Bach por especialistas


Intérpretes de Leipzig tocam ao lado dos Meninos Cantores de St. Thomas

Por João Luiz Sampaio

Foi em 1781 que um grupo de músicos de Leipzig subiu pela primeira vez ao palco após formar uma sociedade dedicada a realizar uma programação consistente de concertos, na qual Bach era um dos pilares do repertório. Isso significa mais de duzentos anos dedicados à interpretação de sua música - e dezenas de gerações que tem passado adiante os estudos e técnicas ligados ao compositor, de quem, hoje e amanhã, na Sala São Paulo, eles interpretam a Missa em Si Menor.A Orquestra Bach da Gewandhaus de Leipzig é herdeira direta dessa tradição que, neste caso em especial, é fundamental - e muito. Afinal, não se trata apenas dos anos dedicados ao compositor. A própria história do conjunto está ligada ao caminho histórico que a música de Bach (1685-1750) percorreu ao longo dos séculos 18 e 19 - afinal, se hoje é tida como patrimônio indiscutível da humanidade, vale lembrar que nem sempre foi assim. A fama experimentada por Bach durante a vida logo deu espaço a certo ostracismo, talvez provocado por mudanças no gosto musical, na passagem do século 18 para o 19, Até que o compositor Feliz Mendelssohn iniciou em Leipzig um movimento de resgate de sua produção, promovendo concertos públicos editando muitas de suas partituras - processo do qual a orquestra do Gewandhaus fez parte e, até hoje, participa, com gravações que estão entre as principais deste repertório.Atualmente dirigida pelo maestro Georg Christoph Biller, a orquestra vem a São Paulo acompanhada de um time de solistas - Gabriele Hierdeis (soprano), Britta Schwarz (contralto), Hans Joerg Mammel (tenor) e Markus Flaig (baixo). São cantores especializados na interpretação do repertório barroco, no espírito do movimento da música historicamente informada, que busca recuperar o estilo e as práticas de execução da época em que as obras foram compostas. Ao lado deles, os meninos cantores de St. Thomas - com 800 anos, o coro é a instituição mais antiga da cidade e uma das mais tradicionais e aclamadas da Alemanha. Síntese. A Missa em Si Menor foi terminada em 1749 e é uma das últimas obras do compositor, que morreria cerca de um ano depois. Pesquisas revelaram porém que os primeiros trabalhos de Bach com o tema datam do início da década de 1730. Por conta disso, para alguns musicólogos, a Missa é uma espécie de síntese de seu trabalho, contendo elementos de toda contribuição técnica e estilística dada pelo compositor, em especial a riqueza de sua escrita para a voz. Não por acaso, relatos dão conta de tentativas por parte de autores como Beethoven e Haydn de conseguir cópias da partitura. Os concertos marcam o encerramento da temporada 2010 do Mozarteum Brasileiro. MENINOS CANTORES DE ST. THOMAS Sala São Paulo. Pça. Júlio Prestes, 16, Centro, 3223-3966. Hoje e amanhã, 21h. R$ 90/R$ 250.

Foi em 1781 que um grupo de músicos de Leipzig subiu pela primeira vez ao palco após formar uma sociedade dedicada a realizar uma programação consistente de concertos, na qual Bach era um dos pilares do repertório. Isso significa mais de duzentos anos dedicados à interpretação de sua música - e dezenas de gerações que tem passado adiante os estudos e técnicas ligados ao compositor, de quem, hoje e amanhã, na Sala São Paulo, eles interpretam a Missa em Si Menor.A Orquestra Bach da Gewandhaus de Leipzig é herdeira direta dessa tradição que, neste caso em especial, é fundamental - e muito. Afinal, não se trata apenas dos anos dedicados ao compositor. A própria história do conjunto está ligada ao caminho histórico que a música de Bach (1685-1750) percorreu ao longo dos séculos 18 e 19 - afinal, se hoje é tida como patrimônio indiscutível da humanidade, vale lembrar que nem sempre foi assim. A fama experimentada por Bach durante a vida logo deu espaço a certo ostracismo, talvez provocado por mudanças no gosto musical, na passagem do século 18 para o 19, Até que o compositor Feliz Mendelssohn iniciou em Leipzig um movimento de resgate de sua produção, promovendo concertos públicos editando muitas de suas partituras - processo do qual a orquestra do Gewandhaus fez parte e, até hoje, participa, com gravações que estão entre as principais deste repertório.Atualmente dirigida pelo maestro Georg Christoph Biller, a orquestra vem a São Paulo acompanhada de um time de solistas - Gabriele Hierdeis (soprano), Britta Schwarz (contralto), Hans Joerg Mammel (tenor) e Markus Flaig (baixo). São cantores especializados na interpretação do repertório barroco, no espírito do movimento da música historicamente informada, que busca recuperar o estilo e as práticas de execução da época em que as obras foram compostas. Ao lado deles, os meninos cantores de St. Thomas - com 800 anos, o coro é a instituição mais antiga da cidade e uma das mais tradicionais e aclamadas da Alemanha. Síntese. A Missa em Si Menor foi terminada em 1749 e é uma das últimas obras do compositor, que morreria cerca de um ano depois. Pesquisas revelaram porém que os primeiros trabalhos de Bach com o tema datam do início da década de 1730. Por conta disso, para alguns musicólogos, a Missa é uma espécie de síntese de seu trabalho, contendo elementos de toda contribuição técnica e estilística dada pelo compositor, em especial a riqueza de sua escrita para a voz. Não por acaso, relatos dão conta de tentativas por parte de autores como Beethoven e Haydn de conseguir cópias da partitura. Os concertos marcam o encerramento da temporada 2010 do Mozarteum Brasileiro. MENINOS CANTORES DE ST. THOMAS Sala São Paulo. Pça. Júlio Prestes, 16, Centro, 3223-3966. Hoje e amanhã, 21h. R$ 90/R$ 250.

Foi em 1781 que um grupo de músicos de Leipzig subiu pela primeira vez ao palco após formar uma sociedade dedicada a realizar uma programação consistente de concertos, na qual Bach era um dos pilares do repertório. Isso significa mais de duzentos anos dedicados à interpretação de sua música - e dezenas de gerações que tem passado adiante os estudos e técnicas ligados ao compositor, de quem, hoje e amanhã, na Sala São Paulo, eles interpretam a Missa em Si Menor.A Orquestra Bach da Gewandhaus de Leipzig é herdeira direta dessa tradição que, neste caso em especial, é fundamental - e muito. Afinal, não se trata apenas dos anos dedicados ao compositor. A própria história do conjunto está ligada ao caminho histórico que a música de Bach (1685-1750) percorreu ao longo dos séculos 18 e 19 - afinal, se hoje é tida como patrimônio indiscutível da humanidade, vale lembrar que nem sempre foi assim. A fama experimentada por Bach durante a vida logo deu espaço a certo ostracismo, talvez provocado por mudanças no gosto musical, na passagem do século 18 para o 19, Até que o compositor Feliz Mendelssohn iniciou em Leipzig um movimento de resgate de sua produção, promovendo concertos públicos editando muitas de suas partituras - processo do qual a orquestra do Gewandhaus fez parte e, até hoje, participa, com gravações que estão entre as principais deste repertório.Atualmente dirigida pelo maestro Georg Christoph Biller, a orquestra vem a São Paulo acompanhada de um time de solistas - Gabriele Hierdeis (soprano), Britta Schwarz (contralto), Hans Joerg Mammel (tenor) e Markus Flaig (baixo). São cantores especializados na interpretação do repertório barroco, no espírito do movimento da música historicamente informada, que busca recuperar o estilo e as práticas de execução da época em que as obras foram compostas. Ao lado deles, os meninos cantores de St. Thomas - com 800 anos, o coro é a instituição mais antiga da cidade e uma das mais tradicionais e aclamadas da Alemanha. Síntese. A Missa em Si Menor foi terminada em 1749 e é uma das últimas obras do compositor, que morreria cerca de um ano depois. Pesquisas revelaram porém que os primeiros trabalhos de Bach com o tema datam do início da década de 1730. Por conta disso, para alguns musicólogos, a Missa é uma espécie de síntese de seu trabalho, contendo elementos de toda contribuição técnica e estilística dada pelo compositor, em especial a riqueza de sua escrita para a voz. Não por acaso, relatos dão conta de tentativas por parte de autores como Beethoven e Haydn de conseguir cópias da partitura. Os concertos marcam o encerramento da temporada 2010 do Mozarteum Brasileiro. MENINOS CANTORES DE ST. THOMAS Sala São Paulo. Pça. Júlio Prestes, 16, Centro, 3223-3966. Hoje e amanhã, 21h. R$ 90/R$ 250.

Foi em 1781 que um grupo de músicos de Leipzig subiu pela primeira vez ao palco após formar uma sociedade dedicada a realizar uma programação consistente de concertos, na qual Bach era um dos pilares do repertório. Isso significa mais de duzentos anos dedicados à interpretação de sua música - e dezenas de gerações que tem passado adiante os estudos e técnicas ligados ao compositor, de quem, hoje e amanhã, na Sala São Paulo, eles interpretam a Missa em Si Menor.A Orquestra Bach da Gewandhaus de Leipzig é herdeira direta dessa tradição que, neste caso em especial, é fundamental - e muito. Afinal, não se trata apenas dos anos dedicados ao compositor. A própria história do conjunto está ligada ao caminho histórico que a música de Bach (1685-1750) percorreu ao longo dos séculos 18 e 19 - afinal, se hoje é tida como patrimônio indiscutível da humanidade, vale lembrar que nem sempre foi assim. A fama experimentada por Bach durante a vida logo deu espaço a certo ostracismo, talvez provocado por mudanças no gosto musical, na passagem do século 18 para o 19, Até que o compositor Feliz Mendelssohn iniciou em Leipzig um movimento de resgate de sua produção, promovendo concertos públicos editando muitas de suas partituras - processo do qual a orquestra do Gewandhaus fez parte e, até hoje, participa, com gravações que estão entre as principais deste repertório.Atualmente dirigida pelo maestro Georg Christoph Biller, a orquestra vem a São Paulo acompanhada de um time de solistas - Gabriele Hierdeis (soprano), Britta Schwarz (contralto), Hans Joerg Mammel (tenor) e Markus Flaig (baixo). São cantores especializados na interpretação do repertório barroco, no espírito do movimento da música historicamente informada, que busca recuperar o estilo e as práticas de execução da época em que as obras foram compostas. Ao lado deles, os meninos cantores de St. Thomas - com 800 anos, o coro é a instituição mais antiga da cidade e uma das mais tradicionais e aclamadas da Alemanha. Síntese. A Missa em Si Menor foi terminada em 1749 e é uma das últimas obras do compositor, que morreria cerca de um ano depois. Pesquisas revelaram porém que os primeiros trabalhos de Bach com o tema datam do início da década de 1730. Por conta disso, para alguns musicólogos, a Missa é uma espécie de síntese de seu trabalho, contendo elementos de toda contribuição técnica e estilística dada pelo compositor, em especial a riqueza de sua escrita para a voz. Não por acaso, relatos dão conta de tentativas por parte de autores como Beethoven e Haydn de conseguir cópias da partitura. Os concertos marcam o encerramento da temporada 2010 do Mozarteum Brasileiro. MENINOS CANTORES DE ST. THOMAS Sala São Paulo. Pça. Júlio Prestes, 16, Centro, 3223-3966. Hoje e amanhã, 21h. R$ 90/R$ 250.

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