Consumidor de energia está "razoavelmente satisfeito"


Por Agencia Estado

Os consumidores de energia elétrica estão "razoavelmente satisfeitos", segundo pesquisa divulgada hoje pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC), que mede o desempenho das distribuidoras na prestação dos serviços, ficou em 63,63 em 2003, numa escala de zero a 100, pouco abaixo do índice de 2002, que foi de 64,51. Esta é a quarta edição da pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi que ouviu 19.220 consumidores residenciais em todo o Brasil sobre o desempenho das 64 concessionárias de distribuição. A Aneel avalia que o resultado indica estabilidade na avaliação feita pelos consumidores. O resultado brasileiro está atrás dos índices internacionais como o dos Estados Unidos, por exemplo, que atingiu 73 pontos em 2003. Segundo a Aneel, a pesquisa é importante porque auxilia a agência a fiscalizar o desempenho das concessionárias. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 de outubro e 14 de novembro do ano passado. O Índice Aneel de Satisfação do Consumidor de 2003 será usado nos próximos reajustes das tarifas de energia. O índice terá impacto no cálculo do Fator X, que é um mecanismo utilizado para repassar aos consumidores ganhos de produtividade das empresas, e que na prática pode reduzir o porcentual de reajuste das tarifas. Ou seja, quanto pior o desempenho da distribuidora maior poderá ser o desconto do reajuste das tarifas. O diretor-executivo da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), Luiz Carlos Guimarães, disse que as distribuidoras não concordam com a utilização da pesquisa no Fator X. Ele afirmiou que a pesquisa deve servir apenas como um instrumento de gestão, principalmente porque ela tem apenas quatro anos.

Os consumidores de energia elétrica estão "razoavelmente satisfeitos", segundo pesquisa divulgada hoje pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC), que mede o desempenho das distribuidoras na prestação dos serviços, ficou em 63,63 em 2003, numa escala de zero a 100, pouco abaixo do índice de 2002, que foi de 64,51. Esta é a quarta edição da pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi que ouviu 19.220 consumidores residenciais em todo o Brasil sobre o desempenho das 64 concessionárias de distribuição. A Aneel avalia que o resultado indica estabilidade na avaliação feita pelos consumidores. O resultado brasileiro está atrás dos índices internacionais como o dos Estados Unidos, por exemplo, que atingiu 73 pontos em 2003. Segundo a Aneel, a pesquisa é importante porque auxilia a agência a fiscalizar o desempenho das concessionárias. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 de outubro e 14 de novembro do ano passado. O Índice Aneel de Satisfação do Consumidor de 2003 será usado nos próximos reajustes das tarifas de energia. O índice terá impacto no cálculo do Fator X, que é um mecanismo utilizado para repassar aos consumidores ganhos de produtividade das empresas, e que na prática pode reduzir o porcentual de reajuste das tarifas. Ou seja, quanto pior o desempenho da distribuidora maior poderá ser o desconto do reajuste das tarifas. O diretor-executivo da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), Luiz Carlos Guimarães, disse que as distribuidoras não concordam com a utilização da pesquisa no Fator X. Ele afirmiou que a pesquisa deve servir apenas como um instrumento de gestão, principalmente porque ela tem apenas quatro anos.

Os consumidores de energia elétrica estão "razoavelmente satisfeitos", segundo pesquisa divulgada hoje pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC), que mede o desempenho das distribuidoras na prestação dos serviços, ficou em 63,63 em 2003, numa escala de zero a 100, pouco abaixo do índice de 2002, que foi de 64,51. Esta é a quarta edição da pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi que ouviu 19.220 consumidores residenciais em todo o Brasil sobre o desempenho das 64 concessionárias de distribuição. A Aneel avalia que o resultado indica estabilidade na avaliação feita pelos consumidores. O resultado brasileiro está atrás dos índices internacionais como o dos Estados Unidos, por exemplo, que atingiu 73 pontos em 2003. Segundo a Aneel, a pesquisa é importante porque auxilia a agência a fiscalizar o desempenho das concessionárias. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 de outubro e 14 de novembro do ano passado. O Índice Aneel de Satisfação do Consumidor de 2003 será usado nos próximos reajustes das tarifas de energia. O índice terá impacto no cálculo do Fator X, que é um mecanismo utilizado para repassar aos consumidores ganhos de produtividade das empresas, e que na prática pode reduzir o porcentual de reajuste das tarifas. Ou seja, quanto pior o desempenho da distribuidora maior poderá ser o desconto do reajuste das tarifas. O diretor-executivo da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), Luiz Carlos Guimarães, disse que as distribuidoras não concordam com a utilização da pesquisa no Fator X. Ele afirmiou que a pesquisa deve servir apenas como um instrumento de gestão, principalmente porque ela tem apenas quatro anos.

Os consumidores de energia elétrica estão "razoavelmente satisfeitos", segundo pesquisa divulgada hoje pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC), que mede o desempenho das distribuidoras na prestação dos serviços, ficou em 63,63 em 2003, numa escala de zero a 100, pouco abaixo do índice de 2002, que foi de 64,51. Esta é a quarta edição da pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi que ouviu 19.220 consumidores residenciais em todo o Brasil sobre o desempenho das 64 concessionárias de distribuição. A Aneel avalia que o resultado indica estabilidade na avaliação feita pelos consumidores. O resultado brasileiro está atrás dos índices internacionais como o dos Estados Unidos, por exemplo, que atingiu 73 pontos em 2003. Segundo a Aneel, a pesquisa é importante porque auxilia a agência a fiscalizar o desempenho das concessionárias. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 de outubro e 14 de novembro do ano passado. O Índice Aneel de Satisfação do Consumidor de 2003 será usado nos próximos reajustes das tarifas de energia. O índice terá impacto no cálculo do Fator X, que é um mecanismo utilizado para repassar aos consumidores ganhos de produtividade das empresas, e que na prática pode reduzir o porcentual de reajuste das tarifas. Ou seja, quanto pior o desempenho da distribuidora maior poderá ser o desconto do reajuste das tarifas. O diretor-executivo da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), Luiz Carlos Guimarães, disse que as distribuidoras não concordam com a utilização da pesquisa no Fator X. Ele afirmiou que a pesquisa deve servir apenas como um instrumento de gestão, principalmente porque ela tem apenas quatro anos.

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