Cinema, cultura & afins

Opinião|Saem selecionados para o Festival de Brasília 2014


Por Luiz Zanin Oricchio

 

 

 

continua após a publicidade

 

 

Foram anunciados os concorrentes do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (16 a 23 de setembro).

continua após a publicidade

Longas-metragens:

Branco Sai, Preto Fica, de Adirley Queirós (DF)

Brasil S/A, de Marcelo Pedroso (PE)

continua após a publicidade

Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira (MG)

Pingo D'Água, de Taciano Valério(PB)

Sem Pena, de Eugênio Puppo (SP)

continua após a publicidade

Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro (PE)

Curtas-metragens

B-Flat

continua após a publicidade

Bashar

Castillo y el Armado (RS)

Crônicas de uma Cidade Inventada (DF)

continua após a publicidade

Estátua (SP)

Geru (SP)

La LLamada (SP)

Loja de Répteis (PE)

Luz (RJ)

Nua por Dentro do Couro (MA)

Sem Coração (PE)

Vento Virado (MG)

Comentário. Desse modo, Brasília volta ao seu formato original. Seis longas e doze curtas. Um longa e dois curtas por noite. Tempo para assimilar os filmes e discuti-los a fundo, no dia seguinte, durante o debate. O que é bom sinal. Sobre os filmes, só posso falar de Branco Sai, Preto Fica, que é muito interessante e já foi exibido em Tiradentes e no Olhar de Cinema, em Curitiba. A ênfase, parece, é no cinema dito de invenção, o que não é de estranhar tendo-se a atriz Helena Ignês na comissão de seleção. Além dela, selecionaram os longas o jornalista Alexandre Cunha, a pesquisadora e cineasta Daniela Capelato, a diretora Erika Bauer e o professor de cinema Marcelo Ikeda. Veremos se fizeram bom trabalho. A priori, a seleção parece muito fechada em uma tendência específica do cinema brasileiro. A conferir.

 

 

 

 

 

 

 

Foram anunciados os concorrentes do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (16 a 23 de setembro).

Longas-metragens:

Branco Sai, Preto Fica, de Adirley Queirós (DF)

Brasil S/A, de Marcelo Pedroso (PE)

Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira (MG)

Pingo D'Água, de Taciano Valério(PB)

Sem Pena, de Eugênio Puppo (SP)

Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro (PE)

Curtas-metragens

B-Flat

Bashar

Castillo y el Armado (RS)

Crônicas de uma Cidade Inventada (DF)

Estátua (SP)

Geru (SP)

La LLamada (SP)

Loja de Répteis (PE)

Luz (RJ)

Nua por Dentro do Couro (MA)

Sem Coração (PE)

Vento Virado (MG)

Comentário. Desse modo, Brasília volta ao seu formato original. Seis longas e doze curtas. Um longa e dois curtas por noite. Tempo para assimilar os filmes e discuti-los a fundo, no dia seguinte, durante o debate. O que é bom sinal. Sobre os filmes, só posso falar de Branco Sai, Preto Fica, que é muito interessante e já foi exibido em Tiradentes e no Olhar de Cinema, em Curitiba. A ênfase, parece, é no cinema dito de invenção, o que não é de estranhar tendo-se a atriz Helena Ignês na comissão de seleção. Além dela, selecionaram os longas o jornalista Alexandre Cunha, a pesquisadora e cineasta Daniela Capelato, a diretora Erika Bauer e o professor de cinema Marcelo Ikeda. Veremos se fizeram bom trabalho. A priori, a seleção parece muito fechada em uma tendência específica do cinema brasileiro. A conferir.

 

 

 

 

 

 

 

Foram anunciados os concorrentes do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (16 a 23 de setembro).

Longas-metragens:

Branco Sai, Preto Fica, de Adirley Queirós (DF)

Brasil S/A, de Marcelo Pedroso (PE)

Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira (MG)

Pingo D'Água, de Taciano Valério(PB)

Sem Pena, de Eugênio Puppo (SP)

Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro (PE)

Curtas-metragens

B-Flat

Bashar

Castillo y el Armado (RS)

Crônicas de uma Cidade Inventada (DF)

Estátua (SP)

Geru (SP)

La LLamada (SP)

Loja de Répteis (PE)

Luz (RJ)

Nua por Dentro do Couro (MA)

Sem Coração (PE)

Vento Virado (MG)

Comentário. Desse modo, Brasília volta ao seu formato original. Seis longas e doze curtas. Um longa e dois curtas por noite. Tempo para assimilar os filmes e discuti-los a fundo, no dia seguinte, durante o debate. O que é bom sinal. Sobre os filmes, só posso falar de Branco Sai, Preto Fica, que é muito interessante e já foi exibido em Tiradentes e no Olhar de Cinema, em Curitiba. A ênfase, parece, é no cinema dito de invenção, o que não é de estranhar tendo-se a atriz Helena Ignês na comissão de seleção. Além dela, selecionaram os longas o jornalista Alexandre Cunha, a pesquisadora e cineasta Daniela Capelato, a diretora Erika Bauer e o professor de cinema Marcelo Ikeda. Veremos se fizeram bom trabalho. A priori, a seleção parece muito fechada em uma tendência específica do cinema brasileiro. A conferir.

 

 

 

 

 

 

 

Foram anunciados os concorrentes do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (16 a 23 de setembro).

Longas-metragens:

Branco Sai, Preto Fica, de Adirley Queirós (DF)

Brasil S/A, de Marcelo Pedroso (PE)

Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira (MG)

Pingo D'Água, de Taciano Valério(PB)

Sem Pena, de Eugênio Puppo (SP)

Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro (PE)

Curtas-metragens

B-Flat

Bashar

Castillo y el Armado (RS)

Crônicas de uma Cidade Inventada (DF)

Estátua (SP)

Geru (SP)

La LLamada (SP)

Loja de Répteis (PE)

Luz (RJ)

Nua por Dentro do Couro (MA)

Sem Coração (PE)

Vento Virado (MG)

Comentário. Desse modo, Brasília volta ao seu formato original. Seis longas e doze curtas. Um longa e dois curtas por noite. Tempo para assimilar os filmes e discuti-los a fundo, no dia seguinte, durante o debate. O que é bom sinal. Sobre os filmes, só posso falar de Branco Sai, Preto Fica, que é muito interessante e já foi exibido em Tiradentes e no Olhar de Cinema, em Curitiba. A ênfase, parece, é no cinema dito de invenção, o que não é de estranhar tendo-se a atriz Helena Ignês na comissão de seleção. Além dela, selecionaram os longas o jornalista Alexandre Cunha, a pesquisadora e cineasta Daniela Capelato, a diretora Erika Bauer e o professor de cinema Marcelo Ikeda. Veremos se fizeram bom trabalho. A priori, a seleção parece muito fechada em uma tendência específica do cinema brasileiro. A conferir.

 

 

Opinião por Luiz Zanin Oricchio

É jornalista, psicanalista e crítico de cinema

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.