A ideia da Abihpec, além de promover o contato direto dos fabricantes nacionais com os exportadores, é chegar mais perto dos consumidores finais dos locais com os quais pretende fazer negócios. Entre as iniciativas, estão programados eventos nos pontos de venda, como limpeza de pele e aulas de maquiagem. A Abihpec vai concentrar esforços em seis países que, na sua avaliação, apresentam boas perspectivas de aumento das vendas. São eles: Peru, Colômbia, Portugal, Angola, Moçambique e Arábia Saudita . O Brasil já exporta para 128 países. Há 10 anos, quando a Abihpec assinou o primeiro programa de cooperação com a Apex, eram apenas 76.
O esforço para melhorar o desempenho no front externo coincide com um momento especialmente favorável para os fabricantes nacionais no mercado interno. No ano passado, o setor completou um ciclo de 14 anos com taxas médias de crescimento acima dos dois dígitos. "Devemos manter esse ritmo de crescimento nos próximos cinco anos", afirma Basílio da Silva.