Roma, grandiosa e extravagante


Roma de Fellini. No Telecine Cult, às 22 horas. Reprise, colorido, 128 min

Por Luiz Carlos Merten

Considerado um dos grandes diretores do cinema, Federico Fellini possuía uma imaginação tão rica que seu nome deu origem a um adjetivo, felliniano, devidamente incorporado aos dicionários de língua portuguesa. "Felliniano", em geral, indica algo grandioso, extravagante. Em 1972, ele dirigiu Roma de Fellini, que mistura autobiografia e imaginação para tecer um retrato da capital italiana como só o gênio de Fellini poderia conceber. O filme não conta propriamente uma história, mas mostra este jovem do interior que chega a Roma (o próprio Fellini?). A partir daí, inicia-se uma viagem do tempo, com cenas que remetem à época do fascismo, da 2ª Guerra e dos anos 70, quando o filme foi feito. O desfile de modas no Vaticano, o ataque das motos, os bordéis, os bombardeios, as escavações do metrô produzem cenas de grande beleza. Você não precisa nem pensar no significado dessas imagens. Precisa apenas relaxar e viajar na magia e sensualidade que só Fellini sabia criar. Ele próprio vira personagem e a cena com Anna Magnani é antológica.

Considerado um dos grandes diretores do cinema, Federico Fellini possuía uma imaginação tão rica que seu nome deu origem a um adjetivo, felliniano, devidamente incorporado aos dicionários de língua portuguesa. "Felliniano", em geral, indica algo grandioso, extravagante. Em 1972, ele dirigiu Roma de Fellini, que mistura autobiografia e imaginação para tecer um retrato da capital italiana como só o gênio de Fellini poderia conceber. O filme não conta propriamente uma história, mas mostra este jovem do interior que chega a Roma (o próprio Fellini?). A partir daí, inicia-se uma viagem do tempo, com cenas que remetem à época do fascismo, da 2ª Guerra e dos anos 70, quando o filme foi feito. O desfile de modas no Vaticano, o ataque das motos, os bordéis, os bombardeios, as escavações do metrô produzem cenas de grande beleza. Você não precisa nem pensar no significado dessas imagens. Precisa apenas relaxar e viajar na magia e sensualidade que só Fellini sabia criar. Ele próprio vira personagem e a cena com Anna Magnani é antológica.

Considerado um dos grandes diretores do cinema, Federico Fellini possuía uma imaginação tão rica que seu nome deu origem a um adjetivo, felliniano, devidamente incorporado aos dicionários de língua portuguesa. "Felliniano", em geral, indica algo grandioso, extravagante. Em 1972, ele dirigiu Roma de Fellini, que mistura autobiografia e imaginação para tecer um retrato da capital italiana como só o gênio de Fellini poderia conceber. O filme não conta propriamente uma história, mas mostra este jovem do interior que chega a Roma (o próprio Fellini?). A partir daí, inicia-se uma viagem do tempo, com cenas que remetem à época do fascismo, da 2ª Guerra e dos anos 70, quando o filme foi feito. O desfile de modas no Vaticano, o ataque das motos, os bordéis, os bombardeios, as escavações do metrô produzem cenas de grande beleza. Você não precisa nem pensar no significado dessas imagens. Precisa apenas relaxar e viajar na magia e sensualidade que só Fellini sabia criar. Ele próprio vira personagem e a cena com Anna Magnani é antológica.

Considerado um dos grandes diretores do cinema, Federico Fellini possuía uma imaginação tão rica que seu nome deu origem a um adjetivo, felliniano, devidamente incorporado aos dicionários de língua portuguesa. "Felliniano", em geral, indica algo grandioso, extravagante. Em 1972, ele dirigiu Roma de Fellini, que mistura autobiografia e imaginação para tecer um retrato da capital italiana como só o gênio de Fellini poderia conceber. O filme não conta propriamente uma história, mas mostra este jovem do interior que chega a Roma (o próprio Fellini?). A partir daí, inicia-se uma viagem do tempo, com cenas que remetem à época do fascismo, da 2ª Guerra e dos anos 70, quando o filme foi feito. O desfile de modas no Vaticano, o ataque das motos, os bordéis, os bombardeios, as escavações do metrô produzem cenas de grande beleza. Você não precisa nem pensar no significado dessas imagens. Precisa apenas relaxar e viajar na magia e sensualidade que só Fellini sabia criar. Ele próprio vira personagem e a cena com Anna Magnani é antológica.

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