Jobim: obra na pista principal de Cumbica começa em setembro


Por Tania Monteiro

As obras de recuperação da pista principal do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, serão iniciadas em setembro, conforme anunciou ontem o ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante depoimento à CPI do Apagão Aéreo, no Senado. Os trabalhos vão começar por uma das cabeceiras e depois passarão para a outra, sempre com interdição parcial da pista. Só em janeiro, quando as duas pontas estiverem recuperadas, os 1.400 metros do meio da pista serão consertados, com o fechamento completo, em janeiro e fevereiro de 2008. Com isso, o final das obras que estava previsto para março, foi antecipado para fevereiro. Nos dois meses em que a pista principal de Cumbica ficar fechada, 21 freqüências de vôos e decolagens serão transferidas para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Até o fim de agosto, a Infraero deverá ter concluído as obras de ampliação do terminal de passageiros de Viracopos, que, atualmente, recebe 840 pousos e decolagens, mas tem disponibilidade para receber mais 763. A primeira interdição, de setembro a outubro, será de 1.700 metros. Em novembro e dezembro, será fechada a outra extremidade, com 1.400 metros. Em janeiro, o meio da pista e a área de escape serão recuperados. A obra envolverá toda a recuperação da pista e aplicação de grooving (ranhuras que evitam o acúmulo de água), além da instalação de novos ILS, equipamento que permitem pousos e decolagens com mau tempo. O ministro disse que está conversando com o governador de São Paulo, José Serra, sobre a necessidade de construção de ligações expressas entre São Paulo e Guarulhos e São Paulo e Campinas, já que os aeroportos passarão a ser mais usados. As obras, reconheceu o ministro, não são de curto prazo. Jobim defendeu ainda a construção de um trem como o que ligava Rio e São Paulo. Ele anunciou que já conversou com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre a necessidade de liberar mais recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a infra-estrutura de aeroportos. Já estão autorizados R$ 3 bilhões.

As obras de recuperação da pista principal do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, serão iniciadas em setembro, conforme anunciou ontem o ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante depoimento à CPI do Apagão Aéreo, no Senado. Os trabalhos vão começar por uma das cabeceiras e depois passarão para a outra, sempre com interdição parcial da pista. Só em janeiro, quando as duas pontas estiverem recuperadas, os 1.400 metros do meio da pista serão consertados, com o fechamento completo, em janeiro e fevereiro de 2008. Com isso, o final das obras que estava previsto para março, foi antecipado para fevereiro. Nos dois meses em que a pista principal de Cumbica ficar fechada, 21 freqüências de vôos e decolagens serão transferidas para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Até o fim de agosto, a Infraero deverá ter concluído as obras de ampliação do terminal de passageiros de Viracopos, que, atualmente, recebe 840 pousos e decolagens, mas tem disponibilidade para receber mais 763. A primeira interdição, de setembro a outubro, será de 1.700 metros. Em novembro e dezembro, será fechada a outra extremidade, com 1.400 metros. Em janeiro, o meio da pista e a área de escape serão recuperados. A obra envolverá toda a recuperação da pista e aplicação de grooving (ranhuras que evitam o acúmulo de água), além da instalação de novos ILS, equipamento que permitem pousos e decolagens com mau tempo. O ministro disse que está conversando com o governador de São Paulo, José Serra, sobre a necessidade de construção de ligações expressas entre São Paulo e Guarulhos e São Paulo e Campinas, já que os aeroportos passarão a ser mais usados. As obras, reconheceu o ministro, não são de curto prazo. Jobim defendeu ainda a construção de um trem como o que ligava Rio e São Paulo. Ele anunciou que já conversou com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre a necessidade de liberar mais recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a infra-estrutura de aeroportos. Já estão autorizados R$ 3 bilhões.

As obras de recuperação da pista principal do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, serão iniciadas em setembro, conforme anunciou ontem o ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante depoimento à CPI do Apagão Aéreo, no Senado. Os trabalhos vão começar por uma das cabeceiras e depois passarão para a outra, sempre com interdição parcial da pista. Só em janeiro, quando as duas pontas estiverem recuperadas, os 1.400 metros do meio da pista serão consertados, com o fechamento completo, em janeiro e fevereiro de 2008. Com isso, o final das obras que estava previsto para março, foi antecipado para fevereiro. Nos dois meses em que a pista principal de Cumbica ficar fechada, 21 freqüências de vôos e decolagens serão transferidas para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Até o fim de agosto, a Infraero deverá ter concluído as obras de ampliação do terminal de passageiros de Viracopos, que, atualmente, recebe 840 pousos e decolagens, mas tem disponibilidade para receber mais 763. A primeira interdição, de setembro a outubro, será de 1.700 metros. Em novembro e dezembro, será fechada a outra extremidade, com 1.400 metros. Em janeiro, o meio da pista e a área de escape serão recuperados. A obra envolverá toda a recuperação da pista e aplicação de grooving (ranhuras que evitam o acúmulo de água), além da instalação de novos ILS, equipamento que permitem pousos e decolagens com mau tempo. O ministro disse que está conversando com o governador de São Paulo, José Serra, sobre a necessidade de construção de ligações expressas entre São Paulo e Guarulhos e São Paulo e Campinas, já que os aeroportos passarão a ser mais usados. As obras, reconheceu o ministro, não são de curto prazo. Jobim defendeu ainda a construção de um trem como o que ligava Rio e São Paulo. Ele anunciou que já conversou com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre a necessidade de liberar mais recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a infra-estrutura de aeroportos. Já estão autorizados R$ 3 bilhões.

As obras de recuperação da pista principal do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, serão iniciadas em setembro, conforme anunciou ontem o ministro da Defesa, Nelson Jobim, durante depoimento à CPI do Apagão Aéreo, no Senado. Os trabalhos vão começar por uma das cabeceiras e depois passarão para a outra, sempre com interdição parcial da pista. Só em janeiro, quando as duas pontas estiverem recuperadas, os 1.400 metros do meio da pista serão consertados, com o fechamento completo, em janeiro e fevereiro de 2008. Com isso, o final das obras que estava previsto para março, foi antecipado para fevereiro. Nos dois meses em que a pista principal de Cumbica ficar fechada, 21 freqüências de vôos e decolagens serão transferidas para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Até o fim de agosto, a Infraero deverá ter concluído as obras de ampliação do terminal de passageiros de Viracopos, que, atualmente, recebe 840 pousos e decolagens, mas tem disponibilidade para receber mais 763. A primeira interdição, de setembro a outubro, será de 1.700 metros. Em novembro e dezembro, será fechada a outra extremidade, com 1.400 metros. Em janeiro, o meio da pista e a área de escape serão recuperados. A obra envolverá toda a recuperação da pista e aplicação de grooving (ranhuras que evitam o acúmulo de água), além da instalação de novos ILS, equipamento que permitem pousos e decolagens com mau tempo. O ministro disse que está conversando com o governador de São Paulo, José Serra, sobre a necessidade de construção de ligações expressas entre São Paulo e Guarulhos e São Paulo e Campinas, já que os aeroportos passarão a ser mais usados. As obras, reconheceu o ministro, não são de curto prazo. Jobim defendeu ainda a construção de um trem como o que ligava Rio e São Paulo. Ele anunciou que já conversou com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre a necessidade de liberar mais recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a infra-estrutura de aeroportos. Já estão autorizados R$ 3 bilhões.

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