com os países membros da Comissão Europeia para dar respostas às suas preocupações".

A man looks at his Apple iPad in front an Apple logo outside an Apple store in downtown Shanghai in this file photo from March 16, 2012. Apple Inc has agreed to pay $450 million to resolve U.S. state and consumer claims the iPad manufacturer conspired with five major publishers to fix e-book prices, according to court records filed July 16, 2014. REUTERS/Aly Song/Files (CHINA - Tags: BUSINESS) Foto: Reuters

A Apple não forneceu soluções concretas e imediatas para resolver o problema de adultos e crianças que fazem dívidas no cartão de crédito ao fazerem compras usando aplicativos de tablets e telefones celulares, disse a Comissão Europeia nesta sexta-feira.

Na sequência de preocupações levantadas por grupos de consumidores em alguns países europeus, o executivo da União Europeia chamou membros da indústria, políticos e autoridades de proteção ao consumidor para discutir diretrizes mais claras em fevereiro.

Desde então, o Google, dono do sistema operacional para smartphones Android, propôs medidas que estão sendo implementadas. As medidas incluem a proibição de usar a palavra "grátis" quando jogos contiverem aplicativos para compras e mudar as configurações padrão para que os pagamentos tenham que ser autorizados antes de cada compra.

Mas a Comissão disse que a Apple não fez quaisquer compromissos firmes para resolver o problema de aprovação de pagamentos.

"Não foram vistas soluções concretas e imediatas pela Apple até o momento para tratar das preocupações ligadas particularmente com a autorização de pagamentos", disse a Comissão em comunicado.

A Apple disse que vai abordar as preocupações levantadas pela Comissão, embora não tenha dado nenhum prazo sobre quando irá fazer as mudanças, disse o executivo da UE.

"Durante o ano passado nós asseguramos que qualquer aplicativo que permita a clientes fazer compras sejam claramente identificados", disse um porta-voz da Apple. "Vamos continuar a trabalhar com os países membros da Comissão Europeia para dar respostas às suas preocupações".

A man looks at his Apple iPad in front an Apple logo outside an Apple store in downtown Shanghai in this file photo from March 16, 2012. Apple Inc has agreed to pay $450 million to resolve U.S. state and consumer claims the iPad manufacturer conspired with five major publishers to fix e-book prices, according to court records filed July 16, 2014. REUTERS/Aly Song/Files (CHINA - Tags: BUSINESS) Foto: Reuters

A Apple não forneceu soluções concretas e imediatas para resolver o problema de adultos e crianças que fazem dívidas no cartão de crédito ao fazerem compras usando aplicativos de tablets e telefones celulares, disse a Comissão Europeia nesta sexta-feira.

Na sequência de preocupações levantadas por grupos de consumidores em alguns países europeus, o executivo da União Europeia chamou membros da indústria, políticos e autoridades de proteção ao consumidor para discutir diretrizes mais claras em fevereiro.

Desde então, o Google, dono do sistema operacional para smartphones Android, propôs medidas que estão sendo implementadas. As medidas incluem a proibição de usar a palavra "grátis" quando jogos contiverem aplicativos para compras e mudar as configurações padrão para que os pagamentos tenham que ser autorizados antes de cada compra.

Mas a Comissão disse que a Apple não fez quaisquer compromissos firmes para resolver o problema de aprovação de pagamentos.

"Não foram vistas soluções concretas e imediatas pela Apple até o momento para tratar das preocupações ligadas particularmente com a autorização de pagamentos", disse a Comissão em comunicado.

A Apple disse que vai abordar as preocupações levantadas pela Comissão, embora não tenha dado nenhum prazo sobre quando irá fazer as mudanças, disse o executivo da UE.

"Durante o ano passado nós asseguramos que qualquer aplicativo que permita a clientes fazer compras sejam claramente identificados", disse um porta-voz da Apple. "Vamos continuar a trabalhar com os países membros da Comissão Europeia para dar respostas às suas preocupações".

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.