A alta das bolsas norte-americanas na quarta-feira e a boa performance de hoje animaram o mercado acionário da Europa. Todas as bolsas terminaram o pregão com forte alta, recuperando as perdas do início da semana. Em Londres, a bolsa subiu 2,84%, com destaque para as ações dos bancos e das seguradoras. Para o analista Anais Faraj, da Nomura Securities, apesar da alta, o mercado ainda está pessimista. "Até o Apocalipse está sendo embutido nos preços. Qualquer coisa abaixo disso deverá dar sustentação aos preços nos níveis atuais", disse. Na bolsa de Paris, o pregão teve alta de 3,97%, colada no mercado norte-americano. "Vamos acompanhar Nova York amanhã, mas ainda estamos tateando no escuro", disse um investidor. A alta de hoje foi liderada pelas ações da Alcatel, que subiram 13,08%, devido à percepção de que haviam caído muito recentemente. Na Espanha, a bolsa de Madri subiu 4,58%, recuperando-se das recentes quedas acentuadas, impulsionado pelo forte fechamento de ontem do mercados de ações dos EUA e pela alta do real no Brasil. As ações de maior exposição no Brasil registraram ganhos acentuados: Telefónica +6,71%, BBVA +5,41% e SCH +9,02%. A bolsa de Milão registrou alta de 2,28%. "O segundo dia de recuperação seguido puxou o índice acima do nível psicológico dos 22.000 pontos, mas nada realmente mudou e os investidores estão prontos para realizarem lucros assim que o mercado subir", disse um operador. Os setores de telecomunicações, seguros e energia lideraram os ganhos. Em Lisboa, a alta foi de 1,59%, com destaque paras os papéis dos bancos e do setor de tecnologia. As ações da Eletricidade de Portugal fecharam estável, pressionadas pelo persistente nervosismo pré-eleitoral do Brasil. A bolsa de Frankfurt fechou em alta de 2,15%, após os operadores comprando para evitar perdas no pré-feriado. Amanhã, os alemães comemoram a reunificação do país. Para sexta-feira, as expectativas são de uma sessão com poucos negócios, pois muitos participantes devem optar por emendar o feriado