Essa é uma das razões que comprovam a correlação existente entre o crescimento do marketing digital e o marketing de experiência: o real life, conhecido também como live marketing. Se sua marca souber criar experiências positivas provocadas por diferentes emoções, com certeza será ampla e espontaneamente divulgada por sua audiência nas redes sociais.
Como diz Maya Angelou, "as pessoas vão esquecer o que você fez, as pessoas vão esquecer o que você disse, mas as pessoas nunca vão esquecer o que você fez elas sentirem".
E como criar experiências memoráveis? Elas podem ser criadas por meio de diversas disciplinas como arte, psicologia, análise de dados, neurociência, impacto social e muitas outras.
Na dimensão artística, as expressões como a música, as instalações interativas, a arte na rua e tantas outras iniciativas passam a fazer parte do cardápio das marcas de uma forma mais estratégica. Com uma boa hashtag e alguns benefícios extras e mimos, as empresas podem ver milhares de pessoas compartilhando coisas boas sobre suas marcas. Uma excelente propaganda boca a boca, que se torna ainda mais valiosa quando vem de amigos e familiares.
Nesse sentido, experiências com causas sociais ainda têm um longo caminho a percorrer. De alguma forma, ajudar o outro, o coletivo e o mundo à sua volta é o que lhe dá a sensação de um propósito na vida. Entretanto, experiências como essas também precisam ser planejadas com apoio de especialistas, para não criar expectativas frustradas e desesperança.
Um bom exemplo vem da campanha Change the world, da Microsoft. Criada para fazerem jovens meninas se interessarem pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, uma vez que o percentual de mulheres nestas áreas é muito baixo, a marca criou experiências interativas em VR (Virtual Reality).Apresentando as grandes descobertas da humanidade na área da arte, meio ambiente, gastronomia e animais, entre outras, a ação apresentava aplicações práticas de como estas áreas diversas interagem entre si. Na plataforma on line, dados com oportunidades de trabalho da rede LinkedIn mostravam o futuro promissor destas áreas. Uma experiência que despertou diversas emoções e tem a capacidade de mudar a escolha dessas meninas no futuro.
Experiências influenciam nossa memória. E nossa memória guia nossas ações no futuro. Fazer o bem pode gerar resultados memoráveis. Bora se aventurar nesta experiência?