As marcas que investem nestas causas como a veterana Dove, com a famosa campanha Real Beleza e até mesmo a Always, com #likeagirl, comprovam que quando realizadas com profundidade e criatividade, as iniciativas se transformam numa excelente ferramenta de transformação social. Estas ações produziram filmes e iniciativas incríveis e emocionantes que abocanharam os principais prêmios internacionais.
Uma vez que marqueteiros e publicitários sabem perfeitamente entender os desejos do seu público alvo, utilizar esta expertise para empoderar mulheres passa a ser uma tarefa muito mais desafiadora e feita com mais paixão por seus criadores. Campanha com propósito, marketing com causa; sonho de consumo de muitos do mercado. A Nike sabe bem usar esta força em campanhas que promovem a equidade de gêneros e empoderamento feminino por meio do esporte.
Além das campanhas, os grandes eventos também nos fazem lembrar que somos iguais e tão poderosas quanto os homens. Os principais campeonatos de tênis, por exemplo, há alguns anos premiam homens e mulheres com o mesmo valor. E os que ainda não o fazem, geram tanta polêmica que de certa forma também contribuem para pautar o tema na mídia, nas redes sociais e no bar.
Vai chegar o dia em que vamos compreender melhor o nosso poder, sejamos nós mulheres ou profissionais da comunicação. Nesse momento, não vamos mais precisar de um dia especial.