Cinema, cultura & afins

Opinião|Bicicletas de Paris


Por Luiz Zanin Oricchio

Desde junho existe em Paris um sistema muito legal de aluguel de bicicletas. Informatizado, permite que você pegue uma bike por meia hora (grátis), algumas horas ou o dia inteiro, ou ainda faça uma assinatura de até um ano, esta por 13 euros. Os estacionamentos de "vélos" existem em toda parte e são geridos eletronicamente. Quer dizer, você não aluga "uma" bicicleta - você se associa a um serviço. Com o cartão, desbloqueia a magrela disponível e circula até onde quiser; depois a deposita em outro lugar e isso é registrado. Quem é usuário de metrô ou ônibus (ou seja, todo mundo) pode incluir a bicicleta em sua carta de assinante. O veículo se integra assim à rede de circulação de Paris - e a torna mais humana. Conversei com muitas pessoas, todas entusiasmadas com o serviço. Com exceção dos taxistas (pelo menos aqueles com quem falei) que são contra por entenderem que as bicicletas atrapalham o tráfego.

Desde junho existe em Paris um sistema muito legal de aluguel de bicicletas. Informatizado, permite que você pegue uma bike por meia hora (grátis), algumas horas ou o dia inteiro, ou ainda faça uma assinatura de até um ano, esta por 13 euros. Os estacionamentos de "vélos" existem em toda parte e são geridos eletronicamente. Quer dizer, você não aluga "uma" bicicleta - você se associa a um serviço. Com o cartão, desbloqueia a magrela disponível e circula até onde quiser; depois a deposita em outro lugar e isso é registrado. Quem é usuário de metrô ou ônibus (ou seja, todo mundo) pode incluir a bicicleta em sua carta de assinante. O veículo se integra assim à rede de circulação de Paris - e a torna mais humana. Conversei com muitas pessoas, todas entusiasmadas com o serviço. Com exceção dos taxistas (pelo menos aqueles com quem falei) que são contra por entenderem que as bicicletas atrapalham o tráfego.

Desde junho existe em Paris um sistema muito legal de aluguel de bicicletas. Informatizado, permite que você pegue uma bike por meia hora (grátis), algumas horas ou o dia inteiro, ou ainda faça uma assinatura de até um ano, esta por 13 euros. Os estacionamentos de "vélos" existem em toda parte e são geridos eletronicamente. Quer dizer, você não aluga "uma" bicicleta - você se associa a um serviço. Com o cartão, desbloqueia a magrela disponível e circula até onde quiser; depois a deposita em outro lugar e isso é registrado. Quem é usuário de metrô ou ônibus (ou seja, todo mundo) pode incluir a bicicleta em sua carta de assinante. O veículo se integra assim à rede de circulação de Paris - e a torna mais humana. Conversei com muitas pessoas, todas entusiasmadas com o serviço. Com exceção dos taxistas (pelo menos aqueles com quem falei) que são contra por entenderem que as bicicletas atrapalham o tráfego.

Desde junho existe em Paris um sistema muito legal de aluguel de bicicletas. Informatizado, permite que você pegue uma bike por meia hora (grátis), algumas horas ou o dia inteiro, ou ainda faça uma assinatura de até um ano, esta por 13 euros. Os estacionamentos de "vélos" existem em toda parte e são geridos eletronicamente. Quer dizer, você não aluga "uma" bicicleta - você se associa a um serviço. Com o cartão, desbloqueia a magrela disponível e circula até onde quiser; depois a deposita em outro lugar e isso é registrado. Quem é usuário de metrô ou ônibus (ou seja, todo mundo) pode incluir a bicicleta em sua carta de assinante. O veículo se integra assim à rede de circulação de Paris - e a torna mais humana. Conversei com muitas pessoas, todas entusiasmadas com o serviço. Com exceção dos taxistas (pelo menos aqueles com quem falei) que são contra por entenderem que as bicicletas atrapalham o tráfego.

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

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