São Paulo recebe gravuras raras de Miró


Por Agencia Estado

Seis gravuras de tiragem reduzida de Juan Miró ficarão em exposição até o dia 19 de março em São Paulo. A Galeria de Arte Portal (Rua Estados Unidos, 2.241) trouxe de Barcelona, da coleção dos herdeiros da Casa Gaspar, a série de trabalhos em papel. Todas as obras estarão à mostra em uma pequena sala da galeria e à venda a partir de amanhã, por US$ 15 mil cada uma . A maior parte das obras reúne técnicas mais tradicionais de gravura com o carborundum, uma técnica mais direta desenvolvida pelo gravador francês Herni Goetz. Por coincidência a galeria São Paulo, que fica na mesma rua, está mostrando trabalhos de Goetz e uma carta de Miró ao colega, em que o artista comenta e elogia o método inventado por Goetz e adotado por ele logo em seguida. Duas das mais conhecidas criações do pequeno recorte pertencem à série Barcelona, que consumiu o trabalho do pintor entre 1972 e 1973. Barcelona Branca, em água-forte, água-tinta e litografia, é a primeira visão do espectador. A galeria exibe a 22.º cópia de uma edição de 50 gravuras dessa obra, ao lado de Barcelona Preta, imagem sobre um fundo escuro como La Noche Tentacular, de 1969. A verdade é que todas as cópias apresentadas pela galeria pertencem às séries de gravuras de no máximo 75 imagens de tiragem. A Commedia dell´Arte mostrada na exposição corresponde também à 22ª cópia de uma série de 50. Em outras palavras, uma raridade que deveria estar em algum museu público.

Seis gravuras de tiragem reduzida de Juan Miró ficarão em exposição até o dia 19 de março em São Paulo. A Galeria de Arte Portal (Rua Estados Unidos, 2.241) trouxe de Barcelona, da coleção dos herdeiros da Casa Gaspar, a série de trabalhos em papel. Todas as obras estarão à mostra em uma pequena sala da galeria e à venda a partir de amanhã, por US$ 15 mil cada uma . A maior parte das obras reúne técnicas mais tradicionais de gravura com o carborundum, uma técnica mais direta desenvolvida pelo gravador francês Herni Goetz. Por coincidência a galeria São Paulo, que fica na mesma rua, está mostrando trabalhos de Goetz e uma carta de Miró ao colega, em que o artista comenta e elogia o método inventado por Goetz e adotado por ele logo em seguida. Duas das mais conhecidas criações do pequeno recorte pertencem à série Barcelona, que consumiu o trabalho do pintor entre 1972 e 1973. Barcelona Branca, em água-forte, água-tinta e litografia, é a primeira visão do espectador. A galeria exibe a 22.º cópia de uma edição de 50 gravuras dessa obra, ao lado de Barcelona Preta, imagem sobre um fundo escuro como La Noche Tentacular, de 1969. A verdade é que todas as cópias apresentadas pela galeria pertencem às séries de gravuras de no máximo 75 imagens de tiragem. A Commedia dell´Arte mostrada na exposição corresponde também à 22ª cópia de uma série de 50. Em outras palavras, uma raridade que deveria estar em algum museu público.

Seis gravuras de tiragem reduzida de Juan Miró ficarão em exposição até o dia 19 de março em São Paulo. A Galeria de Arte Portal (Rua Estados Unidos, 2.241) trouxe de Barcelona, da coleção dos herdeiros da Casa Gaspar, a série de trabalhos em papel. Todas as obras estarão à mostra em uma pequena sala da galeria e à venda a partir de amanhã, por US$ 15 mil cada uma . A maior parte das obras reúne técnicas mais tradicionais de gravura com o carborundum, uma técnica mais direta desenvolvida pelo gravador francês Herni Goetz. Por coincidência a galeria São Paulo, que fica na mesma rua, está mostrando trabalhos de Goetz e uma carta de Miró ao colega, em que o artista comenta e elogia o método inventado por Goetz e adotado por ele logo em seguida. Duas das mais conhecidas criações do pequeno recorte pertencem à série Barcelona, que consumiu o trabalho do pintor entre 1972 e 1973. Barcelona Branca, em água-forte, água-tinta e litografia, é a primeira visão do espectador. A galeria exibe a 22.º cópia de uma edição de 50 gravuras dessa obra, ao lado de Barcelona Preta, imagem sobre um fundo escuro como La Noche Tentacular, de 1969. A verdade é que todas as cópias apresentadas pela galeria pertencem às séries de gravuras de no máximo 75 imagens de tiragem. A Commedia dell´Arte mostrada na exposição corresponde também à 22ª cópia de uma série de 50. Em outras palavras, uma raridade que deveria estar em algum museu público.

Seis gravuras de tiragem reduzida de Juan Miró ficarão em exposição até o dia 19 de março em São Paulo. A Galeria de Arte Portal (Rua Estados Unidos, 2.241) trouxe de Barcelona, da coleção dos herdeiros da Casa Gaspar, a série de trabalhos em papel. Todas as obras estarão à mostra em uma pequena sala da galeria e à venda a partir de amanhã, por US$ 15 mil cada uma . A maior parte das obras reúne técnicas mais tradicionais de gravura com o carborundum, uma técnica mais direta desenvolvida pelo gravador francês Herni Goetz. Por coincidência a galeria São Paulo, que fica na mesma rua, está mostrando trabalhos de Goetz e uma carta de Miró ao colega, em que o artista comenta e elogia o método inventado por Goetz e adotado por ele logo em seguida. Duas das mais conhecidas criações do pequeno recorte pertencem à série Barcelona, que consumiu o trabalho do pintor entre 1972 e 1973. Barcelona Branca, em água-forte, água-tinta e litografia, é a primeira visão do espectador. A galeria exibe a 22.º cópia de uma edição de 50 gravuras dessa obra, ao lado de Barcelona Preta, imagem sobre um fundo escuro como La Noche Tentacular, de 1969. A verdade é que todas as cópias apresentadas pela galeria pertencem às séries de gravuras de no máximo 75 imagens de tiragem. A Commedia dell´Arte mostrada na exposição corresponde também à 22ª cópia de uma série de 50. Em outras palavras, uma raridade que deveria estar em algum museu público.

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