Comissão pede vistoria em Congonhas e na TAM


Inspeções estão entre as 12 recomendações feitas por grupo da FAB que investiga tragédia

Por Redação

Uma lista de 12 propostas de recomendações para diversos órgãos do setor aéreo elaborada pela comissão da Força Aérea Brasileira (FAB) que apura o acidente com o Airbus da TAM pede vistorias especiais na empresa aérea e no Aeroporto de Congonhas e deixa clara a preocupação dos investigadores com as condições das pistas principal e auxiliar. Oito sugestões referem-se a avaliação, controle e monitoramento das pistas, especialmente em dias de chuva. Uma das propostas é de que seja feita uma "avaliação de performance de aeronaves a jato de grande porte" para estabelecer "parâmetros e procedimentos operacionais de vôo e de infra-estrutura que garantam a segurança das operações de pouso e decolagem no aeroporto". A avaliação deverá ser "baseada em demonstrações de operações reais com técnicas especiais de pouso em pista molhada". A comissão sugere uma recomendação específica à TAM: reforçar aos pilotos e co-pilotos a obrigatoriedade de observar as normas de procedimento referentes aos reversos, freios localizados nas turbinas. O Airbus acidentado pousou na pista principal de Congonhas, que estava molhada e escorregadia, com o reverso direito travado. A análise das caixas-pretas do avião mostrou que um dos manetes da potência dos motores estava na posição errada, o que fez com que a turbina direita, que estava com o reverso travado, acelerasse, enquanto a esquerda diminuía a velocidade. Uma minuta com as propostas foi enviada pelo chefe da comissão, tenente-coronel da Aeronáutica Fernando Camargo, ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), onde serão avaliadas. As que forem aprovadas passarão a valer como normas a serem cumpridas pela Infraero, pela Anac, pelas empresas aéreas e pelo próprio Cenipa. Segundo a Assessoria de Imprensa da Aeronáutica, as sugestões serão combinadas com propostas feitas pela comissão que apura o acidente com o avião da companhia Pantanal que derrapou na pista principal de Congonhas, no dia 16 de julho. No dia seguinte, o A320 da TAM atravessou a mesma pista e bateu no prédio da TAM Express, matando 199 pessoas.

Uma lista de 12 propostas de recomendações para diversos órgãos do setor aéreo elaborada pela comissão da Força Aérea Brasileira (FAB) que apura o acidente com o Airbus da TAM pede vistorias especiais na empresa aérea e no Aeroporto de Congonhas e deixa clara a preocupação dos investigadores com as condições das pistas principal e auxiliar. Oito sugestões referem-se a avaliação, controle e monitoramento das pistas, especialmente em dias de chuva. Uma das propostas é de que seja feita uma "avaliação de performance de aeronaves a jato de grande porte" para estabelecer "parâmetros e procedimentos operacionais de vôo e de infra-estrutura que garantam a segurança das operações de pouso e decolagem no aeroporto". A avaliação deverá ser "baseada em demonstrações de operações reais com técnicas especiais de pouso em pista molhada". A comissão sugere uma recomendação específica à TAM: reforçar aos pilotos e co-pilotos a obrigatoriedade de observar as normas de procedimento referentes aos reversos, freios localizados nas turbinas. O Airbus acidentado pousou na pista principal de Congonhas, que estava molhada e escorregadia, com o reverso direito travado. A análise das caixas-pretas do avião mostrou que um dos manetes da potência dos motores estava na posição errada, o que fez com que a turbina direita, que estava com o reverso travado, acelerasse, enquanto a esquerda diminuía a velocidade. Uma minuta com as propostas foi enviada pelo chefe da comissão, tenente-coronel da Aeronáutica Fernando Camargo, ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), onde serão avaliadas. As que forem aprovadas passarão a valer como normas a serem cumpridas pela Infraero, pela Anac, pelas empresas aéreas e pelo próprio Cenipa. Segundo a Assessoria de Imprensa da Aeronáutica, as sugestões serão combinadas com propostas feitas pela comissão que apura o acidente com o avião da companhia Pantanal que derrapou na pista principal de Congonhas, no dia 16 de julho. No dia seguinte, o A320 da TAM atravessou a mesma pista e bateu no prédio da TAM Express, matando 199 pessoas.

Uma lista de 12 propostas de recomendações para diversos órgãos do setor aéreo elaborada pela comissão da Força Aérea Brasileira (FAB) que apura o acidente com o Airbus da TAM pede vistorias especiais na empresa aérea e no Aeroporto de Congonhas e deixa clara a preocupação dos investigadores com as condições das pistas principal e auxiliar. Oito sugestões referem-se a avaliação, controle e monitoramento das pistas, especialmente em dias de chuva. Uma das propostas é de que seja feita uma "avaliação de performance de aeronaves a jato de grande porte" para estabelecer "parâmetros e procedimentos operacionais de vôo e de infra-estrutura que garantam a segurança das operações de pouso e decolagem no aeroporto". A avaliação deverá ser "baseada em demonstrações de operações reais com técnicas especiais de pouso em pista molhada". A comissão sugere uma recomendação específica à TAM: reforçar aos pilotos e co-pilotos a obrigatoriedade de observar as normas de procedimento referentes aos reversos, freios localizados nas turbinas. O Airbus acidentado pousou na pista principal de Congonhas, que estava molhada e escorregadia, com o reverso direito travado. A análise das caixas-pretas do avião mostrou que um dos manetes da potência dos motores estava na posição errada, o que fez com que a turbina direita, que estava com o reverso travado, acelerasse, enquanto a esquerda diminuía a velocidade. Uma minuta com as propostas foi enviada pelo chefe da comissão, tenente-coronel da Aeronáutica Fernando Camargo, ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), onde serão avaliadas. As que forem aprovadas passarão a valer como normas a serem cumpridas pela Infraero, pela Anac, pelas empresas aéreas e pelo próprio Cenipa. Segundo a Assessoria de Imprensa da Aeronáutica, as sugestões serão combinadas com propostas feitas pela comissão que apura o acidente com o avião da companhia Pantanal que derrapou na pista principal de Congonhas, no dia 16 de julho. No dia seguinte, o A320 da TAM atravessou a mesma pista e bateu no prédio da TAM Express, matando 199 pessoas.

Uma lista de 12 propostas de recomendações para diversos órgãos do setor aéreo elaborada pela comissão da Força Aérea Brasileira (FAB) que apura o acidente com o Airbus da TAM pede vistorias especiais na empresa aérea e no Aeroporto de Congonhas e deixa clara a preocupação dos investigadores com as condições das pistas principal e auxiliar. Oito sugestões referem-se a avaliação, controle e monitoramento das pistas, especialmente em dias de chuva. Uma das propostas é de que seja feita uma "avaliação de performance de aeronaves a jato de grande porte" para estabelecer "parâmetros e procedimentos operacionais de vôo e de infra-estrutura que garantam a segurança das operações de pouso e decolagem no aeroporto". A avaliação deverá ser "baseada em demonstrações de operações reais com técnicas especiais de pouso em pista molhada". A comissão sugere uma recomendação específica à TAM: reforçar aos pilotos e co-pilotos a obrigatoriedade de observar as normas de procedimento referentes aos reversos, freios localizados nas turbinas. O Airbus acidentado pousou na pista principal de Congonhas, que estava molhada e escorregadia, com o reverso direito travado. A análise das caixas-pretas do avião mostrou que um dos manetes da potência dos motores estava na posição errada, o que fez com que a turbina direita, que estava com o reverso travado, acelerasse, enquanto a esquerda diminuía a velocidade. Uma minuta com as propostas foi enviada pelo chefe da comissão, tenente-coronel da Aeronáutica Fernando Camargo, ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), onde serão avaliadas. As que forem aprovadas passarão a valer como normas a serem cumpridas pela Infraero, pela Anac, pelas empresas aéreas e pelo próprio Cenipa. Segundo a Assessoria de Imprensa da Aeronáutica, as sugestões serão combinadas com propostas feitas pela comissão que apura o acidente com o avião da companhia Pantanal que derrapou na pista principal de Congonhas, no dia 16 de julho. No dia seguinte, o A320 da TAM atravessou a mesma pista e bateu no prédio da TAM Express, matando 199 pessoas.

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