Venda de PCs no Brasil tem queda anual de 0,3% no 3o tri, diz IDC


Por Redação

As vendas de computadores pessoais no Brasil no terceiro trimestre recuaram 0,3 por cento sobre o mesmo período de 2011, para cerca de 4 milhões de unidades, informou nesta sexta-feira a empresa de pesquisa de mercado IDC. Segundo o levantamento, na comparação com o segundo trimestre, as vendas de julho a setembro cresceram 1,9 por cento, em meio a uma demanda retraída por parte de empresas e usuários domésticos. "O mercado brasileiro de PCs segue fortemente impactado pela variação do dólar, pela grande cautela do setor privado face às especulações dos resultados da crise internacional e pela demanda retraída dos usuários domésticos", afirmou em comunicado Camila Pereira Santos, analista de mercado da IDC Brasil. A expectativa da IDC para o mercado de PCs do Brasil em 2012 é de um crescimento de 2 por cento. A pesquisa identificou um cenário em que o varejo trabalha com volume elevado de estoque de computadores e com foco na venda dos equipamentos com sistema operacional Windows 7. "Os brasileiros já têm opção de encontrar equipamentos com Windows 8. Por isso, o varejo tem criado ofertas agressivas com preços bastante convidativos. Mas, mesmo assim, o consumidor ainda não reagiu da forma esperada", disse Camila. Nesta sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto do país no terceiro trimestre subiu apenas 0,6 por cento sobre o segundo trimestre e 0,9 por cento na comparação anual, abaixo do esperado pelo mercado, segundo pesquisas da Reuters . A IDC afirmou que parte da performance reduzida das vendas de PCs pode ser atribuída "à distribuição dos recursos dos brasileiros entre computadores, tablets e smartphones". No trimestre passado, as vendas de desktops tombaram 13,7 por cento sobre o mesmo período de 2011, enquanto as vendas de notebooks cresceram 10,6 por cento. No início do ano, a IDC esperava crescimento anual de cerca de 15 por cento nas vendas de PCs no terceiro trimestre. (Por Alberto Alerigi Jr.)

As vendas de computadores pessoais no Brasil no terceiro trimestre recuaram 0,3 por cento sobre o mesmo período de 2011, para cerca de 4 milhões de unidades, informou nesta sexta-feira a empresa de pesquisa de mercado IDC. Segundo o levantamento, na comparação com o segundo trimestre, as vendas de julho a setembro cresceram 1,9 por cento, em meio a uma demanda retraída por parte de empresas e usuários domésticos. "O mercado brasileiro de PCs segue fortemente impactado pela variação do dólar, pela grande cautela do setor privado face às especulações dos resultados da crise internacional e pela demanda retraída dos usuários domésticos", afirmou em comunicado Camila Pereira Santos, analista de mercado da IDC Brasil. A expectativa da IDC para o mercado de PCs do Brasil em 2012 é de um crescimento de 2 por cento. A pesquisa identificou um cenário em que o varejo trabalha com volume elevado de estoque de computadores e com foco na venda dos equipamentos com sistema operacional Windows 7. "Os brasileiros já têm opção de encontrar equipamentos com Windows 8. Por isso, o varejo tem criado ofertas agressivas com preços bastante convidativos. Mas, mesmo assim, o consumidor ainda não reagiu da forma esperada", disse Camila. Nesta sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto do país no terceiro trimestre subiu apenas 0,6 por cento sobre o segundo trimestre e 0,9 por cento na comparação anual, abaixo do esperado pelo mercado, segundo pesquisas da Reuters . A IDC afirmou que parte da performance reduzida das vendas de PCs pode ser atribuída "à distribuição dos recursos dos brasileiros entre computadores, tablets e smartphones". No trimestre passado, as vendas de desktops tombaram 13,7 por cento sobre o mesmo período de 2011, enquanto as vendas de notebooks cresceram 10,6 por cento. No início do ano, a IDC esperava crescimento anual de cerca de 15 por cento nas vendas de PCs no terceiro trimestre. (Por Alberto Alerigi Jr.)

As vendas de computadores pessoais no Brasil no terceiro trimestre recuaram 0,3 por cento sobre o mesmo período de 2011, para cerca de 4 milhões de unidades, informou nesta sexta-feira a empresa de pesquisa de mercado IDC. Segundo o levantamento, na comparação com o segundo trimestre, as vendas de julho a setembro cresceram 1,9 por cento, em meio a uma demanda retraída por parte de empresas e usuários domésticos. "O mercado brasileiro de PCs segue fortemente impactado pela variação do dólar, pela grande cautela do setor privado face às especulações dos resultados da crise internacional e pela demanda retraída dos usuários domésticos", afirmou em comunicado Camila Pereira Santos, analista de mercado da IDC Brasil. A expectativa da IDC para o mercado de PCs do Brasil em 2012 é de um crescimento de 2 por cento. A pesquisa identificou um cenário em que o varejo trabalha com volume elevado de estoque de computadores e com foco na venda dos equipamentos com sistema operacional Windows 7. "Os brasileiros já têm opção de encontrar equipamentos com Windows 8. Por isso, o varejo tem criado ofertas agressivas com preços bastante convidativos. Mas, mesmo assim, o consumidor ainda não reagiu da forma esperada", disse Camila. Nesta sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto do país no terceiro trimestre subiu apenas 0,6 por cento sobre o segundo trimestre e 0,9 por cento na comparação anual, abaixo do esperado pelo mercado, segundo pesquisas da Reuters . A IDC afirmou que parte da performance reduzida das vendas de PCs pode ser atribuída "à distribuição dos recursos dos brasileiros entre computadores, tablets e smartphones". No trimestre passado, as vendas de desktops tombaram 13,7 por cento sobre o mesmo período de 2011, enquanto as vendas de notebooks cresceram 10,6 por cento. No início do ano, a IDC esperava crescimento anual de cerca de 15 por cento nas vendas de PCs no terceiro trimestre. (Por Alberto Alerigi Jr.)

As vendas de computadores pessoais no Brasil no terceiro trimestre recuaram 0,3 por cento sobre o mesmo período de 2011, para cerca de 4 milhões de unidades, informou nesta sexta-feira a empresa de pesquisa de mercado IDC. Segundo o levantamento, na comparação com o segundo trimestre, as vendas de julho a setembro cresceram 1,9 por cento, em meio a uma demanda retraída por parte de empresas e usuários domésticos. "O mercado brasileiro de PCs segue fortemente impactado pela variação do dólar, pela grande cautela do setor privado face às especulações dos resultados da crise internacional e pela demanda retraída dos usuários domésticos", afirmou em comunicado Camila Pereira Santos, analista de mercado da IDC Brasil. A expectativa da IDC para o mercado de PCs do Brasil em 2012 é de um crescimento de 2 por cento. A pesquisa identificou um cenário em que o varejo trabalha com volume elevado de estoque de computadores e com foco na venda dos equipamentos com sistema operacional Windows 7. "Os brasileiros já têm opção de encontrar equipamentos com Windows 8. Por isso, o varejo tem criado ofertas agressivas com preços bastante convidativos. Mas, mesmo assim, o consumidor ainda não reagiu da forma esperada", disse Camila. Nesta sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto do país no terceiro trimestre subiu apenas 0,6 por cento sobre o segundo trimestre e 0,9 por cento na comparação anual, abaixo do esperado pelo mercado, segundo pesquisas da Reuters . A IDC afirmou que parte da performance reduzida das vendas de PCs pode ser atribuída "à distribuição dos recursos dos brasileiros entre computadores, tablets e smartphones". No trimestre passado, as vendas de desktops tombaram 13,7 por cento sobre o mesmo período de 2011, enquanto as vendas de notebooks cresceram 10,6 por cento. No início do ano, a IDC esperava crescimento anual de cerca de 15 por cento nas vendas de PCs no terceiro trimestre. (Por Alberto Alerigi Jr.)

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