Seção Pró-Museu completa uma década


Veiculada diariamente pelo Caderno 2, a coluna divulga a programação cultural e educativa de 15 espaços expositivos

Por Redação

Os museus, com suas diversas dificuldades, inclusive, financeiras, raramente podem pagar por anúncios publicitários. ''É uma área da cultura muito abandonada e essas instituições têm necessidade de divulgar suas atividades'', diz o diretor de Marketing e Mercado Leitor do Grupo Estado, Antônio Hércules Júnior. Por isso, o jornal O Estado de S. Paulo deu início ao projeto Pró-Museu, que agora completa 10 anos. Por meio dele, são publicados diariamente, no espaço publicitário dos classificados do Caderno 2, anúncios com dois formatos padronizados, que trazem o logotipo dos museus e instituições - todos com sede na cidade de São Paulo - contemplados pelo projeto e chamadas para suas programações culturais e educativas. É um espaço permanente: a cada dia há um rodízio dos anúncios e suas programações são atualizadas pela equipe da área de eventos e promoções do jornal. No início do projeto, em 1998, 13 museus e instituições foram selecionadas. Hoje, são 15 no total (lista ao lado). ''A regra para serem contemplados é de serem instituições de arte que possuam acervo permanente'', diz Hércules. Segundo Ligia Monteiro Sophia, supervisora de eventos e promoções do Estadão, outros museus, como os de História, querem entrar no programa, mas a mídia é voltada apenas para as instituições de artes visuais. ''A idéia é ajudar os museus. No início do projeto fizemos um levantamento para ver se o Pró-Museu dava retorno para as instituições e o resultado bem positivo, sim'', completa Hércules. Os diretores de museus contemplados pelo programa são unânimes quando falam sobre o Pró-Museu. ''Sem dúvida, é um projeto muito importante, que até já se tornou tradicional. Os museus, sempre com dificuldade de divulgação na mídia, precisam dessa ponte com o público'', afirma Emanoel Araújo, do Museu Afro Brasil, que entrou, no ano passado, no Pró-Museu. ''Participar do Pró-Museu é uma maneira de estar diariamente no jornal, é um elemento importante de divulgação'', diz Marcelo Mattos Araujo, diretor da Pinacoteca do Estado. ''Normalmente, os museus não têm verba para mídia. A veiculação no jornal dá visibilidade para nossas instituições'', diz Miriam Lerner, diretora-geral do Museu da Casa Brasileira, desde o início dentro do projeto. Museus e Instituições Museu de Arte Sacra Museu da Casa Brasileira Museu Afro Brasil Centro Cultural São Paulo Centro Universitário Maria Antonia Museu Lasar Segall Museu de Arte Brasileira da Faap MAC-USP MAM Fundação Maria Luiza e Oscar Americano Masp MIS MuBE Paço das Artes Pinacoteca do Estado

Os museus, com suas diversas dificuldades, inclusive, financeiras, raramente podem pagar por anúncios publicitários. ''É uma área da cultura muito abandonada e essas instituições têm necessidade de divulgar suas atividades'', diz o diretor de Marketing e Mercado Leitor do Grupo Estado, Antônio Hércules Júnior. Por isso, o jornal O Estado de S. Paulo deu início ao projeto Pró-Museu, que agora completa 10 anos. Por meio dele, são publicados diariamente, no espaço publicitário dos classificados do Caderno 2, anúncios com dois formatos padronizados, que trazem o logotipo dos museus e instituições - todos com sede na cidade de São Paulo - contemplados pelo projeto e chamadas para suas programações culturais e educativas. É um espaço permanente: a cada dia há um rodízio dos anúncios e suas programações são atualizadas pela equipe da área de eventos e promoções do jornal. No início do projeto, em 1998, 13 museus e instituições foram selecionadas. Hoje, são 15 no total (lista ao lado). ''A regra para serem contemplados é de serem instituições de arte que possuam acervo permanente'', diz Hércules. Segundo Ligia Monteiro Sophia, supervisora de eventos e promoções do Estadão, outros museus, como os de História, querem entrar no programa, mas a mídia é voltada apenas para as instituições de artes visuais. ''A idéia é ajudar os museus. No início do projeto fizemos um levantamento para ver se o Pró-Museu dava retorno para as instituições e o resultado bem positivo, sim'', completa Hércules. Os diretores de museus contemplados pelo programa são unânimes quando falam sobre o Pró-Museu. ''Sem dúvida, é um projeto muito importante, que até já se tornou tradicional. Os museus, sempre com dificuldade de divulgação na mídia, precisam dessa ponte com o público'', afirma Emanoel Araújo, do Museu Afro Brasil, que entrou, no ano passado, no Pró-Museu. ''Participar do Pró-Museu é uma maneira de estar diariamente no jornal, é um elemento importante de divulgação'', diz Marcelo Mattos Araujo, diretor da Pinacoteca do Estado. ''Normalmente, os museus não têm verba para mídia. A veiculação no jornal dá visibilidade para nossas instituições'', diz Miriam Lerner, diretora-geral do Museu da Casa Brasileira, desde o início dentro do projeto. Museus e Instituições Museu de Arte Sacra Museu da Casa Brasileira Museu Afro Brasil Centro Cultural São Paulo Centro Universitário Maria Antonia Museu Lasar Segall Museu de Arte Brasileira da Faap MAC-USP MAM Fundação Maria Luiza e Oscar Americano Masp MIS MuBE Paço das Artes Pinacoteca do Estado

Os museus, com suas diversas dificuldades, inclusive, financeiras, raramente podem pagar por anúncios publicitários. ''É uma área da cultura muito abandonada e essas instituições têm necessidade de divulgar suas atividades'', diz o diretor de Marketing e Mercado Leitor do Grupo Estado, Antônio Hércules Júnior. Por isso, o jornal O Estado de S. Paulo deu início ao projeto Pró-Museu, que agora completa 10 anos. Por meio dele, são publicados diariamente, no espaço publicitário dos classificados do Caderno 2, anúncios com dois formatos padronizados, que trazem o logotipo dos museus e instituições - todos com sede na cidade de São Paulo - contemplados pelo projeto e chamadas para suas programações culturais e educativas. É um espaço permanente: a cada dia há um rodízio dos anúncios e suas programações são atualizadas pela equipe da área de eventos e promoções do jornal. No início do projeto, em 1998, 13 museus e instituições foram selecionadas. Hoje, são 15 no total (lista ao lado). ''A regra para serem contemplados é de serem instituições de arte que possuam acervo permanente'', diz Hércules. Segundo Ligia Monteiro Sophia, supervisora de eventos e promoções do Estadão, outros museus, como os de História, querem entrar no programa, mas a mídia é voltada apenas para as instituições de artes visuais. ''A idéia é ajudar os museus. No início do projeto fizemos um levantamento para ver se o Pró-Museu dava retorno para as instituições e o resultado bem positivo, sim'', completa Hércules. Os diretores de museus contemplados pelo programa são unânimes quando falam sobre o Pró-Museu. ''Sem dúvida, é um projeto muito importante, que até já se tornou tradicional. Os museus, sempre com dificuldade de divulgação na mídia, precisam dessa ponte com o público'', afirma Emanoel Araújo, do Museu Afro Brasil, que entrou, no ano passado, no Pró-Museu. ''Participar do Pró-Museu é uma maneira de estar diariamente no jornal, é um elemento importante de divulgação'', diz Marcelo Mattos Araujo, diretor da Pinacoteca do Estado. ''Normalmente, os museus não têm verba para mídia. A veiculação no jornal dá visibilidade para nossas instituições'', diz Miriam Lerner, diretora-geral do Museu da Casa Brasileira, desde o início dentro do projeto. Museus e Instituições Museu de Arte Sacra Museu da Casa Brasileira Museu Afro Brasil Centro Cultural São Paulo Centro Universitário Maria Antonia Museu Lasar Segall Museu de Arte Brasileira da Faap MAC-USP MAM Fundação Maria Luiza e Oscar Americano Masp MIS MuBE Paço das Artes Pinacoteca do Estado

Os museus, com suas diversas dificuldades, inclusive, financeiras, raramente podem pagar por anúncios publicitários. ''É uma área da cultura muito abandonada e essas instituições têm necessidade de divulgar suas atividades'', diz o diretor de Marketing e Mercado Leitor do Grupo Estado, Antônio Hércules Júnior. Por isso, o jornal O Estado de S. Paulo deu início ao projeto Pró-Museu, que agora completa 10 anos. Por meio dele, são publicados diariamente, no espaço publicitário dos classificados do Caderno 2, anúncios com dois formatos padronizados, que trazem o logotipo dos museus e instituições - todos com sede na cidade de São Paulo - contemplados pelo projeto e chamadas para suas programações culturais e educativas. É um espaço permanente: a cada dia há um rodízio dos anúncios e suas programações são atualizadas pela equipe da área de eventos e promoções do jornal. No início do projeto, em 1998, 13 museus e instituições foram selecionadas. Hoje, são 15 no total (lista ao lado). ''A regra para serem contemplados é de serem instituições de arte que possuam acervo permanente'', diz Hércules. Segundo Ligia Monteiro Sophia, supervisora de eventos e promoções do Estadão, outros museus, como os de História, querem entrar no programa, mas a mídia é voltada apenas para as instituições de artes visuais. ''A idéia é ajudar os museus. No início do projeto fizemos um levantamento para ver se o Pró-Museu dava retorno para as instituições e o resultado bem positivo, sim'', completa Hércules. Os diretores de museus contemplados pelo programa são unânimes quando falam sobre o Pró-Museu. ''Sem dúvida, é um projeto muito importante, que até já se tornou tradicional. Os museus, sempre com dificuldade de divulgação na mídia, precisam dessa ponte com o público'', afirma Emanoel Araújo, do Museu Afro Brasil, que entrou, no ano passado, no Pró-Museu. ''Participar do Pró-Museu é uma maneira de estar diariamente no jornal, é um elemento importante de divulgação'', diz Marcelo Mattos Araujo, diretor da Pinacoteca do Estado. ''Normalmente, os museus não têm verba para mídia. A veiculação no jornal dá visibilidade para nossas instituições'', diz Miriam Lerner, diretora-geral do Museu da Casa Brasileira, desde o início dentro do projeto. Museus e Instituições Museu de Arte Sacra Museu da Casa Brasileira Museu Afro Brasil Centro Cultural São Paulo Centro Universitário Maria Antonia Museu Lasar Segall Museu de Arte Brasileira da Faap MAC-USP MAM Fundação Maria Luiza e Oscar Americano Masp MIS MuBE Paço das Artes Pinacoteca do Estado

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