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MAM visita a 'Sertânia' de Geraldo Sarno


Por Rodrigo Fonseca
O baiano Geraldo Sarno morreu em fevereiro deixando como legado filmes seminais como "Viramundo" (1965) Foto: Estadão

RODRIGO FONSECA É difícil lidar com a dor da perda de Geraldo Sarno - realizador do potente "Terra Queima", de 1984 -, que partiu em 22 de fevereiro, aos 83 anos, mas o MAM Rio vai tentar atenuar nosso luto, apresentando, neste fim de semana, de 13 a15, uma retrospectiva de sua obra. A mostra se chama "Sertões de Sarno" e terá quatro filmes em exibição no Auditório Cosme Alves Netto (Cinemateca do MAM). Filho de comerciantes italianos, o roteirista e diretor cresceu numa comunidade de imigrantes no município de Poções, no sertão da Bahia. Sarno foi para Cuba em dezembro de 1962 e, apesar de recém-formado em Direito, resolveu permanecer no país por mais um ano, a fim de estudar Cinema. Em sua carreira, ele se tornou conhecido por abordar temas como o movimento migratório brasileiro (em especial o nordestino), além dos aspectos das religiões e das culturas populares.A programação: Sexta (13/05) - 18h30 "Viramundo", 1965. Documentário. Exibição em MP4 (h264). Classificação indicativa 12 anos + Terra queima, de Geraldo Sarno. Brasil, 1984. 55'. Exibição em 35mm. Classificação indicativa 12 anos.Sábado (14/05) - 17h "Coronel Delmiro Gouveia", 1977. Com Rubens de Falco, Nildo Parente e Jofre Soares. 90'. Classificação indicativa 12 anos.Domingo (15/05) - 17h "Sertânia", 2020. Com Vertin Moura, Julio Adrião e Kécia Prado 97'. Exibição em DCP. Classificação indicativa 14 anos. Acerca de seu derradeiro longa: "Sertânia" é precioso.

 Foto: Estadão
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No brado "O povo não tem culpa de passar fome", o derradeiro longa-metragem de ficção lançado em circuito pelo diretor baiano rearranja as peças do tabuleiro do "nordestern", criando um faroeste alegórico que dialoga frontalmente com a herança do Cinema Novo. O diálogo começa pela obra de seu próprio realizador - ao evocar seu seminal "Viramundo", de 1965 - e resvala em "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro" (1969). De certa maneira, na dinâmica de desterrar o Real, indo para o onírico e para um extracampo de crítica genética (termo ligado à representação do próprio processo de filmagem na cena), lembra-se de "Os Inconfidentes" (1972), de Joaquim Pedro de Andrade, no empenho de se espatifar mitologias que os livros transformaram em folclore ou em verbetes. É o que se processa aqui na releitura do ethos do cangaço, distendendo sua gramática para além dos códigos do banditismo social. Em uma narrativa de avassaladora fotografia (assinada por Miguel Vassy, de "Breve Miragem de Sol"), menos preocupada com um enquadramento apolínio dos rostos e mais preocupada em captar rasgos da fantasmagoria de um passado que se desmancha, Sarno nos leva a um mundo pré Lampião, no qual os cangaceiros são jagunços que frequentam a casa dos coronéis. Quebra-se aí um paradigma de exposição deste universo (transformado em gênero no Brasil, vide joias como "Bacurau"), o que leva Vassy a "deixar" estourar luz nas panorâmicas, distorcendo certezas, objetividades, sensos absolutos. Da mesma maneira como em "Os Inconfidentes", o Tiradentes de José Wilker tinha seu devir heroico em sua incongruência de poeta angry man com os demais conspiradores, sem perceber um traço de corrupção a sua volta, o "herói" do mundo seco de Geraldo é um mosquiteiro que custa a dimensionar a microfísica do Poder à sua volta. Numa linha de roteiro similar à de "Sunset Boulevard" ("Crepúsculo dos Deuses"), temos, cá, um narrador em agonia: baleado, o tal mosquiteiro, no caso, o quase-cangaceiro Gavião, antes batizado de Jararaca e, em sua gênese, de Antão (Vertin Moura), relembra sua história de cactos e de saúvas ao lado de um senhor da guerra. Tal senhor é Jesuíno, o Encourado, papel no qual Julio Adrião dá banhos de descarrego na plateia, num trabalho de composição capaz de tangenciar várias feridas sociológicas das Américas. Ele é ao mesmo tempo ave de rapina e cordeiro: "Só chego quando não estão me esperando", diz, ameaçador. Jesuíno é o espelho do pai que Antão perdeu em Canudos, de onde só trouxe uma pedra.

"Sertânia"  Foto: Estadão
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Feroz, Jesuíno cresceu em São Paulo, virou soldado e, adulto, amalgama-se no cangaço em busca de um chão tão esturricado quanto sua alma. Jesuíno é a única bênção. Ou quase. A dado momento, como num spaghetti western à la "O Dia da Ira" (1967), Antão vira Giuliano Gemma e Jesuíno, Lee Van Cleef, num choque trágico. A evocação ao faroeste dos italianos, como Tonino Valerii (artesão pouco celebrado), vem não apenas pela dimensão trágica a eles inerente, mas pela caracterização formal dos tiroteiros, estilizados, porém regados a uma adrenalina que o cinema sociológico brasileiro costuma refutar, numa ação antibrechtiana, de violência à vera. Mas "Sertânia" é um filme do avesso, rebelde e vivo, da mesma forma como Sarno foi em seu grandioso "Coronel Delmiro Gouveia" (Grande Prêmio Coral no Festival de Havana, em 1979). Não é o Cangaço com "C", do anti-heroísmo político, mas, sim, o cangaço dos pactos, das negociações, no qual um projeto quase inconsciente de reforma, como o de Antão, é traído para a manutenção da força. A montagem de Renato Vallone (parceiro habitual de Eryk Rocha) e Geraldo consegue deslindar toda a ilusão que os relatos orais, e mesmo cinematográficos, concretizaram por sobre os estratagemas dicotômicos de força nesse sertão. As alucinações de Antão ferido gravitam entre memórias, delírios febris e distanciamentos reflexivos, sendo que, nestes últimos, o diretor se engata para expor o próprio processo, a própria câmera, libertando o espectador do pacto da crença, de modo a negar a teatralidade da encenação, que transborda sobretudo em Adrião e nas participações do sempre potente Lourinelson Vladimir em papéis distintos e em caracterizações distintas. Não por acaso, um recurso técnico de "pintura viva" é usado numa recriação da Santa Ceia com "motivos" cangaceiros - ponto máximo do longa. Vemos ainda retratos posados de pessoas que olham para a câmera perplexas, não apenas em uma legitimidade da busca de um povo por interlocução, mas na reiteração da centelha autoral de Sarno de evocar um senso de espanto, mesclado ao desterro, nos olhos de personagens. Havia a mesma sanha em seu "Tudo Isto Me Parece Um Sonho", pelo qual ele ganhou o Candango de melhor direção em Brasília, em 2008. Sarno incorpora em seus filmes algo do "Angelus Novus", quadro de 1920 de Paul Klee (1897-1940), descrito como o anjo da História, que olha para as incongruências dos homens de modo atônito, numa ascese assombra. Isto é "Sertânia", um exercício magistral de um cineasta que cartografou os espantos do Brasil. Cineasta que deixa um vazio imenso.

O baiano Geraldo Sarno morreu em fevereiro deixando como legado filmes seminais como "Viramundo" (1965) Foto: Estadão

RODRIGO FONSECA É difícil lidar com a dor da perda de Geraldo Sarno - realizador do potente "Terra Queima", de 1984 -, que partiu em 22 de fevereiro, aos 83 anos, mas o MAM Rio vai tentar atenuar nosso luto, apresentando, neste fim de semana, de 13 a15, uma retrospectiva de sua obra. A mostra se chama "Sertões de Sarno" e terá quatro filmes em exibição no Auditório Cosme Alves Netto (Cinemateca do MAM). Filho de comerciantes italianos, o roteirista e diretor cresceu numa comunidade de imigrantes no município de Poções, no sertão da Bahia. Sarno foi para Cuba em dezembro de 1962 e, apesar de recém-formado em Direito, resolveu permanecer no país por mais um ano, a fim de estudar Cinema. Em sua carreira, ele se tornou conhecido por abordar temas como o movimento migratório brasileiro (em especial o nordestino), além dos aspectos das religiões e das culturas populares.A programação: Sexta (13/05) - 18h30 "Viramundo", 1965. Documentário. Exibição em MP4 (h264). Classificação indicativa 12 anos + Terra queima, de Geraldo Sarno. Brasil, 1984. 55'. Exibição em 35mm. Classificação indicativa 12 anos.Sábado (14/05) - 17h "Coronel Delmiro Gouveia", 1977. Com Rubens de Falco, Nildo Parente e Jofre Soares. 90'. Classificação indicativa 12 anos.Domingo (15/05) - 17h "Sertânia", 2020. Com Vertin Moura, Julio Adrião e Kécia Prado 97'. Exibição em DCP. Classificação indicativa 14 anos. Acerca de seu derradeiro longa: "Sertânia" é precioso.

 Foto: Estadão

No brado "O povo não tem culpa de passar fome", o derradeiro longa-metragem de ficção lançado em circuito pelo diretor baiano rearranja as peças do tabuleiro do "nordestern", criando um faroeste alegórico que dialoga frontalmente com a herança do Cinema Novo. O diálogo começa pela obra de seu próprio realizador - ao evocar seu seminal "Viramundo", de 1965 - e resvala em "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro" (1969). De certa maneira, na dinâmica de desterrar o Real, indo para o onírico e para um extracampo de crítica genética (termo ligado à representação do próprio processo de filmagem na cena), lembra-se de "Os Inconfidentes" (1972), de Joaquim Pedro de Andrade, no empenho de se espatifar mitologias que os livros transformaram em folclore ou em verbetes. É o que se processa aqui na releitura do ethos do cangaço, distendendo sua gramática para além dos códigos do banditismo social. Em uma narrativa de avassaladora fotografia (assinada por Miguel Vassy, de "Breve Miragem de Sol"), menos preocupada com um enquadramento apolínio dos rostos e mais preocupada em captar rasgos da fantasmagoria de um passado que se desmancha, Sarno nos leva a um mundo pré Lampião, no qual os cangaceiros são jagunços que frequentam a casa dos coronéis. Quebra-se aí um paradigma de exposição deste universo (transformado em gênero no Brasil, vide joias como "Bacurau"), o que leva Vassy a "deixar" estourar luz nas panorâmicas, distorcendo certezas, objetividades, sensos absolutos. Da mesma maneira como em "Os Inconfidentes", o Tiradentes de José Wilker tinha seu devir heroico em sua incongruência de poeta angry man com os demais conspiradores, sem perceber um traço de corrupção a sua volta, o "herói" do mundo seco de Geraldo é um mosquiteiro que custa a dimensionar a microfísica do Poder à sua volta. Numa linha de roteiro similar à de "Sunset Boulevard" ("Crepúsculo dos Deuses"), temos, cá, um narrador em agonia: baleado, o tal mosquiteiro, no caso, o quase-cangaceiro Gavião, antes batizado de Jararaca e, em sua gênese, de Antão (Vertin Moura), relembra sua história de cactos e de saúvas ao lado de um senhor da guerra. Tal senhor é Jesuíno, o Encourado, papel no qual Julio Adrião dá banhos de descarrego na plateia, num trabalho de composição capaz de tangenciar várias feridas sociológicas das Américas. Ele é ao mesmo tempo ave de rapina e cordeiro: "Só chego quando não estão me esperando", diz, ameaçador. Jesuíno é o espelho do pai que Antão perdeu em Canudos, de onde só trouxe uma pedra.

"Sertânia"  Foto: Estadão

Feroz, Jesuíno cresceu em São Paulo, virou soldado e, adulto, amalgama-se no cangaço em busca de um chão tão esturricado quanto sua alma. Jesuíno é a única bênção. Ou quase. A dado momento, como num spaghetti western à la "O Dia da Ira" (1967), Antão vira Giuliano Gemma e Jesuíno, Lee Van Cleef, num choque trágico. A evocação ao faroeste dos italianos, como Tonino Valerii (artesão pouco celebrado), vem não apenas pela dimensão trágica a eles inerente, mas pela caracterização formal dos tiroteiros, estilizados, porém regados a uma adrenalina que o cinema sociológico brasileiro costuma refutar, numa ação antibrechtiana, de violência à vera. Mas "Sertânia" é um filme do avesso, rebelde e vivo, da mesma forma como Sarno foi em seu grandioso "Coronel Delmiro Gouveia" (Grande Prêmio Coral no Festival de Havana, em 1979). Não é o Cangaço com "C", do anti-heroísmo político, mas, sim, o cangaço dos pactos, das negociações, no qual um projeto quase inconsciente de reforma, como o de Antão, é traído para a manutenção da força. A montagem de Renato Vallone (parceiro habitual de Eryk Rocha) e Geraldo consegue deslindar toda a ilusão que os relatos orais, e mesmo cinematográficos, concretizaram por sobre os estratagemas dicotômicos de força nesse sertão. As alucinações de Antão ferido gravitam entre memórias, delírios febris e distanciamentos reflexivos, sendo que, nestes últimos, o diretor se engata para expor o próprio processo, a própria câmera, libertando o espectador do pacto da crença, de modo a negar a teatralidade da encenação, que transborda sobretudo em Adrião e nas participações do sempre potente Lourinelson Vladimir em papéis distintos e em caracterizações distintas. Não por acaso, um recurso técnico de "pintura viva" é usado numa recriação da Santa Ceia com "motivos" cangaceiros - ponto máximo do longa. Vemos ainda retratos posados de pessoas que olham para a câmera perplexas, não apenas em uma legitimidade da busca de um povo por interlocução, mas na reiteração da centelha autoral de Sarno de evocar um senso de espanto, mesclado ao desterro, nos olhos de personagens. Havia a mesma sanha em seu "Tudo Isto Me Parece Um Sonho", pelo qual ele ganhou o Candango de melhor direção em Brasília, em 2008. Sarno incorpora em seus filmes algo do "Angelus Novus", quadro de 1920 de Paul Klee (1897-1940), descrito como o anjo da História, que olha para as incongruências dos homens de modo atônito, numa ascese assombra. Isto é "Sertânia", um exercício magistral de um cineasta que cartografou os espantos do Brasil. Cineasta que deixa um vazio imenso.

O baiano Geraldo Sarno morreu em fevereiro deixando como legado filmes seminais como "Viramundo" (1965) Foto: Estadão

RODRIGO FONSECA É difícil lidar com a dor da perda de Geraldo Sarno - realizador do potente "Terra Queima", de 1984 -, que partiu em 22 de fevereiro, aos 83 anos, mas o MAM Rio vai tentar atenuar nosso luto, apresentando, neste fim de semana, de 13 a15, uma retrospectiva de sua obra. A mostra se chama "Sertões de Sarno" e terá quatro filmes em exibição no Auditório Cosme Alves Netto (Cinemateca do MAM). Filho de comerciantes italianos, o roteirista e diretor cresceu numa comunidade de imigrantes no município de Poções, no sertão da Bahia. Sarno foi para Cuba em dezembro de 1962 e, apesar de recém-formado em Direito, resolveu permanecer no país por mais um ano, a fim de estudar Cinema. Em sua carreira, ele se tornou conhecido por abordar temas como o movimento migratório brasileiro (em especial o nordestino), além dos aspectos das religiões e das culturas populares.A programação: Sexta (13/05) - 18h30 "Viramundo", 1965. Documentário. Exibição em MP4 (h264). Classificação indicativa 12 anos + Terra queima, de Geraldo Sarno. Brasil, 1984. 55'. Exibição em 35mm. Classificação indicativa 12 anos.Sábado (14/05) - 17h "Coronel Delmiro Gouveia", 1977. Com Rubens de Falco, Nildo Parente e Jofre Soares. 90'. Classificação indicativa 12 anos.Domingo (15/05) - 17h "Sertânia", 2020. Com Vertin Moura, Julio Adrião e Kécia Prado 97'. Exibição em DCP. Classificação indicativa 14 anos. Acerca de seu derradeiro longa: "Sertânia" é precioso.

 Foto: Estadão

No brado "O povo não tem culpa de passar fome", o derradeiro longa-metragem de ficção lançado em circuito pelo diretor baiano rearranja as peças do tabuleiro do "nordestern", criando um faroeste alegórico que dialoga frontalmente com a herança do Cinema Novo. O diálogo começa pela obra de seu próprio realizador - ao evocar seu seminal "Viramundo", de 1965 - e resvala em "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro" (1969). De certa maneira, na dinâmica de desterrar o Real, indo para o onírico e para um extracampo de crítica genética (termo ligado à representação do próprio processo de filmagem na cena), lembra-se de "Os Inconfidentes" (1972), de Joaquim Pedro de Andrade, no empenho de se espatifar mitologias que os livros transformaram em folclore ou em verbetes. É o que se processa aqui na releitura do ethos do cangaço, distendendo sua gramática para além dos códigos do banditismo social. Em uma narrativa de avassaladora fotografia (assinada por Miguel Vassy, de "Breve Miragem de Sol"), menos preocupada com um enquadramento apolínio dos rostos e mais preocupada em captar rasgos da fantasmagoria de um passado que se desmancha, Sarno nos leva a um mundo pré Lampião, no qual os cangaceiros são jagunços que frequentam a casa dos coronéis. Quebra-se aí um paradigma de exposição deste universo (transformado em gênero no Brasil, vide joias como "Bacurau"), o que leva Vassy a "deixar" estourar luz nas panorâmicas, distorcendo certezas, objetividades, sensos absolutos. Da mesma maneira como em "Os Inconfidentes", o Tiradentes de José Wilker tinha seu devir heroico em sua incongruência de poeta angry man com os demais conspiradores, sem perceber um traço de corrupção a sua volta, o "herói" do mundo seco de Geraldo é um mosquiteiro que custa a dimensionar a microfísica do Poder à sua volta. Numa linha de roteiro similar à de "Sunset Boulevard" ("Crepúsculo dos Deuses"), temos, cá, um narrador em agonia: baleado, o tal mosquiteiro, no caso, o quase-cangaceiro Gavião, antes batizado de Jararaca e, em sua gênese, de Antão (Vertin Moura), relembra sua história de cactos e de saúvas ao lado de um senhor da guerra. Tal senhor é Jesuíno, o Encourado, papel no qual Julio Adrião dá banhos de descarrego na plateia, num trabalho de composição capaz de tangenciar várias feridas sociológicas das Américas. Ele é ao mesmo tempo ave de rapina e cordeiro: "Só chego quando não estão me esperando", diz, ameaçador. Jesuíno é o espelho do pai que Antão perdeu em Canudos, de onde só trouxe uma pedra.

"Sertânia"  Foto: Estadão

Feroz, Jesuíno cresceu em São Paulo, virou soldado e, adulto, amalgama-se no cangaço em busca de um chão tão esturricado quanto sua alma. Jesuíno é a única bênção. Ou quase. A dado momento, como num spaghetti western à la "O Dia da Ira" (1967), Antão vira Giuliano Gemma e Jesuíno, Lee Van Cleef, num choque trágico. A evocação ao faroeste dos italianos, como Tonino Valerii (artesão pouco celebrado), vem não apenas pela dimensão trágica a eles inerente, mas pela caracterização formal dos tiroteiros, estilizados, porém regados a uma adrenalina que o cinema sociológico brasileiro costuma refutar, numa ação antibrechtiana, de violência à vera. Mas "Sertânia" é um filme do avesso, rebelde e vivo, da mesma forma como Sarno foi em seu grandioso "Coronel Delmiro Gouveia" (Grande Prêmio Coral no Festival de Havana, em 1979). Não é o Cangaço com "C", do anti-heroísmo político, mas, sim, o cangaço dos pactos, das negociações, no qual um projeto quase inconsciente de reforma, como o de Antão, é traído para a manutenção da força. A montagem de Renato Vallone (parceiro habitual de Eryk Rocha) e Geraldo consegue deslindar toda a ilusão que os relatos orais, e mesmo cinematográficos, concretizaram por sobre os estratagemas dicotômicos de força nesse sertão. As alucinações de Antão ferido gravitam entre memórias, delírios febris e distanciamentos reflexivos, sendo que, nestes últimos, o diretor se engata para expor o próprio processo, a própria câmera, libertando o espectador do pacto da crença, de modo a negar a teatralidade da encenação, que transborda sobretudo em Adrião e nas participações do sempre potente Lourinelson Vladimir em papéis distintos e em caracterizações distintas. Não por acaso, um recurso técnico de "pintura viva" é usado numa recriação da Santa Ceia com "motivos" cangaceiros - ponto máximo do longa. Vemos ainda retratos posados de pessoas que olham para a câmera perplexas, não apenas em uma legitimidade da busca de um povo por interlocução, mas na reiteração da centelha autoral de Sarno de evocar um senso de espanto, mesclado ao desterro, nos olhos de personagens. Havia a mesma sanha em seu "Tudo Isto Me Parece Um Sonho", pelo qual ele ganhou o Candango de melhor direção em Brasília, em 2008. Sarno incorpora em seus filmes algo do "Angelus Novus", quadro de 1920 de Paul Klee (1897-1940), descrito como o anjo da História, que olha para as incongruências dos homens de modo atônito, numa ascese assombra. Isto é "Sertânia", um exercício magistral de um cineasta que cartografou os espantos do Brasil. Cineasta que deixa um vazio imenso.

O baiano Geraldo Sarno morreu em fevereiro deixando como legado filmes seminais como "Viramundo" (1965) Foto: Estadão

RODRIGO FONSECA É difícil lidar com a dor da perda de Geraldo Sarno - realizador do potente "Terra Queima", de 1984 -, que partiu em 22 de fevereiro, aos 83 anos, mas o MAM Rio vai tentar atenuar nosso luto, apresentando, neste fim de semana, de 13 a15, uma retrospectiva de sua obra. A mostra se chama "Sertões de Sarno" e terá quatro filmes em exibição no Auditório Cosme Alves Netto (Cinemateca do MAM). Filho de comerciantes italianos, o roteirista e diretor cresceu numa comunidade de imigrantes no município de Poções, no sertão da Bahia. Sarno foi para Cuba em dezembro de 1962 e, apesar de recém-formado em Direito, resolveu permanecer no país por mais um ano, a fim de estudar Cinema. Em sua carreira, ele se tornou conhecido por abordar temas como o movimento migratório brasileiro (em especial o nordestino), além dos aspectos das religiões e das culturas populares.A programação: Sexta (13/05) - 18h30 "Viramundo", 1965. Documentário. Exibição em MP4 (h264). Classificação indicativa 12 anos + Terra queima, de Geraldo Sarno. Brasil, 1984. 55'. Exibição em 35mm. Classificação indicativa 12 anos.Sábado (14/05) - 17h "Coronel Delmiro Gouveia", 1977. Com Rubens de Falco, Nildo Parente e Jofre Soares. 90'. Classificação indicativa 12 anos.Domingo (15/05) - 17h "Sertânia", 2020. Com Vertin Moura, Julio Adrião e Kécia Prado 97'. Exibição em DCP. Classificação indicativa 14 anos. Acerca de seu derradeiro longa: "Sertânia" é precioso.

 Foto: Estadão

No brado "O povo não tem culpa de passar fome", o derradeiro longa-metragem de ficção lançado em circuito pelo diretor baiano rearranja as peças do tabuleiro do "nordestern", criando um faroeste alegórico que dialoga frontalmente com a herança do Cinema Novo. O diálogo começa pela obra de seu próprio realizador - ao evocar seu seminal "Viramundo", de 1965 - e resvala em "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro" (1969). De certa maneira, na dinâmica de desterrar o Real, indo para o onírico e para um extracampo de crítica genética (termo ligado à representação do próprio processo de filmagem na cena), lembra-se de "Os Inconfidentes" (1972), de Joaquim Pedro de Andrade, no empenho de se espatifar mitologias que os livros transformaram em folclore ou em verbetes. É o que se processa aqui na releitura do ethos do cangaço, distendendo sua gramática para além dos códigos do banditismo social. Em uma narrativa de avassaladora fotografia (assinada por Miguel Vassy, de "Breve Miragem de Sol"), menos preocupada com um enquadramento apolínio dos rostos e mais preocupada em captar rasgos da fantasmagoria de um passado que se desmancha, Sarno nos leva a um mundo pré Lampião, no qual os cangaceiros são jagunços que frequentam a casa dos coronéis. Quebra-se aí um paradigma de exposição deste universo (transformado em gênero no Brasil, vide joias como "Bacurau"), o que leva Vassy a "deixar" estourar luz nas panorâmicas, distorcendo certezas, objetividades, sensos absolutos. Da mesma maneira como em "Os Inconfidentes", o Tiradentes de José Wilker tinha seu devir heroico em sua incongruência de poeta angry man com os demais conspiradores, sem perceber um traço de corrupção a sua volta, o "herói" do mundo seco de Geraldo é um mosquiteiro que custa a dimensionar a microfísica do Poder à sua volta. Numa linha de roteiro similar à de "Sunset Boulevard" ("Crepúsculo dos Deuses"), temos, cá, um narrador em agonia: baleado, o tal mosquiteiro, no caso, o quase-cangaceiro Gavião, antes batizado de Jararaca e, em sua gênese, de Antão (Vertin Moura), relembra sua história de cactos e de saúvas ao lado de um senhor da guerra. Tal senhor é Jesuíno, o Encourado, papel no qual Julio Adrião dá banhos de descarrego na plateia, num trabalho de composição capaz de tangenciar várias feridas sociológicas das Américas. Ele é ao mesmo tempo ave de rapina e cordeiro: "Só chego quando não estão me esperando", diz, ameaçador. Jesuíno é o espelho do pai que Antão perdeu em Canudos, de onde só trouxe uma pedra.

"Sertânia"  Foto: Estadão

Feroz, Jesuíno cresceu em São Paulo, virou soldado e, adulto, amalgama-se no cangaço em busca de um chão tão esturricado quanto sua alma. Jesuíno é a única bênção. Ou quase. A dado momento, como num spaghetti western à la "O Dia da Ira" (1967), Antão vira Giuliano Gemma e Jesuíno, Lee Van Cleef, num choque trágico. A evocação ao faroeste dos italianos, como Tonino Valerii (artesão pouco celebrado), vem não apenas pela dimensão trágica a eles inerente, mas pela caracterização formal dos tiroteiros, estilizados, porém regados a uma adrenalina que o cinema sociológico brasileiro costuma refutar, numa ação antibrechtiana, de violência à vera. Mas "Sertânia" é um filme do avesso, rebelde e vivo, da mesma forma como Sarno foi em seu grandioso "Coronel Delmiro Gouveia" (Grande Prêmio Coral no Festival de Havana, em 1979). Não é o Cangaço com "C", do anti-heroísmo político, mas, sim, o cangaço dos pactos, das negociações, no qual um projeto quase inconsciente de reforma, como o de Antão, é traído para a manutenção da força. A montagem de Renato Vallone (parceiro habitual de Eryk Rocha) e Geraldo consegue deslindar toda a ilusão que os relatos orais, e mesmo cinematográficos, concretizaram por sobre os estratagemas dicotômicos de força nesse sertão. As alucinações de Antão ferido gravitam entre memórias, delírios febris e distanciamentos reflexivos, sendo que, nestes últimos, o diretor se engata para expor o próprio processo, a própria câmera, libertando o espectador do pacto da crença, de modo a negar a teatralidade da encenação, que transborda sobretudo em Adrião e nas participações do sempre potente Lourinelson Vladimir em papéis distintos e em caracterizações distintas. Não por acaso, um recurso técnico de "pintura viva" é usado numa recriação da Santa Ceia com "motivos" cangaceiros - ponto máximo do longa. Vemos ainda retratos posados de pessoas que olham para a câmera perplexas, não apenas em uma legitimidade da busca de um povo por interlocução, mas na reiteração da centelha autoral de Sarno de evocar um senso de espanto, mesclado ao desterro, nos olhos de personagens. Havia a mesma sanha em seu "Tudo Isto Me Parece Um Sonho", pelo qual ele ganhou o Candango de melhor direção em Brasília, em 2008. Sarno incorpora em seus filmes algo do "Angelus Novus", quadro de 1920 de Paul Klee (1897-1940), descrito como o anjo da História, que olha para as incongruências dos homens de modo atônito, numa ascese assombra. Isto é "Sertânia", um exercício magistral de um cineasta que cartografou os espantos do Brasil. Cineasta que deixa um vazio imenso.

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