Alta no preço da cebola estimula contrabando


De janeiro até agora autoridades já apreenderam 95 toneladas, mais do que em todo o ano passado

Por Joana Lopes

FOZ DO IGUAÇU - O volume de apreensões de cebola feitas este ano pelos fiscais do Ministério da Agricultura, Planejamento e Abastecimento e da Receita Federal em Foz do Iguaçu, no Paraná, já supera o total de 2012.

De janeiro até agora, foram tiradas de circulação na região da tríplice fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina quase 95 toneladas de cebola, contra pouco mais de 90 toneladas em todo o ano passado. A última apreensão foi esta semana, quando os fiscais flagraram um comboio de cinco vans que tentavam entrar no Brasil pela Ponte Internacional da Amizade, principal ligação com o Paraguai. Os veículos estavam carregados com 3,4 toneladas de cebola de origem argentina. Por não ter o certificado exigido para este tipo de importação, a carga foi recolhida e será destruída. A desvalorização do peso argentino e a alta de 80% do preço da cebola no Brasil nos últimos meses são apontadas com principais razões para o aumento do contrabando do produto na região. /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}

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De janeiro até agora, foram tiradas de circulação na região da tríplice fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina quase 95 toneladas de cebola, contra pouco mais de 90 toneladas em todo o ano passado. A última apreensão foi esta semana, quando os fiscais flagraram um comboio de cinco vans que tentavam entrar no Brasil pela Ponte Internacional da Amizade, principal ligação com o Paraguai. Os veículos estavam carregados com 3,4 toneladas de cebola de origem argentina. Por não ter o certificado exigido para este tipo de importação, a carga foi recolhida e será destruída. A desvalorização do peso argentino e a alta de 80% do preço da cebola no Brasil nos últimos meses são apontadas com principais razões para o aumento do contrabando do produto na região. /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}

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De janeiro até agora, foram tiradas de circulação na região da tríplice fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina quase 95 toneladas de cebola, contra pouco mais de 90 toneladas em todo o ano passado. A última apreensão foi esta semana, quando os fiscais flagraram um comboio de cinco vans que tentavam entrar no Brasil pela Ponte Internacional da Amizade, principal ligação com o Paraguai. Os veículos estavam carregados com 3,4 toneladas de cebola de origem argentina. Por não ter o certificado exigido para este tipo de importação, a carga foi recolhida e será destruída. A desvalorização do peso argentino e a alta de 80% do preço da cebola no Brasil nos últimos meses são apontadas com principais razões para o aumento do contrabando do produto na região. /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}

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De janeiro até agora, foram tiradas de circulação na região da tríplice fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina quase 95 toneladas de cebola, contra pouco mais de 90 toneladas em todo o ano passado. A última apreensão foi esta semana, quando os fiscais flagraram um comboio de cinco vans que tentavam entrar no Brasil pela Ponte Internacional da Amizade, principal ligação com o Paraguai. Os veículos estavam carregados com 3,4 toneladas de cebola de origem argentina. Por não ter o certificado exigido para este tipo de importação, a carga foi recolhida e será destruída. A desvalorização do peso argentino e a alta de 80% do preço da cebola no Brasil nos últimos meses são apontadas com principais razões para o aumento do contrabando do produto na região. /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;}

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