Cinema americano bate recorde em custos


Orçamento médio dos filmes de Hollywood subiu 15% e passou dos US$ 100 milhões. Gastos em marketing foram os que mais cresceram

Por Agencia Estado

O custo médio de um filme em Hollywood passou pela primeira vez a marca dos US$ 100 milhões. Conforme o presidente da Motion Picture Association of America, Jack Valenti, o orçamento médio das produções cresceu cerca de 15% em 2003 e atingiu US$ 102,8 milhões. Deste total, US$ 63,8 milhões vão para a produção do filme em si, e US$ 39 milhões - mais de um terço -, só para o marketing de lançamento. Os investimentos na campanha publicitária são os principais responsáveis pela alta em Hollywood, com um aumento de 28%. Já o custo da produção do filme cresceu em média 8,6%. Os orçamentos em Hollywood têm flutuado bastante nos últimos anos. Os estúdios tentam equilibrar os gastos crescentes com estrelas de primeiro time com cortes em outras áreas da linha de produção. Em 2002, o custo médio havia crescido 14%, mas vinha de duas quedas seguidas nos anos anteriores. Em 2003, o recorde em investimentos se fez acompanhar da primeira queda no faturamento doméstico desde 2001. Mesmo com o aumento do preço dos ingressos, a arrecadação total dos principais estúdios caiu 0,3%, para US$ 9,5 bilhões.

O custo médio de um filme em Hollywood passou pela primeira vez a marca dos US$ 100 milhões. Conforme o presidente da Motion Picture Association of America, Jack Valenti, o orçamento médio das produções cresceu cerca de 15% em 2003 e atingiu US$ 102,8 milhões. Deste total, US$ 63,8 milhões vão para a produção do filme em si, e US$ 39 milhões - mais de um terço -, só para o marketing de lançamento. Os investimentos na campanha publicitária são os principais responsáveis pela alta em Hollywood, com um aumento de 28%. Já o custo da produção do filme cresceu em média 8,6%. Os orçamentos em Hollywood têm flutuado bastante nos últimos anos. Os estúdios tentam equilibrar os gastos crescentes com estrelas de primeiro time com cortes em outras áreas da linha de produção. Em 2002, o custo médio havia crescido 14%, mas vinha de duas quedas seguidas nos anos anteriores. Em 2003, o recorde em investimentos se fez acompanhar da primeira queda no faturamento doméstico desde 2001. Mesmo com o aumento do preço dos ingressos, a arrecadação total dos principais estúdios caiu 0,3%, para US$ 9,5 bilhões.

O custo médio de um filme em Hollywood passou pela primeira vez a marca dos US$ 100 milhões. Conforme o presidente da Motion Picture Association of America, Jack Valenti, o orçamento médio das produções cresceu cerca de 15% em 2003 e atingiu US$ 102,8 milhões. Deste total, US$ 63,8 milhões vão para a produção do filme em si, e US$ 39 milhões - mais de um terço -, só para o marketing de lançamento. Os investimentos na campanha publicitária são os principais responsáveis pela alta em Hollywood, com um aumento de 28%. Já o custo da produção do filme cresceu em média 8,6%. Os orçamentos em Hollywood têm flutuado bastante nos últimos anos. Os estúdios tentam equilibrar os gastos crescentes com estrelas de primeiro time com cortes em outras áreas da linha de produção. Em 2002, o custo médio havia crescido 14%, mas vinha de duas quedas seguidas nos anos anteriores. Em 2003, o recorde em investimentos se fez acompanhar da primeira queda no faturamento doméstico desde 2001. Mesmo com o aumento do preço dos ingressos, a arrecadação total dos principais estúdios caiu 0,3%, para US$ 9,5 bilhões.

O custo médio de um filme em Hollywood passou pela primeira vez a marca dos US$ 100 milhões. Conforme o presidente da Motion Picture Association of America, Jack Valenti, o orçamento médio das produções cresceu cerca de 15% em 2003 e atingiu US$ 102,8 milhões. Deste total, US$ 63,8 milhões vão para a produção do filme em si, e US$ 39 milhões - mais de um terço -, só para o marketing de lançamento. Os investimentos na campanha publicitária são os principais responsáveis pela alta em Hollywood, com um aumento de 28%. Já o custo da produção do filme cresceu em média 8,6%. Os orçamentos em Hollywood têm flutuado bastante nos últimos anos. Os estúdios tentam equilibrar os gastos crescentes com estrelas de primeiro time com cortes em outras áreas da linha de produção. Em 2002, o custo médio havia crescido 14%, mas vinha de duas quedas seguidas nos anos anteriores. Em 2003, o recorde em investimentos se fez acompanhar da primeira queda no faturamento doméstico desde 2001. Mesmo com o aumento do preço dos ingressos, a arrecadação total dos principais estúdios caiu 0,3%, para US$ 9,5 bilhões.

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