Estudo sugere que primeiros americanos vieram da Austrália


Por Agencia Estado

Os índios americanos, originários do norte da Ásia, podem não ser os primeiros habitantes das Américas, como acreditou-se até hoje. Um estudo feito por Silvia Gonzalez, da Universidade John Moores, de Liverpool, sugere que homens vindos da Austrália, do sul da Ásia e do Pacífico chegaram antes. A pesquisadora estudou ossadas antigas, encontradas no México, e descobriu que algumas delas tinham mais de 12 mil anos. Enquanto o esqueleto mais antigo de um nativo americano que se conhecia era datado em nove mil anos atrás. As ossadas analisadas têm estrutura diferente daquelas dos índios americanos. São estreitas e alongadas, enquanto as deles são amplas e achatadas. Gonzalez diz que ocorreram várias ondas migratórias para a América, em épocas diferentes e de lugares distintos. A primeira teria partido da Austrália e seguido via Japão e Polinésia, pela costa americana do Pacífico. Um esqueleto particularmente bem preservado foi o de uma mulher, que viveu há aproximadamente 12, 7 mil anos. ?Nós extraímos o DNA dela. Vai ser uma bomba?, disse a pesquisadora. Para Gonzalez, os índios americanos ?não podem dizer que foram os primeiros de lá?.

Os índios americanos, originários do norte da Ásia, podem não ser os primeiros habitantes das Américas, como acreditou-se até hoje. Um estudo feito por Silvia Gonzalez, da Universidade John Moores, de Liverpool, sugere que homens vindos da Austrália, do sul da Ásia e do Pacífico chegaram antes. A pesquisadora estudou ossadas antigas, encontradas no México, e descobriu que algumas delas tinham mais de 12 mil anos. Enquanto o esqueleto mais antigo de um nativo americano que se conhecia era datado em nove mil anos atrás. As ossadas analisadas têm estrutura diferente daquelas dos índios americanos. São estreitas e alongadas, enquanto as deles são amplas e achatadas. Gonzalez diz que ocorreram várias ondas migratórias para a América, em épocas diferentes e de lugares distintos. A primeira teria partido da Austrália e seguido via Japão e Polinésia, pela costa americana do Pacífico. Um esqueleto particularmente bem preservado foi o de uma mulher, que viveu há aproximadamente 12, 7 mil anos. ?Nós extraímos o DNA dela. Vai ser uma bomba?, disse a pesquisadora. Para Gonzalez, os índios americanos ?não podem dizer que foram os primeiros de lá?.

Os índios americanos, originários do norte da Ásia, podem não ser os primeiros habitantes das Américas, como acreditou-se até hoje. Um estudo feito por Silvia Gonzalez, da Universidade John Moores, de Liverpool, sugere que homens vindos da Austrália, do sul da Ásia e do Pacífico chegaram antes. A pesquisadora estudou ossadas antigas, encontradas no México, e descobriu que algumas delas tinham mais de 12 mil anos. Enquanto o esqueleto mais antigo de um nativo americano que se conhecia era datado em nove mil anos atrás. As ossadas analisadas têm estrutura diferente daquelas dos índios americanos. São estreitas e alongadas, enquanto as deles são amplas e achatadas. Gonzalez diz que ocorreram várias ondas migratórias para a América, em épocas diferentes e de lugares distintos. A primeira teria partido da Austrália e seguido via Japão e Polinésia, pela costa americana do Pacífico. Um esqueleto particularmente bem preservado foi o de uma mulher, que viveu há aproximadamente 12, 7 mil anos. ?Nós extraímos o DNA dela. Vai ser uma bomba?, disse a pesquisadora. Para Gonzalez, os índios americanos ?não podem dizer que foram os primeiros de lá?.

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.