'Bad Luck Banging or Loony Porn', de Radu Jude, ganha o Urso de Ouro em Berlim


Filme romeno fala de uma professora que tem um vídeo de sexo vazado na internet; veja outros filmes premiados no Festival de Berlim 2021

Por Mariane Morisawa
Atualização:
Bad Luck Banging or Loony Porn ganha o Festival de Berlim 2021 Foto: Ghetie Silviu/Micro Film 2021/EFE

Pessoalmente, o diretor romeno Radu Jude diz que nunca fez um vídeo de sexo. “Sou feio, melhor poupar todo o mundo de ver isso”, afirmou Jude, em entrevista com a participação do Estadão durante a etapa virtual do Festival de Berlim. Mas é com um vídeo desses, bem explícito, aliás, que ele começa sua comédia Bad Luck Banging or Loony Porn, ganhadora do Urso de Ouro do Festival de Berlim. O júri formado por Ildikó Enyedi (Hungria), Nadav Lapid (Israel), Adina Pintilie (Romênia), Mohammad Rasoulof (Irã), Gianfranco Rosi (Itália) e Jasmila Žbanic (Bósnia e Herzegovina), todos cineastas vencedores do mesmo prêmio em edições anteriores, anunciou discretamente seus premiados na manhã de sexta, 5, encerrando a etapa virtual da Berlinale. 

O vídeo pornô em questão envolve a professora Emi (Katia Pascariu) e seu marido e provoca um escândalo ao se tornar viral. “As pessoas acham que professores devem ser imaculados, ao contrário de todo o mundo, que pode fazer o que quiser. É pura hipocrisia”, afirmou Jude. “Eu tenho dois filhos, então já fui a muitas reuniões de pais e alunos. E elas são um espelho da sociedade individualista e narcisista que criamos. Cada pai e cada mãe quer que seu filho seja bem-sucedido, e o resto não importa.” 

continua após a publicidade

Para o diretor, esses pais só se preocupam se seus filhos estão aprendendo gramática e português, que são as coisas que precisam para serem admitidos no ensino médio e superior. “Aí acabamos com uma população de pessoas que até sabem matemática e um pouco de gramática, mas não estão preparadas para ser cidadãs, para entender arte ou cultura ou história. E caem em teorias da conspiração facilmente.”

Foi para provocar o espectador que ele colocou a cena de sexo explícito logo no início do filme. “Eu quis botar o público na posição desses pais vendo o vídeo”, disse o diretor. “Ao assistir à fita, você é obrigado a tomar posição. É vulgar? Não é vulgar? É normal ou não?” 

continua após a publicidade

Bad Luck Banging or Loony Porn mostra as fraturas da sociedade romena, provocadas pela ditadura comunista. “As pessoas ficaram muito relutantes e cheias de suspeitas em relação às outras – porque o vizinho podia ser um informante da polícia secreta”, lembrou ele. “Mas a revolução veio, e com ela a sociedade democrática. E fomos de mal a pior. Todo o mundo abraçou a sociedade individualista, mercantilista, classista, e resolveu não se importar com ninguém mais. E essa mentalidade americana individualista e neoliberal está envenenando nossas vidas.”

Jude, que já tinha ganhado o Urso de Prata de direção em 2015 por Aferim!, precisou rodar seu longa-metragem em plena pandemia. A equipe e o elenco usaram máscaras o tempo inteiro. “Elas viraram um símbolo. Temos esse monte de pessoas gritando umas com as outras, mas estão cobertas, escondidas”, afirmou ele sobre os abusos sofridos por Emi no filme. A produção coletou todas as máscaras que pôde encontrar no mercado. “E virou uma coisa antropológica, porque algumas têm estampas, frases escritas. Então servem para definir os personagens de alguma maneira.”

continua após a publicidade

O Urso de Prata de Grande Prêmio do Júri ficou com o japonês Wheel of Fortune and Fantasy, de Ryusuke Hamaguchi, um delicado tríptico sobre coincidências e relacionamentos complicados entre desconhecidos. 

O Urso de Prata de Prêmio do Júri foi para o documentário Mr Bachmann and His Class, da alemã Maria Speth, sobre o professor Dieter Bachmann e sua abordagem amorosa e sem rodeios com pré-adolescentes, em geral imigrantes ou filhos de imigrantes em Stadtallendorf, uma pequena cidade que se industrializou sob o nazismo, com trabalho forçado de judeus e outras pessoas presas num campo de concentração da região. 

O húngaro Dénes Nagy levou o Urso de Prata de direção por seu longa-metragem de estreia na ficção, Natural Light, sobre o membro que tenta se manter puro numa unidade do exército da Hungria encarregada de caçar membros da resistência nos territórios da União Soviética ocupados pelos nazistas. 

continua após a publicidade

A alemã Maren Eggert ganhou o Urso de Prata de interpretação por I’m Your Man – o Festival de Berlim deixou de dividir a premiação de atuação entre homens e mulheres. Ela interpreta uma pesquisadora que resiste ao charme calculado de um robô com quem precisa conviver por três semanas. 

O Urso de Prata de interpretação coadjuvante foi para Lilla Kizlinger, de Forest – I See You Everywhere, do húngaro Bence Fliegauf. 

O sul-coreano Hong Sang-soo levou o Urso de Prata de roteiro por Introduction, um filme em vários tempos sobre apresentações e relacionamentos. 

continua após a publicidade

E Yibrán Asuad venceu o Urso de Prata de contribuição artística pela montagem de A Cop Movie, do mexicano Alonso Ruizpalacios, um documentário com elementos ficcionais sobre policiais mexicanos.

Mostra Encontros

O melhor filme da mostra Encontros foi We, de Alice Diop, com o Prêmio Especial do Júri para o vietnamita Taste, de Lê Bao.

continua após a publicidade

Os suíços Ramon e Silvan Zürcher, por The Girl and the Spider, e o canadense Denis Côté, por Social Hygiene, empataram no prêmio de melhor direção. 

Rock Bottom Riser, do português Fern Silva, levou uma menção especial.

O júri era formado pela programadora francesa Florence Almozini, a diretora artística argentina Cecilia Barrionuevo e o autor e crítico alemão Diedrich Diederichsen.

Bad Luck Banging or Loony Porn ganha o Festival de Berlim 2021 Foto: Ghetie Silviu/Micro Film 2021/EFE

Pessoalmente, o diretor romeno Radu Jude diz que nunca fez um vídeo de sexo. “Sou feio, melhor poupar todo o mundo de ver isso”, afirmou Jude, em entrevista com a participação do Estadão durante a etapa virtual do Festival de Berlim. Mas é com um vídeo desses, bem explícito, aliás, que ele começa sua comédia Bad Luck Banging or Loony Porn, ganhadora do Urso de Ouro do Festival de Berlim. O júri formado por Ildikó Enyedi (Hungria), Nadav Lapid (Israel), Adina Pintilie (Romênia), Mohammad Rasoulof (Irã), Gianfranco Rosi (Itália) e Jasmila Žbanic (Bósnia e Herzegovina), todos cineastas vencedores do mesmo prêmio em edições anteriores, anunciou discretamente seus premiados na manhã de sexta, 5, encerrando a etapa virtual da Berlinale. 

O vídeo pornô em questão envolve a professora Emi (Katia Pascariu) e seu marido e provoca um escândalo ao se tornar viral. “As pessoas acham que professores devem ser imaculados, ao contrário de todo o mundo, que pode fazer o que quiser. É pura hipocrisia”, afirmou Jude. “Eu tenho dois filhos, então já fui a muitas reuniões de pais e alunos. E elas são um espelho da sociedade individualista e narcisista que criamos. Cada pai e cada mãe quer que seu filho seja bem-sucedido, e o resto não importa.” 

Para o diretor, esses pais só se preocupam se seus filhos estão aprendendo gramática e português, que são as coisas que precisam para serem admitidos no ensino médio e superior. “Aí acabamos com uma população de pessoas que até sabem matemática e um pouco de gramática, mas não estão preparadas para ser cidadãs, para entender arte ou cultura ou história. E caem em teorias da conspiração facilmente.”

Foi para provocar o espectador que ele colocou a cena de sexo explícito logo no início do filme. “Eu quis botar o público na posição desses pais vendo o vídeo”, disse o diretor. “Ao assistir à fita, você é obrigado a tomar posição. É vulgar? Não é vulgar? É normal ou não?” 

Bad Luck Banging or Loony Porn mostra as fraturas da sociedade romena, provocadas pela ditadura comunista. “As pessoas ficaram muito relutantes e cheias de suspeitas em relação às outras – porque o vizinho podia ser um informante da polícia secreta”, lembrou ele. “Mas a revolução veio, e com ela a sociedade democrática. E fomos de mal a pior. Todo o mundo abraçou a sociedade individualista, mercantilista, classista, e resolveu não se importar com ninguém mais. E essa mentalidade americana individualista e neoliberal está envenenando nossas vidas.”

Jude, que já tinha ganhado o Urso de Prata de direção em 2015 por Aferim!, precisou rodar seu longa-metragem em plena pandemia. A equipe e o elenco usaram máscaras o tempo inteiro. “Elas viraram um símbolo. Temos esse monte de pessoas gritando umas com as outras, mas estão cobertas, escondidas”, afirmou ele sobre os abusos sofridos por Emi no filme. A produção coletou todas as máscaras que pôde encontrar no mercado. “E virou uma coisa antropológica, porque algumas têm estampas, frases escritas. Então servem para definir os personagens de alguma maneira.”

O Urso de Prata de Grande Prêmio do Júri ficou com o japonês Wheel of Fortune and Fantasy, de Ryusuke Hamaguchi, um delicado tríptico sobre coincidências e relacionamentos complicados entre desconhecidos. 

O Urso de Prata de Prêmio do Júri foi para o documentário Mr Bachmann and His Class, da alemã Maria Speth, sobre o professor Dieter Bachmann e sua abordagem amorosa e sem rodeios com pré-adolescentes, em geral imigrantes ou filhos de imigrantes em Stadtallendorf, uma pequena cidade que se industrializou sob o nazismo, com trabalho forçado de judeus e outras pessoas presas num campo de concentração da região. 

O húngaro Dénes Nagy levou o Urso de Prata de direção por seu longa-metragem de estreia na ficção, Natural Light, sobre o membro que tenta se manter puro numa unidade do exército da Hungria encarregada de caçar membros da resistência nos territórios da União Soviética ocupados pelos nazistas. 

A alemã Maren Eggert ganhou o Urso de Prata de interpretação por I’m Your Man – o Festival de Berlim deixou de dividir a premiação de atuação entre homens e mulheres. Ela interpreta uma pesquisadora que resiste ao charme calculado de um robô com quem precisa conviver por três semanas. 

O Urso de Prata de interpretação coadjuvante foi para Lilla Kizlinger, de Forest – I See You Everywhere, do húngaro Bence Fliegauf. 

O sul-coreano Hong Sang-soo levou o Urso de Prata de roteiro por Introduction, um filme em vários tempos sobre apresentações e relacionamentos. 

E Yibrán Asuad venceu o Urso de Prata de contribuição artística pela montagem de A Cop Movie, do mexicano Alonso Ruizpalacios, um documentário com elementos ficcionais sobre policiais mexicanos.

Mostra Encontros

O melhor filme da mostra Encontros foi We, de Alice Diop, com o Prêmio Especial do Júri para o vietnamita Taste, de Lê Bao.

Os suíços Ramon e Silvan Zürcher, por The Girl and the Spider, e o canadense Denis Côté, por Social Hygiene, empataram no prêmio de melhor direção. 

Rock Bottom Riser, do português Fern Silva, levou uma menção especial.

O júri era formado pela programadora francesa Florence Almozini, a diretora artística argentina Cecilia Barrionuevo e o autor e crítico alemão Diedrich Diederichsen.

Bad Luck Banging or Loony Porn ganha o Festival de Berlim 2021 Foto: Ghetie Silviu/Micro Film 2021/EFE

Pessoalmente, o diretor romeno Radu Jude diz que nunca fez um vídeo de sexo. “Sou feio, melhor poupar todo o mundo de ver isso”, afirmou Jude, em entrevista com a participação do Estadão durante a etapa virtual do Festival de Berlim. Mas é com um vídeo desses, bem explícito, aliás, que ele começa sua comédia Bad Luck Banging or Loony Porn, ganhadora do Urso de Ouro do Festival de Berlim. O júri formado por Ildikó Enyedi (Hungria), Nadav Lapid (Israel), Adina Pintilie (Romênia), Mohammad Rasoulof (Irã), Gianfranco Rosi (Itália) e Jasmila Žbanic (Bósnia e Herzegovina), todos cineastas vencedores do mesmo prêmio em edições anteriores, anunciou discretamente seus premiados na manhã de sexta, 5, encerrando a etapa virtual da Berlinale. 

O vídeo pornô em questão envolve a professora Emi (Katia Pascariu) e seu marido e provoca um escândalo ao se tornar viral. “As pessoas acham que professores devem ser imaculados, ao contrário de todo o mundo, que pode fazer o que quiser. É pura hipocrisia”, afirmou Jude. “Eu tenho dois filhos, então já fui a muitas reuniões de pais e alunos. E elas são um espelho da sociedade individualista e narcisista que criamos. Cada pai e cada mãe quer que seu filho seja bem-sucedido, e o resto não importa.” 

Para o diretor, esses pais só se preocupam se seus filhos estão aprendendo gramática e português, que são as coisas que precisam para serem admitidos no ensino médio e superior. “Aí acabamos com uma população de pessoas que até sabem matemática e um pouco de gramática, mas não estão preparadas para ser cidadãs, para entender arte ou cultura ou história. E caem em teorias da conspiração facilmente.”

Foi para provocar o espectador que ele colocou a cena de sexo explícito logo no início do filme. “Eu quis botar o público na posição desses pais vendo o vídeo”, disse o diretor. “Ao assistir à fita, você é obrigado a tomar posição. É vulgar? Não é vulgar? É normal ou não?” 

Bad Luck Banging or Loony Porn mostra as fraturas da sociedade romena, provocadas pela ditadura comunista. “As pessoas ficaram muito relutantes e cheias de suspeitas em relação às outras – porque o vizinho podia ser um informante da polícia secreta”, lembrou ele. “Mas a revolução veio, e com ela a sociedade democrática. E fomos de mal a pior. Todo o mundo abraçou a sociedade individualista, mercantilista, classista, e resolveu não se importar com ninguém mais. E essa mentalidade americana individualista e neoliberal está envenenando nossas vidas.”

Jude, que já tinha ganhado o Urso de Prata de direção em 2015 por Aferim!, precisou rodar seu longa-metragem em plena pandemia. A equipe e o elenco usaram máscaras o tempo inteiro. “Elas viraram um símbolo. Temos esse monte de pessoas gritando umas com as outras, mas estão cobertas, escondidas”, afirmou ele sobre os abusos sofridos por Emi no filme. A produção coletou todas as máscaras que pôde encontrar no mercado. “E virou uma coisa antropológica, porque algumas têm estampas, frases escritas. Então servem para definir os personagens de alguma maneira.”

O Urso de Prata de Grande Prêmio do Júri ficou com o japonês Wheel of Fortune and Fantasy, de Ryusuke Hamaguchi, um delicado tríptico sobre coincidências e relacionamentos complicados entre desconhecidos. 

O Urso de Prata de Prêmio do Júri foi para o documentário Mr Bachmann and His Class, da alemã Maria Speth, sobre o professor Dieter Bachmann e sua abordagem amorosa e sem rodeios com pré-adolescentes, em geral imigrantes ou filhos de imigrantes em Stadtallendorf, uma pequena cidade que se industrializou sob o nazismo, com trabalho forçado de judeus e outras pessoas presas num campo de concentração da região. 

O húngaro Dénes Nagy levou o Urso de Prata de direção por seu longa-metragem de estreia na ficção, Natural Light, sobre o membro que tenta se manter puro numa unidade do exército da Hungria encarregada de caçar membros da resistência nos territórios da União Soviética ocupados pelos nazistas. 

A alemã Maren Eggert ganhou o Urso de Prata de interpretação por I’m Your Man – o Festival de Berlim deixou de dividir a premiação de atuação entre homens e mulheres. Ela interpreta uma pesquisadora que resiste ao charme calculado de um robô com quem precisa conviver por três semanas. 

O Urso de Prata de interpretação coadjuvante foi para Lilla Kizlinger, de Forest – I See You Everywhere, do húngaro Bence Fliegauf. 

O sul-coreano Hong Sang-soo levou o Urso de Prata de roteiro por Introduction, um filme em vários tempos sobre apresentações e relacionamentos. 

E Yibrán Asuad venceu o Urso de Prata de contribuição artística pela montagem de A Cop Movie, do mexicano Alonso Ruizpalacios, um documentário com elementos ficcionais sobre policiais mexicanos.

Mostra Encontros

O melhor filme da mostra Encontros foi We, de Alice Diop, com o Prêmio Especial do Júri para o vietnamita Taste, de Lê Bao.

Os suíços Ramon e Silvan Zürcher, por The Girl and the Spider, e o canadense Denis Côté, por Social Hygiene, empataram no prêmio de melhor direção. 

Rock Bottom Riser, do português Fern Silva, levou uma menção especial.

O júri era formado pela programadora francesa Florence Almozini, a diretora artística argentina Cecilia Barrionuevo e o autor e crítico alemão Diedrich Diederichsen.

Bad Luck Banging or Loony Porn ganha o Festival de Berlim 2021 Foto: Ghetie Silviu/Micro Film 2021/EFE

Pessoalmente, o diretor romeno Radu Jude diz que nunca fez um vídeo de sexo. “Sou feio, melhor poupar todo o mundo de ver isso”, afirmou Jude, em entrevista com a participação do Estadão durante a etapa virtual do Festival de Berlim. Mas é com um vídeo desses, bem explícito, aliás, que ele começa sua comédia Bad Luck Banging or Loony Porn, ganhadora do Urso de Ouro do Festival de Berlim. O júri formado por Ildikó Enyedi (Hungria), Nadav Lapid (Israel), Adina Pintilie (Romênia), Mohammad Rasoulof (Irã), Gianfranco Rosi (Itália) e Jasmila Žbanic (Bósnia e Herzegovina), todos cineastas vencedores do mesmo prêmio em edições anteriores, anunciou discretamente seus premiados na manhã de sexta, 5, encerrando a etapa virtual da Berlinale. 

O vídeo pornô em questão envolve a professora Emi (Katia Pascariu) e seu marido e provoca um escândalo ao se tornar viral. “As pessoas acham que professores devem ser imaculados, ao contrário de todo o mundo, que pode fazer o que quiser. É pura hipocrisia”, afirmou Jude. “Eu tenho dois filhos, então já fui a muitas reuniões de pais e alunos. E elas são um espelho da sociedade individualista e narcisista que criamos. Cada pai e cada mãe quer que seu filho seja bem-sucedido, e o resto não importa.” 

Para o diretor, esses pais só se preocupam se seus filhos estão aprendendo gramática e português, que são as coisas que precisam para serem admitidos no ensino médio e superior. “Aí acabamos com uma população de pessoas que até sabem matemática e um pouco de gramática, mas não estão preparadas para ser cidadãs, para entender arte ou cultura ou história. E caem em teorias da conspiração facilmente.”

Foi para provocar o espectador que ele colocou a cena de sexo explícito logo no início do filme. “Eu quis botar o público na posição desses pais vendo o vídeo”, disse o diretor. “Ao assistir à fita, você é obrigado a tomar posição. É vulgar? Não é vulgar? É normal ou não?” 

Bad Luck Banging or Loony Porn mostra as fraturas da sociedade romena, provocadas pela ditadura comunista. “As pessoas ficaram muito relutantes e cheias de suspeitas em relação às outras – porque o vizinho podia ser um informante da polícia secreta”, lembrou ele. “Mas a revolução veio, e com ela a sociedade democrática. E fomos de mal a pior. Todo o mundo abraçou a sociedade individualista, mercantilista, classista, e resolveu não se importar com ninguém mais. E essa mentalidade americana individualista e neoliberal está envenenando nossas vidas.”

Jude, que já tinha ganhado o Urso de Prata de direção em 2015 por Aferim!, precisou rodar seu longa-metragem em plena pandemia. A equipe e o elenco usaram máscaras o tempo inteiro. “Elas viraram um símbolo. Temos esse monte de pessoas gritando umas com as outras, mas estão cobertas, escondidas”, afirmou ele sobre os abusos sofridos por Emi no filme. A produção coletou todas as máscaras que pôde encontrar no mercado. “E virou uma coisa antropológica, porque algumas têm estampas, frases escritas. Então servem para definir os personagens de alguma maneira.”

O Urso de Prata de Grande Prêmio do Júri ficou com o japonês Wheel of Fortune and Fantasy, de Ryusuke Hamaguchi, um delicado tríptico sobre coincidências e relacionamentos complicados entre desconhecidos. 

O Urso de Prata de Prêmio do Júri foi para o documentário Mr Bachmann and His Class, da alemã Maria Speth, sobre o professor Dieter Bachmann e sua abordagem amorosa e sem rodeios com pré-adolescentes, em geral imigrantes ou filhos de imigrantes em Stadtallendorf, uma pequena cidade que se industrializou sob o nazismo, com trabalho forçado de judeus e outras pessoas presas num campo de concentração da região. 

O húngaro Dénes Nagy levou o Urso de Prata de direção por seu longa-metragem de estreia na ficção, Natural Light, sobre o membro que tenta se manter puro numa unidade do exército da Hungria encarregada de caçar membros da resistência nos territórios da União Soviética ocupados pelos nazistas. 

A alemã Maren Eggert ganhou o Urso de Prata de interpretação por I’m Your Man – o Festival de Berlim deixou de dividir a premiação de atuação entre homens e mulheres. Ela interpreta uma pesquisadora que resiste ao charme calculado de um robô com quem precisa conviver por três semanas. 

O Urso de Prata de interpretação coadjuvante foi para Lilla Kizlinger, de Forest – I See You Everywhere, do húngaro Bence Fliegauf. 

O sul-coreano Hong Sang-soo levou o Urso de Prata de roteiro por Introduction, um filme em vários tempos sobre apresentações e relacionamentos. 

E Yibrán Asuad venceu o Urso de Prata de contribuição artística pela montagem de A Cop Movie, do mexicano Alonso Ruizpalacios, um documentário com elementos ficcionais sobre policiais mexicanos.

Mostra Encontros

O melhor filme da mostra Encontros foi We, de Alice Diop, com o Prêmio Especial do Júri para o vietnamita Taste, de Lê Bao.

Os suíços Ramon e Silvan Zürcher, por The Girl and the Spider, e o canadense Denis Côté, por Social Hygiene, empataram no prêmio de melhor direção. 

Rock Bottom Riser, do português Fern Silva, levou uma menção especial.

O júri era formado pela programadora francesa Florence Almozini, a diretora artística argentina Cecilia Barrionuevo e o autor e crítico alemão Diedrich Diederichsen.

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.