Grupo de dança homenageia Drummond


A companhia 1.º Ato, com sede em Belo Horizonte, apresenta terça e quarta, em SP, o espetáculo Sem Lugar, de Tuca Pinheiro, em homenagem ao centenário de Carlos Drummond de Andrade

Por Agencia Estado

No ano do centenário de nascimento do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, homenagens pipocam por todos os cantos do País. A companhia 1.º Ato, com sede em Belo Horizonte, não poderia faltar. O grupo apresenta nesta terça-feira e na quarta, no Sesc Vila Mariana, o espetáculo Sem Lugar, de Tuca Pinheiro. A coreografia também marca o aniversário de 20 anos da companhia mineira. As raízes do espetáculo começam em 1999. Após assistir à apresentação da coreografia Beijo... nos Olhos... na Alma... na Carne, também assinada por Pinheiro, o neto do poeta, Pedro Drummond, convidou a companhia para criar algo especial para o avô. De acordo com Pinheiro, o convite foi apenas um pretexto para a montagem de um novo trabalho, que dialogasse com a poesia. Após alguns acertos, os trabalhos começaram. Em um primeiro momento, o coreógrafo não contou aos bailarinos o que pretendia fazer. "Não queria influenciá-los, para que não criassem uma moldura e sim tirassem suas conclusões e sentimentos próprios", diz. Para isso, lançava temas e observava as respostas dos dez bailarinos que compõem o elenco. Mais solto e à vontade com o projeto, Pinheiro contou aos bailarinos que o trabalho seria sobre Drummond. Tarefa de casa: estudar. Os intérpretes dedicaram-se e trouxeram elementos próprios para a criação coreográfica. Uma característica comum na dança contemporânea atual e da própria companhia. Dessa forma, Sem Lugar é um trabalho de vários autores, costurado por Pinheiro e dirigido por Suely Machado. Para facilitar a organização de idéias, quatro temas foram propostos: homem, amor, tempo e erotismo. O título "Sem Lugar vem da idéia de gauche, anjo torto, como se autodenominava Drummond. "Com esses termos, o poeta demonstrava que não se encaixava nos padrões sociais." Pinheiro e companhia fugiram da literalidade. A obra de Drummond foi a base para a criação do espetáculo. Em cena um mosaico que explora as sensações e a percepção do público. "Não buscamos retratar a vida do poeta, mas estabelecer uma ponte entre sua obra com a dança contemporânea, por meio do trabalho dos intérpretes-criadores." O cenário foi baseado no poema Nova Moda, que apresenta a elegância carioca ao mesmo tempo que explora a imagem da areia, que aos poucos toma conta de tudo, até mesmo dos sonhos. No palco, montes de areia que com a dança se espalham por todos os lados. A coreografia engrossa a programação do projeto De Ponta a Ponta, do Sesc Vila Mariana. O programa também conta com um workshop gratuito, Criação do Gesto, ministrado por Suely Machado e voltado para bailarinos e atores, na quarta-feira, das 14 às 17 horas. O Centro 1.º Ato comemora 20 anos de existência e quando o assunto é dança, merece destaque. A companhia nasceu em 1982, como uma escola que buscava mais que aprimorar a técnica, mas incentivar o potencial de cada aluno. As crianças recebem aulas de dança em tenra idade, a partir dos 3 ou 4 anos. Diferentemente do que ocorre nas escolas por aí, meninos e meninas tomam conhecimento da linguagem corporal e improvisação, de forma lúdica. Somente aos 7 anos decidem qual o caminho seguirão, balé ou moderno. A companhia nasceu alguns anos mais tarde, em 1988, com o intuito de trazer à tona o talento dos intérpretes ao palco. Não possui um coreógrafo residente, mas tem apostado na capacidade de Tuca Pinheiro para realizar a trilogia que começou com Desiderium, em 1996, Beijo... nos Olhos... na Alma... na Carne, de 1999, e agora Sem Lugar. Serviço - 1.º Ato Grupo de Dança. Terça-feira e quarta-feira,às 21 horas. De R$ 5,00 a R$ 10,00. Sesc Vila Mariana. Rua Pelotas, 141, São Paulo, tel. 5080-3000.

No ano do centenário de nascimento do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, homenagens pipocam por todos os cantos do País. A companhia 1.º Ato, com sede em Belo Horizonte, não poderia faltar. O grupo apresenta nesta terça-feira e na quarta, no Sesc Vila Mariana, o espetáculo Sem Lugar, de Tuca Pinheiro. A coreografia também marca o aniversário de 20 anos da companhia mineira. As raízes do espetáculo começam em 1999. Após assistir à apresentação da coreografia Beijo... nos Olhos... na Alma... na Carne, também assinada por Pinheiro, o neto do poeta, Pedro Drummond, convidou a companhia para criar algo especial para o avô. De acordo com Pinheiro, o convite foi apenas um pretexto para a montagem de um novo trabalho, que dialogasse com a poesia. Após alguns acertos, os trabalhos começaram. Em um primeiro momento, o coreógrafo não contou aos bailarinos o que pretendia fazer. "Não queria influenciá-los, para que não criassem uma moldura e sim tirassem suas conclusões e sentimentos próprios", diz. Para isso, lançava temas e observava as respostas dos dez bailarinos que compõem o elenco. Mais solto e à vontade com o projeto, Pinheiro contou aos bailarinos que o trabalho seria sobre Drummond. Tarefa de casa: estudar. Os intérpretes dedicaram-se e trouxeram elementos próprios para a criação coreográfica. Uma característica comum na dança contemporânea atual e da própria companhia. Dessa forma, Sem Lugar é um trabalho de vários autores, costurado por Pinheiro e dirigido por Suely Machado. Para facilitar a organização de idéias, quatro temas foram propostos: homem, amor, tempo e erotismo. O título "Sem Lugar vem da idéia de gauche, anjo torto, como se autodenominava Drummond. "Com esses termos, o poeta demonstrava que não se encaixava nos padrões sociais." Pinheiro e companhia fugiram da literalidade. A obra de Drummond foi a base para a criação do espetáculo. Em cena um mosaico que explora as sensações e a percepção do público. "Não buscamos retratar a vida do poeta, mas estabelecer uma ponte entre sua obra com a dança contemporânea, por meio do trabalho dos intérpretes-criadores." O cenário foi baseado no poema Nova Moda, que apresenta a elegância carioca ao mesmo tempo que explora a imagem da areia, que aos poucos toma conta de tudo, até mesmo dos sonhos. No palco, montes de areia que com a dança se espalham por todos os lados. A coreografia engrossa a programação do projeto De Ponta a Ponta, do Sesc Vila Mariana. O programa também conta com um workshop gratuito, Criação do Gesto, ministrado por Suely Machado e voltado para bailarinos e atores, na quarta-feira, das 14 às 17 horas. O Centro 1.º Ato comemora 20 anos de existência e quando o assunto é dança, merece destaque. A companhia nasceu em 1982, como uma escola que buscava mais que aprimorar a técnica, mas incentivar o potencial de cada aluno. As crianças recebem aulas de dança em tenra idade, a partir dos 3 ou 4 anos. Diferentemente do que ocorre nas escolas por aí, meninos e meninas tomam conhecimento da linguagem corporal e improvisação, de forma lúdica. Somente aos 7 anos decidem qual o caminho seguirão, balé ou moderno. A companhia nasceu alguns anos mais tarde, em 1988, com o intuito de trazer à tona o talento dos intérpretes ao palco. Não possui um coreógrafo residente, mas tem apostado na capacidade de Tuca Pinheiro para realizar a trilogia que começou com Desiderium, em 1996, Beijo... nos Olhos... na Alma... na Carne, de 1999, e agora Sem Lugar. Serviço - 1.º Ato Grupo de Dança. Terça-feira e quarta-feira,às 21 horas. De R$ 5,00 a R$ 10,00. Sesc Vila Mariana. Rua Pelotas, 141, São Paulo, tel. 5080-3000.

No ano do centenário de nascimento do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, homenagens pipocam por todos os cantos do País. A companhia 1.º Ato, com sede em Belo Horizonte, não poderia faltar. O grupo apresenta nesta terça-feira e na quarta, no Sesc Vila Mariana, o espetáculo Sem Lugar, de Tuca Pinheiro. A coreografia também marca o aniversário de 20 anos da companhia mineira. As raízes do espetáculo começam em 1999. Após assistir à apresentação da coreografia Beijo... nos Olhos... na Alma... na Carne, também assinada por Pinheiro, o neto do poeta, Pedro Drummond, convidou a companhia para criar algo especial para o avô. De acordo com Pinheiro, o convite foi apenas um pretexto para a montagem de um novo trabalho, que dialogasse com a poesia. Após alguns acertos, os trabalhos começaram. Em um primeiro momento, o coreógrafo não contou aos bailarinos o que pretendia fazer. "Não queria influenciá-los, para que não criassem uma moldura e sim tirassem suas conclusões e sentimentos próprios", diz. Para isso, lançava temas e observava as respostas dos dez bailarinos que compõem o elenco. Mais solto e à vontade com o projeto, Pinheiro contou aos bailarinos que o trabalho seria sobre Drummond. Tarefa de casa: estudar. Os intérpretes dedicaram-se e trouxeram elementos próprios para a criação coreográfica. Uma característica comum na dança contemporânea atual e da própria companhia. Dessa forma, Sem Lugar é um trabalho de vários autores, costurado por Pinheiro e dirigido por Suely Machado. Para facilitar a organização de idéias, quatro temas foram propostos: homem, amor, tempo e erotismo. O título "Sem Lugar vem da idéia de gauche, anjo torto, como se autodenominava Drummond. "Com esses termos, o poeta demonstrava que não se encaixava nos padrões sociais." Pinheiro e companhia fugiram da literalidade. A obra de Drummond foi a base para a criação do espetáculo. Em cena um mosaico que explora as sensações e a percepção do público. "Não buscamos retratar a vida do poeta, mas estabelecer uma ponte entre sua obra com a dança contemporânea, por meio do trabalho dos intérpretes-criadores." O cenário foi baseado no poema Nova Moda, que apresenta a elegância carioca ao mesmo tempo que explora a imagem da areia, que aos poucos toma conta de tudo, até mesmo dos sonhos. No palco, montes de areia que com a dança se espalham por todos os lados. A coreografia engrossa a programação do projeto De Ponta a Ponta, do Sesc Vila Mariana. O programa também conta com um workshop gratuito, Criação do Gesto, ministrado por Suely Machado e voltado para bailarinos e atores, na quarta-feira, das 14 às 17 horas. O Centro 1.º Ato comemora 20 anos de existência e quando o assunto é dança, merece destaque. A companhia nasceu em 1982, como uma escola que buscava mais que aprimorar a técnica, mas incentivar o potencial de cada aluno. As crianças recebem aulas de dança em tenra idade, a partir dos 3 ou 4 anos. Diferentemente do que ocorre nas escolas por aí, meninos e meninas tomam conhecimento da linguagem corporal e improvisação, de forma lúdica. Somente aos 7 anos decidem qual o caminho seguirão, balé ou moderno. A companhia nasceu alguns anos mais tarde, em 1988, com o intuito de trazer à tona o talento dos intérpretes ao palco. Não possui um coreógrafo residente, mas tem apostado na capacidade de Tuca Pinheiro para realizar a trilogia que começou com Desiderium, em 1996, Beijo... nos Olhos... na Alma... na Carne, de 1999, e agora Sem Lugar. Serviço - 1.º Ato Grupo de Dança. Terça-feira e quarta-feira,às 21 horas. De R$ 5,00 a R$ 10,00. Sesc Vila Mariana. Rua Pelotas, 141, São Paulo, tel. 5080-3000.

No ano do centenário de nascimento do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, homenagens pipocam por todos os cantos do País. A companhia 1.º Ato, com sede em Belo Horizonte, não poderia faltar. O grupo apresenta nesta terça-feira e na quarta, no Sesc Vila Mariana, o espetáculo Sem Lugar, de Tuca Pinheiro. A coreografia também marca o aniversário de 20 anos da companhia mineira. As raízes do espetáculo começam em 1999. Após assistir à apresentação da coreografia Beijo... nos Olhos... na Alma... na Carne, também assinada por Pinheiro, o neto do poeta, Pedro Drummond, convidou a companhia para criar algo especial para o avô. De acordo com Pinheiro, o convite foi apenas um pretexto para a montagem de um novo trabalho, que dialogasse com a poesia. Após alguns acertos, os trabalhos começaram. Em um primeiro momento, o coreógrafo não contou aos bailarinos o que pretendia fazer. "Não queria influenciá-los, para que não criassem uma moldura e sim tirassem suas conclusões e sentimentos próprios", diz. Para isso, lançava temas e observava as respostas dos dez bailarinos que compõem o elenco. Mais solto e à vontade com o projeto, Pinheiro contou aos bailarinos que o trabalho seria sobre Drummond. Tarefa de casa: estudar. Os intérpretes dedicaram-se e trouxeram elementos próprios para a criação coreográfica. Uma característica comum na dança contemporânea atual e da própria companhia. Dessa forma, Sem Lugar é um trabalho de vários autores, costurado por Pinheiro e dirigido por Suely Machado. Para facilitar a organização de idéias, quatro temas foram propostos: homem, amor, tempo e erotismo. O título "Sem Lugar vem da idéia de gauche, anjo torto, como se autodenominava Drummond. "Com esses termos, o poeta demonstrava que não se encaixava nos padrões sociais." Pinheiro e companhia fugiram da literalidade. A obra de Drummond foi a base para a criação do espetáculo. Em cena um mosaico que explora as sensações e a percepção do público. "Não buscamos retratar a vida do poeta, mas estabelecer uma ponte entre sua obra com a dança contemporânea, por meio do trabalho dos intérpretes-criadores." O cenário foi baseado no poema Nova Moda, que apresenta a elegância carioca ao mesmo tempo que explora a imagem da areia, que aos poucos toma conta de tudo, até mesmo dos sonhos. No palco, montes de areia que com a dança se espalham por todos os lados. A coreografia engrossa a programação do projeto De Ponta a Ponta, do Sesc Vila Mariana. O programa também conta com um workshop gratuito, Criação do Gesto, ministrado por Suely Machado e voltado para bailarinos e atores, na quarta-feira, das 14 às 17 horas. O Centro 1.º Ato comemora 20 anos de existência e quando o assunto é dança, merece destaque. A companhia nasceu em 1982, como uma escola que buscava mais que aprimorar a técnica, mas incentivar o potencial de cada aluno. As crianças recebem aulas de dança em tenra idade, a partir dos 3 ou 4 anos. Diferentemente do que ocorre nas escolas por aí, meninos e meninas tomam conhecimento da linguagem corporal e improvisação, de forma lúdica. Somente aos 7 anos decidem qual o caminho seguirão, balé ou moderno. A companhia nasceu alguns anos mais tarde, em 1988, com o intuito de trazer à tona o talento dos intérpretes ao palco. Não possui um coreógrafo residente, mas tem apostado na capacidade de Tuca Pinheiro para realizar a trilogia que começou com Desiderium, em 1996, Beijo... nos Olhos... na Alma... na Carne, de 1999, e agora Sem Lugar. Serviço - 1.º Ato Grupo de Dança. Terça-feira e quarta-feira,às 21 horas. De R$ 5,00 a R$ 10,00. Sesc Vila Mariana. Rua Pelotas, 141, São Paulo, tel. 5080-3000.

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